Nome do Projeto
Diagnóstico e identificação de hemoparasitos em cães e gatos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 30/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
O projeto intitulado “Diagnóstico e identificação de hemoparasitos em cães e gatos” ilustra a concretização de uma necessidade atual da identificação dos principais hemoparasitos na região sul do Rio Grande do Sul, além de um diagnóstico mais preciso e precoce, através da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em amostras sanguíneas de cães e gatos atendidos no Hospital de Clínicas Veterinária da UFPEL.

Objetivo Geral

Investigar e identificar, pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), a frequência dos principais hemoparasitos, como os gêneros Ehrlichia, Babesia, Hepatozoon, Trypanossoma, Mycoplasma e Anaplasma, presentes em amostras sanguíneas de cães e gatos, atendidos no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Universidade Federal de Pelotas. Além disso, correlacionar a existência de coinfecções por estes agentes, além da ocorrência de hemoparasitoses com histórico de infestação por carrapatos e pulgas nos animais. Realizar sequenciamento de DNA de amostras positivas na PCR e comparar os resultados da PCR com os do diagnóstico direto.

Justificativa

É imprescindível o desenvolvimento de estudos com diagnóstico molecular de hemoparasitoses na região sul do Rio Grande do Sul, com objetivos de identificar os agentes circulantes e de disponibilizar diagnóstico mais preciso, confiável e precoce, orientando o início do tratamento de forma mais rápida e precisa e, assim, favorecendo a recuperação da saúde e do bem-estar do animal.

Metodologia

Serão coletadas amostras de sangue com EDTA de cães e gatos com suspeitas de hemoparasitoses, atendidos no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Universidade Federal de Pelotas. As técnicas diagnósticas serão realizadas no Laboratório de Biologia Molecular Veterinária (LabMol-Vet), da Faculdade de Veterinária da UFPel. O exame diagnóstico direto será realizado buscando-se formas características de hemoparasitos nos esfregaços sanguíneos ao microscópio óptico e o diagnóstico molecular, por PCR, com base nas metodologias descritas nas ações do projeto. As amostras positivas no PCR terão seus produtos de amplificação submetidos a sequenciamento de DNA.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se, com este trabalho, a obtenção de resultados satisfatórios quanto à determinação das hemoparasitoses de cães e gatos mais frequentes na região sul do Rio Grande do Sul. Além disso, inserir a PCR como um método importante na rotina de solicitações de diagnóstico do Hospital Veterinário e clínicas da região sul do estado. Consequentemente, promovendo a divulgação dos dados obtidos sobre hemoparasitoses para o meio acadêmico e para os médicos veterinários, auxiliando na rotina clínica de pequenos animais com um tratamento bem sucedido pela precocidade do diagnóstico, com o reestabelecimento da saúde e do bem-estar dos animais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXSANDER FERRAZ
CAROLAINE GARCIA DE MATTOS
KAREN CRUZ FREITAS
KAUÊ RODRIGUEZ MARTINS
PAOLA RENATA JOANOL DALLMANN
RODRIGO CASQUERO CUNHA1

Página gerada em 18/11/2024 09:33:40 (consulta levou 0.088227s)