Nome do Projeto
Hermenêutica filosófica e docência universitária no campo da Educação Física
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Resumo
Esta pesquisa surge de um processo de cooperação acadêmica entre professores da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) e do Centro de Estudos da Criança, da Universidade do Minho (UMINHO - Braga, Portugal). O objetivo geral deste projeto de investigação é apresentar contribuições da hermenêutica filosófica gadameriana para a docência universitária no campo da EF. Os objetivos específicos são os seguintes: (i) realizar um programa de estudos sobre a hermenêutica filosófica gadameriana, a fim de produzir nexos com o campo da EF; (ii) produzir uma análise de conjuntura acerca da condição na qual se encontra a produção acadêmica sobre a docência universitária no campo da EF na realidade brasileira; (iii) produzir uma análise de conjuntura acerca da condição na qual se encontra a produção acadêmica sobre a docência universitária no campo da EF na realidade portuguesa; (iv) apresentar contribuições para a docência universitária no campo da EF, a partir da hermenêutica filosófica. O projeto está organizado para ser realizado entre agosto de 2022 e julho de 2023. Metodologicamente, se subdivide em três etapas: Etapa 1 - será realizada entre agosto e dezembro de 2022, período em que iremos apresentar a proposta no âmbito da UMINHO e da UFPel, bem como, realizar um programa de estudos que será a base teórica desta investigação - neste momento centraremos nossos esforços em duas direções: (i) realizar um aprofundamento teórico acerca da hermenêutica filosófica gadameriana; (ii) produzir nexos do programa de estudos com o campo da EF; Etapa 2 - nesta etapa, a ser realizada entre janeiro e abril de 2023, iremos produzir uma análise de conjuntura acerca da condição na qual se encontra a produção acadêmica sobre a docência universitária no campo da EF, considerando para isso, a realidade brasileira e a realidade portuguesa. Etapa 3 - a ser realizada entre maio e julho de 2023, tem por objetivo produzir sínteses do percurso investigativo na direção de apresentar contribuições para a docência universitária no campo da EF, a partir da hermenêutica filosófica gadameriana.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto de investigação é apresentar contribuições da hermenêutica filosófica gadameriana para a formação de professores de Educação Física (EF), propondo horizontes para a docência universitária neste campo.

Justificativa

Partimos do pressuposto de que, ao longo do processo de formação de professores, em sala/quadra/campo de aula, na medida em que se ‘transmite’ e/ou se constrói conhecimento e se partilha responsabilidades, é possível identificar a presença da hermenêutica filosófica na docência universitária, como um caminho que permite a construção de sentidos novos para conteúdos que já existem e que representam, em maior ou menor medida, a tradição na qual o mundo humano se edifica. Porém, percebemos poucos movimentos teóricos no campo da Educação Física acerca dessa discussão, tal como referenciado pelos trabalhos de Quintão de Almeida, Bracht e Vaz (2012), Rezer (2014), entre outros. Ou seja, a hermenêutica em geral e a hermenêutica filosófica em particular, não tem ainda, uma inserção significativa na produção do conhecimento em campos como a EF, quer seja na realidade brasileira ou portuguesa. A priori, baseado nos trabalhos referidos anteriormente, podemos afirmar que não existe na EF, uma tradição de estudos propriamente hermenêuticos. Só recentemente alguns pesquisadores têm feito esforços inéditos nessa direção, com destaque para trabalhos como os de Fensterseifer (2009, 2010) e Rezer (2014). De lá para cá, esta produção pouco ampliou seu leque de publicações. Desta forma, esta pesquisa se justifica pela possibilidade de contribuir para incrementar a produção acadêmica sobre este tema, aos moldes de trabalhos desenvolvidos no campo da Educação, tais como, Hermann (2002), Dalbosco (2014), Dalbosco, Dalla Santa e Baroni (2018), entre outros. Para Dalbosco (2014), a experiência da hermenêutica filosófica se coloca como uma perspectiva promissora para ampliar a noção de experiência humana, visando a descortinar um novo olhar sobre a natureza da pesquisa educacional e, acrescentando as palavras do autor, um novo olhar sobre o trabalho docente na educação superior. Levar a sério argumentos como este em um campo como a EF representa assumir com radicalidade o corpo como linguagem e o diálogo como campo de possibilidades inalienável para a docência universitária.

Metodologia

Esta investigação se caracteriza como sendo de natureza descritiva, produzida a a partir de uma abordagem qualitativa. Metodologicamente, se subdivide em três etapas:

Etapa 1 - será realizada entre agosto e dezembro de 2022, período em que iremos apresentar a proposta no âmbito da UMINHO e da UFPel, bem como, realizar um programa de estudos que será a base teórica desta investigação - neste momento centraremos nossos esforços em duas direções: (i) realizar um aprofundamento teórico acerca da hermenêutica filosófica, em especial, tomando como referência a obra do alemão Hans-Georg Gadamer (1900-2002), precursor da hermenêutica filosófica; (ii) produzir nexos do programa de estudos sobre hermenêutica filosófica com o campo da EF, tomando como referência trabalhos do próprio campo da EF que abordam esta discussão;

Etapa 2 - nesta etapa, a ser realizada entre janeiro e abril de 2023, iremos produzir uma análise de conjuntura acerca da condição na qual se encontra a produção acadêmica sobre a docência universitária no campo da EF, considerando para isso, a realidade brasileira e a realidade portuguesa. Para tal, iremos mapear os principais periódicos da EF na realidade brasileira e na realidade portuguesa. Logo após, iremos selecionar aqueles em que iremos proceder com as buscas de trabalhos que tratem deste tema. Para a busca, iremos utilizar descritores (a serem definidos no devido tempo) que permitirão filtrar os trabalhos que mais nos possam interessar. Após a busca, a filtragem se dará pela leitura do título, perspectivando sua pertinência ou não, em acordo com o escopo desta investigação. Após este processo, selecionaremos aqueles textos que faremos a leitura dos resumos, em uma segunda filtragem. Os textos selecionados a partir deste processo, serão estudados e irão compor a arquitetura desta etapa da investigação. Como suporte metodológico desta etapa, iremos nos valer da análise temática proposta por Minayo (2013).

Etapa 3 - a ser realizada entre maio e julho de 2023, esta etapa tem por objetivo produzir sínteses do percurso investigativo na direção de apresentar contribuições para a docência universitária no campo da EF, a partir da hermenêutica filosófica. Ou seja, a partir da articulação das Etapas 1 e 2, iremos produzir sínteses na forma de proposições (horizontes) para a docência universitária no campo da EF.

Indicadores, Metas e Resultados

Etapa 1: realização de um programa de estudos - meta: produzir o devido lastro teórico para a continuidade da investigação, bem como, produzir um artigo a ser submetido em periódico qualificado no campo da EF brasileira;
Etapa 2: Realização de uma análise da conjuntura sobre o tema da docência universitária no campo da EF, com vistas a subsidiar a Etapa 3 (neste caso, considerando duas análises paralelas, uma focada na realidade brasileira, outra, focada na realidade brasileira) - meta: compreender o estado da arte sobre o tema desta etapa, bem como, produzir dois artigos a serem submetidos em periódicos qualificados da EF (um será submetido no Brasil, o outro será submetido em Portugal).
Etapa 3: apresentar contribuições para a docência universitária no campo da EF, a partir da hermenêutica filosófica. Meta: finalizar a investigação, bem como, publicar o artigo final, derivado do percurso geral da investigação, considerando o conjunto das três etapas da pesquisa (1, 2 e 3).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTÓNIO CAMILO TELES NASCIMENTO CUNHA
LUCAS VARGAS BOZZATO
RICARDO REZER8

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