Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
24/06/2022 - 24/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Grupo de Estudos sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas tem por objetivo promover leituras e debates de textos e pesquisas contemporâneas relacionadas aos Direitos Humanos e Políticas Públicas, servindo de subsídios para as disciplinas que tratam dessas temáticas nas grades curriculares e projetos pedagógicos do Centro de Ciências Sócio- Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas. O referido grupo visa estimular o espírito reflexivo e o desempenho dos alunos (as) em relação ao arcabouço teórico e empírico que envolvem as temáticas abordadas no projeto.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é realizar leituras e debates de textos e pesquisas contemporâneas sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Justificativa

Historicamente os Direitos Humanos tem como ponto de partida a dignidade da pessoa humana, no qual associam direitos civis, direitos políticos, direitos econômicos e sociais (educação, moradia, saúde, meio ambiente, etc). Entretanto, faz-se necessária políticas sociais e econômicas para efetivar os direitos fundamentais, por meio de políticas públicas estatais. Neste sentido, o Grupo de Estudos sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas se justifica por propiciar um espaço de debate acadêmico sobre a gestão das políticas públicas no contexto dos Direitos Humanos. Além disso, o conhecimento dessas áreas é de suma importância para despertar nos acadêmicos a reflexão crítica de referências bibliográficas no que tange as políticas públicas voltadas a efetivação dos direitos humanos.

Metodologia

O Grupo de Estudos sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas funcionará através de encontros periódicos (quinzenais e/ou mensais) e será estabelecido um cronograma a cada semestre letivo. Inicialmente seus integrantes farão um levantamento bibliográfico de artigos e capítulos de livros, livros, dissertações e teses que abordam os Direitos Humanos e/ou Políticas Públicas. Posteriormente, o grupo discutirá os materiais que forem previamente selecionados na pesquisa bibliográfica. Os integrantes do grupo ficarão responsáveis pela exposição dos textos, previamente selecionados, em cada um dos encontros, e ao final de cada apresentação será aberta uma discussão com a finalidade de aprimorar as análises e reflexões teóricas. Poderão ser convidados professores, pesquisadores e egressos da UFPEL e de outras instituições para apresentar e debater os textos nos referidos encontros.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, assim: Despertar o interesse pela leitura, pela reflexão crítica, fomentando o desenvolvimento de pesquisa acadêmica que versem sobre Direitos Humanos e/ou Políticas Públicas. Além do mais, pretendemos incentivar a participação dos acadêmicos da UFPEL em grupos de estudos, estimulando e expandindo a produção acadêmica de professores e alunos coletivamente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Antonio Sabino da Silva Neto
CINTIA GONCALVES DA CUNHA
CYNTIA BARBOSA OLIVEIRA
DANIEL LENA MARCHIORI NETO1
FRANCINE PINTO DA SILVA JOSEPH5
LAURA SILVA DE SOUZA
LUCIANA ALVES
Lise Maria Carvalho Mendes
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES
Maria Regina Vechiato Cava
NARA BEATRIZ MATIAS SOARES
PEDRO HENRIQUE LANDIM OLIVEIRA DE SOUZA
RAFAÉL DE LIMA
SOPHIA DUTRA SAMPAIO PRESTES
VITORIA MEDEIROS DIAS

Página gerada em 28/03/2024 16:36:49 (consulta levou 0.144223s)