Nome do Projeto
Formação de público para cinematografias nacionais: Brasil, Argentina e Espanha
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
26/04/2022 - 26/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto de pesquisa visa uma investigação a respeito da formação de público para cinematografias nacionais, frente à hegemonia dos conteúdos hollywoodianos. A pesquisa é um desdobramento da minha tese “Cinescrita das salas universitárias de Cinema no Brasil”, que recebeu o prêmio Capes de Tese 2021 na área de Educação. Na tese, desenvolvi um estudo a respeito das experiências que as salas universitárias permitem na contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito às relações com o cinema independente brasileiro. Desenvolvi uma pesquisa de campo, percorrendo do sul ao nordeste do país, para visitar e analisar 9 cinemas universitários, dentre eles o Cinusp, Cine Arte UFF e Sala de Arte Cinema da UFBA. De posse dessa experiência, pretendo agora dar seguimento a esse projeto com uma nova proposta: realizar uma investigação comparativa entre projetos do Brasil, da Argentina e da Espanha, no que se refere a formação de público com foco em distribuição alternativa de filmes nacionais de cada país.

Objetivo Geral

Realizar uma investigação sobre distribuição e formação de público para cinematografias nacionais no Brasil, Argentina e Espanha; mapear projetos alternativos de distribuição e exibição nestes três países; envolver estudantes de Cinema da UFPel na investigação e confeccionar um artigo científico sobre a temática.

Justificativa

São duas as justificativas principais desta proposta. A primeira diz respeito a importância, cada vez mais acrescida, de investigar e entender as experiências possíveis com arte e cultura brasileira para comunidades periféricas e para o público infanto-juvenil. Existe um histórico “divórcio” entre público e filme no cinema brasileiro, oriundo também das dificuldades de acesso aos filmes realizados no país. Investigar as possíveis experiências e apreensões relacionadas a formação de público, pode contribuir para entender um pouco essa problemática.
Este projeto acredita na potência e na importância de que o cinema brasileiro seja cada vez mais consumido pelos próprios brasileiros. Cenas e personagens de filmes independentes brasileiros contemporâneos, realizados em diferentes regiões do país, resistem e contam histórias das mais variadas formas e estilos. Porém, é bastante acanhado o espaço que os filmes brasileiros têm nas salas comerciais, por conta de um mercado exibidor acanhado, elitizado e concentrado em poucas cidades. Por isso a urgência de pesquisar projetos, iniciativas e conteúdos relacionados à temática da formação de público.
A segunda justificativa está na originalidade da pesquisa, ao propor um estudo comparativo entre o caso do Brasil e o de dois outros países, num contexto latino-americano e europeu: Argentina e Espanha. A escolha desses dois países não é gratuita e sim deve-se a dois fatores principais: primeiro a tradição cinematográfica tanto da Argentina, quanto da Espanha, países que investem muito em audiovisual e possuem políticas públicas de destaque para circulação de suas obras. Segundo é o conhecimento de que nesses países existem projetos que podem interessar a esta investigação, projetos de destaque na temática da formação de público e distribuição de conteúdos nacionais.

Metodologia

Esta pesquisa reúne dois métodos principais: pesquisa teórico-histórica e mapeamento de projetos, bem como pesquisa de campo e vivência em projetos de difusão em outros países para realizar estudos de caso. O primeiro passo será pesquisar questões históricas e culturais da formação de público para o cinema brasileiro e investigar projetos de distribuição e exibição de filmes brasileiros no país.
Na sequência, partimos para as pesquisas no exterior: investigação dos projetos parceiros na Argentina e na Espanha e investigação sobre a história da distribuição de conteúdos e iniciativas de formação de público para filmes nacionais, com foco na região de missiones, na Argentina e em Madrid, na Espanha. Durante a pesquisa via internet, buscaremos mapear projetos de difusão de filmes nacionais na Argentina e em Madrid. Faz parte do projeto uma pesquisa de campo in loco nessas localidades, para participar de eventos de cinema, visitar as salas especializadas em cinemas nacionais e entrevistar pessoas.
De posse dos conteúdos levantados na pesquisa teórica e na pesquisa de campo, iremos escrever artigos sobre a temática, com foco no texto final da pesquisa, a ser confeccionado em dezembro de 2022: um estudo comparativo entre os processos de formação de público e de distribuição e exibição de filmes nacionais entre o Brasil, a Argentina e a Espanha. Este texto será enviado a revistas nacionais e internacionais. E iremos participar de congressos no Brasil e nos referidos países, para difundir a pesquisa. Em todas as etapas da pesquisa será feito convite a alunos do Curso de Cinema da UFPel para integrarem a pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Entre os resultados esperados está uma investigação aprofundada sobre formação de púbico no Brasil, e um estudo comparativo com iniciativas na Argentina e na Espanha. Além disso, pretende-se concluir um artigo sobre o tema do projeto: Formação de público para cinematografias nacionais: Brasil, Argentina e Espanha, buscando a publicação em revistas e apresentação em congressos das áreas de Cinema e Educação.
Para disseminar os resultados da pesquisa, pretendemos participar de congressos nacionais dos quais já sou sócia, como a ANPED e a SOCINE, bem como outros congressos brasileiros e também internacionais. Além de buscar publicação em revistas de qualis A nas áreas de Cinema e de Educação. Além disso, tentaremos uma bolsa de iniciação científica para que estudantes de cinema possam participar e gerar outros textos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÍNTIA LANGIE ARAUJO7
DAYARA DE SOUZA FRANCO
FELIPE ESTRELA CAMPAL

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