Nome do Projeto
Divulgação e popularização das geociências nas escolas de Pelotas-RS e região
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
Este Plano de Trabalho faz parte de um trabalho conjunto do proponente pela UFPEL com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Superintendência de Porto Alegre. 1. SUMÁRIO 1.1. Dentro da missão da UFPEL e do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, que convergem quanto a gerar e disseminar conhecimento geocientífico, se propõe uma parceria de trabalho voltada a atividades de extensão. Essas atividades visam a popularização das geociências entre a comunidade e sua divulgação voltada aos professores e alunos das escolas das cidades de Pelotas-RS e entorno. 1.2. Destaca-se que estas ações buscarão atingir as comunidades envolvidas de uma forma ampla, democrática e de fácil acesso a todos os interessados. Sistematizando assim a disseminação do conhecimento em geociências e o papel e atuação do SGB e da UFPEL como parceiros da sociedade. Além de dar escala e divulgação aos desenvolvidos pela Superintendência Regional de Porto Alegre e da UFPEL.

Objetivo Geral

Este plano de trabalho objetiva desenvolver atividades de divulgação e popularização em geociências a partir da parceria entre o Serviço Geológico do Brasil –CPRM, no âmbito da Superintendência Regional de Porto Alegre e do Projeto SGBeduca em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, representada pelo Projeto Unificado com ênfase em Extensão Divulgação e popularização das geociências nas escolas de Pelotas-RS e região (proposição.

Justificativa

A justificativa do Projeto relaciona-se aos seguintes pressupostos:
• Inexiste na educação básica brasileira uma disciplina específica que abrigue os conteúdos das
Geociências;
• Os conhecimentos das Geociências limitam-se a inserções esparsas nas disciplinas de
Geografia e Ciências;
• No ensino de Ciências, em geral, predominam aulas expositivas, eventualmente ilustradas
pelo professor; os recursos didáticos disponíveis servem para alimentar aulas expositivas;
• Os estudantes tem interesse por Geociências e pelas novas tecnologias, mas essa aproximação
não é imediata e não tem sido aproveitada pelas instituições de ensino.

Metodologia

4. METODOLOGIA DE EXECUÇÃO

4.1. Prospecção junto às secretarias de educação do município de Pelotas, podendo incluir outros municípios do entorno, sobre o interesse das escolas públicas e privadas em proporcionar um curso de atualização em geociências aos professores, se definindo a carga horária mínima necessária conforme as secretarias para que os professores recebam um certificado válido para a progressão de carreira, sendo esta uma tarefa a cargo do projeto UFPEL;
4.2. Organização e divulgação do curso de atualização em geociências, tarefa a cargo do Projeto/UFPEL;
4.3. Confecção das réplicas de fósseis em gesso e organização dos kits didáticos para distribuição entre os professores participantes, tarefa a cargo do SGBeduca, com apoio da Superintendência Regional de Porto Alegre (CPRM), e Projeto/UFPEL;
4.4. Compra dos minerais para compor as coleções didáticas, a cargo do SGBeduca;
4.5. Organização de um repositório onde serão armazenados os materiais didáticos do curso de atualização em geociências, sob responsabilidade do SGBeduca e UFPEL;
4.6. Emissão dos certificados digitais para os professores participantes, sob responsabilidade do SGBeduca e UFPEL;
4.7. Montagem das coleções didáticas de minerais e rochas, a cargo do SGBeduca, com apoio da Superintendência Regional de Porto Alegre, e UFPEL;
4.8. Organização da oficina de fósseis aberta à comunidade da cidade de Pelotas, sob responsabilidade do SGBeduca e UFPEL;
4.9. Confecção das réplicas em gesso para a realização da oficina, a cargo do SGBeduca, com apoio da Superintendência Regional de Porto Alegre, com parceria do Projeto UFPEL;
4.10. Avaliação das atividades realizadas através de questionário com professores e de atividade lúdica com as crianças (desenho representando o sentimento despertado pela atividade realizada) a cargo das instituições envolvidas.

Indicadores, Metas e Resultados

5. PRODUTO(S) PREVISTO(S)

5.1. Realizar pelo menos um curso anual de atualização em geociências, para pelo menos 20 professores da rede de ensino da cidade de Pelotas, podendo envolver outros municípios da região, conforme interesse das secretarias de educação dos municípios envolvidos;
5.2. Distribuir a cada um dos professores participantes uma coleção didática de minerais e rochas, composta por pelo menos seis rochas (duas amostras de cada um dos tipos de rochas, ígneas sedimentares e metamórficas) a cargo do SGBeduca, com apoio da Superintendência Regional de Porto Alegre, e em parceria com o Projeto/UFPEL, e pelo menos 10 minerais (cristal de rocha; ametista/citrino; feldspato; fluorita; calcita; apatita; hematita; pirita; gipsita; turmalina; cianita; lepidolita; esmeralda; mineral de cobre/chumbo; sodalita) que ficarão a cargo do SGBeduca;
5.3. Distribuir a cada um dos professores participantes um kit com de réplicas de fósseis em gesso (dentes de Tyrannosaurus e Megalodon, garras de Spinosaurus, Allosaurus e Deinonychus; um ovo de Oviraptor, duas Trilobitas e uma concha de Amonites) a cargo do SGBeduca com apoio da Superintendência Regional de Porto Alegre;
5.4. Realizar pelo menos uma oficina de fósseis aberta à comunidade por ano, com no mínimo 20 crianças participantes, do município de Pelotas, onde cada criança poderá escolher duas réplicas em gesso entre as nove que serão oferecidas pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM e UFPEL, sendo que os pinceis, tintas, local e infraestrutura adequada estarão a cargo da UFPEL;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DOS SANTOS SAVEDRA
CAROLINE SILVEIRA DA ROSA
DANIELE SILVEIRA DA ROSA
DIANA ROBERTS LOURENCO BARRETO
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO
EMANUÉLLE SOARES CARDOZO
FELIPE PADILHA LEITZKE
GEYSI CUSTÓDIO DA SILVA
JOHNY BARRÊTO ALVES
STEFANY SILVEIRA DAS NEVES
VITER MAGALHAES PINTO3

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