Nome do Projeto
Panorama da oferta de destinos receptivos no Rio Grande do Sul – PODR/RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
10/06/2022 - 31/03/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O projeto com ênfase em pesquisa, ‘Panorama da oferta de destinos receptivos no Rio Grande do Sul – PODR/RS’, pretende conhecer os produtos turísticos receptivos operacionalizados no Rio Grande do Sul (RS ) tanto por agências de turismo receptivas, como por agências gaúchas emissivas que operem no lócus do Estado. Para tanto, entende como destinos receptivos aqueles cujos produtos turísticos são oferecidos à visitação, sendo capazes de motivar deslocamentos para a fruição do lazer ou a realização de outras atividades que não envolvam remuneração no local visitado e cuja permanência se dê em um período inferior a um ano (OMT, 2001). Entende como agencias receptivas as que atuam, especificamente, elaborando e vendendo ao turista passeios e programas no lócus visitado; geralmente, prestam serviços para as operadoras de turismo e as demais agências de viagens por meio da oferta de uma gama variada de serviços, como traslados e passeios pela cidade, município e região, assessorado o turista enquanto esse estiver naquele destino da viagem (SEBRAE, 2017; TOMELIN, 2001). Já por agencias emissivas entende-se a que planeja, organiza e coordena viagens por meio da contratação de diferentes fornecedores de produtos turísticos. Essas viagens podem se constituir como um novo produto, sendo denominados de pacote turístico. Embora, geralmente, todos os produtos/serviços sejam realizados por terceiros, cabe a operadora a iniciativa de reuni-los, planejar a viagem, responsabilizar-se pelos produtos/serviços oferecidos, comercializar o pacote e coordenar sua operacionalização. Levam passageiros a destinos nacionais e internacionais. ( PETROCCHI; BONA, 2003). Com relação a metodologia, trata-se de pesquisa qualitativa descritiva, porém, também apresentando um viés exploratório, pois busca familiarização com a realidade de maneira a torná-la mais explicita. Se valerá da internet para captação de informações em websites e mídias sociais, cujas caraterísticas são a disponibilização de dados abertos. O processo de pesquisa envolve cinco ações relacionadas a pesquisa propriamente dita e duas ações voltadas a extensão, com a finalidade de socializar os resultados encontrados. Referencias OMT - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO. Introdução ao Turismo. São Paulo: Rocca, 2001. PETROCCHI, Mário; BONA, André. Agências de turismo: planejamento e gestão. São Paulo: Futura, 2003. SEBRAE. Panorama das agências de viagens e operadores turísticos no Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de abril de 2022. TOMELIN, C. A. Mercado de agências de viagens e turismo: como competir diante das novas tecnologias. São Paulo: Aleph, 2001.

Objetivo Geral

Conhecer os produtos turísticos receptivos operacionalizados no Rio Grande do Sul (RS )tanto por agências gaúchas de turismo receptivas, como por agências emissivas que operem no lócus do Estado.

Justificativa

Este projeto se justifica em função de não existirem dados compilados sobre o que se oferta e se operacionaliza em termos de turismo receptivo no Estado, para além de destinos consagrados como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Cambará do Sul, principalmente. Assim quer se saber: Que outros destinos se constituem como produtos turísticos no RS via agenciamento? Sabemos que esses destinos existem, mas como se constituem? Estas são algumas perguntas que o projeto pretende responder, socializar e disponibilizar junto ao "Painel do Turismo".

Metodologia

Estudo descritivo exploratório, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, cujos procedimentos de coletas de dado se darão a partir da web em sites de dados abertos e em mídias sociais, num primeiro momento. Na sequencia, os procedimentos se darão também via web, através da aplicação de questionários junto a proprietários de agencias de turismo. Maiores informações sobre os procedimentos podem ser encontrados nas ações que compõem o projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Listagem das agencias receptivas no RS.
Listagem das agencias emissivas que operem com passeios e pacotes turísticos dentro do RS.
Identificação dos passeios e pacotes ofertados.
Definição de mercados emissores e receptivos.
Transcrição dos mercados em termos regionais.
Definição dos pacotes em termos de comercialização efetiva.
Socialização dos resultados via evento e no Painel do Turismo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDYARA LIMA BARBOSA34
MAURICIO RAGAGNIN PIMENTEL11
NATALIA DE SOUSA ALDRIGUE22
RAFAELA SCHERER MENEZES
SANDRA MARIA CASTRO FERREIRA

Página gerada em 24/04/2024 02:03:34 (consulta levou 0.678219s)