Nome do Projeto
Ambulatório de Endometriose
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/05/2022 - 01/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A endometriose, é uma patologia que a prevalência pode variar de 2-10% da população feminina em geral, mas até 50% em mulheres inférteis. Com os números crescentes e diagnósticos tardios objetiva-se atendimento ambulatorial para diagnóstico precoce e tratamento adequado da população feminina proveniente do SUS, com um enfoque especializado nesta doença. Sabe-se que a endometriose é uma doença inflamatória crônica que pode tornar a paciente incapacitante devido a dor crônica se não tratada adequadamente e também pode acarretar problemas psicossociais e financeiros, onerando o sistema público de saúde.

Objetivo Geral

Ensino prático e teórico em ginecologia com enfoque na patologia endometriose para aperfeiçoamento de diagnóstico e tratamento clínico da doença pelos residentes da especialidade Ginecologia e Obstetrícia e alunos do curso de medicina.

Justificativa

ambulatório de ginecologia da FAMED-Ufpel presta atendimento através do SUS para atender ginecologia geral. Serão atendidas em torno de 5-10 pacientes por semana que além de serem avaliadas precocemente para diagnóstico e tratamento da endometriose, também terão oportunidade de manter sua consulta ginecológica em dia.

Metodologia

Ensino baseado no atendimento de pacientes em nível ambulatorial em ginecologia com enfoque na patologia endometriose, com supervisão docente.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de pacientes atendidas;
Número de diagnósticos realizados;
Número de pacientes com melhora de sintomas relacionados a endometriose;
Número de residentes em GO capacitados para atender as pacientes e realizar o diagnóstico precoce e propor tratamento adequado;
Número de alunos de graduação capacitados para realizar o atendimento de paciente com o diagnóstico de endometriose;
Número de pacientes encaminhados para cirurgia ginecológica quando indicado tratamento cirúrgico para endometriose.

Página gerada em 28/03/2024 11:29:55 (consulta levou 0.167059s)