Nome do Projeto
Uma economia de baixo carbono: uma proposta através da Cabotagem
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/05/2022 - 06/05/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
No Brasil, segundo dados do relatório do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, o transporte é o principal emissor de CO2 do setor energético no país, com 200,2 milhões de toneladas, que representam 49% do total. O transporte de cargas permanece um segmento de emissões elevadas e mais difícil de equacionar, devido à predominância do modo rodoviário no país (65% do transporte de carga é feito por rodovias, contra 53% na Austrália, um país com dimensões territoriais semelhantes às brasileiras e que também apresenta predomínio deste modo de transporte). Além disso, a frota que realiza o transporte rodoviário de carga, no Brasil, possui idade média de 18 anos e aproximadamente 32% têm mais de 20 anos de uso, o que intensifica o impacto ambiental, sobretudo no que diz respeito à emissão de GGE e poluentes atmosféricos e ao consumo de energia. Diante dessas considerações, e conforme já citado, há uma necessidade de políticas públicas de incentivo a uma economia de baixo carbono. Então, fica evidente que é preciso avançar na questão do equilíbrio da matriz de transportes, já que a cabotagem no país é uma alternativa essencial na composição de um sistema logístico integrado, além de contribuir para a redução de emissão de poluentes. No contexto dessa discussão, este projeto se propõe a avaliar os impactos econômicos e ambientais que serão gerados com a implementação do programa BR do mar. Haja visto que, uma medida plausível é diminuir o uso do modal rodoviário para transporte de cargas através do incentivo ao transporte de navegação por cabotagem. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto consiste em avaliar os impactos ambientais e econômicos da implementação do programa BR do mar, que é considerada uma política pública de incentivo a uma economia de baixo carbono através do incentivo a cabotagem. Será realizada, por meio da metodologia de equilíbrio geral computável, mais especificamente, com a utilização do modelo estático BREA.

Justificativa

No contexto dessa discussão, este projeto se propõe a avaliar os impactos econômicos e ambientais que serão gerados com a implementação do programa BR do mar. Haja visto que, uma medida plausível é diminuir o uso do modal rodoviário para transporte de cargas através do incentivo ao transporte de navegação por cabotagem.

Metodologia

A metodologia proposta vai se dar a partir da utilização do modelo de EGC BREA, que inicialmente foi desenvolvido para analisar projeções de uso da terra no Brasil. Agora, serão incluídas as modificações necessárias para evidenciar o setor de transportes, mais especificamente, o transporte de cargas, com o intuito de verificar os impactos ambientais e econômicos de uma maior utilização da cabotagem na matriz de transportes brasileira.

Indicadores, Metas e Resultados

• Espera-se que o resultado relacionado a queda de emissão de CO2 levado em conta na condução políticas públicas ligadas a temática dessa pesquisa;
• Contribuição de forma efetiva tanto com a literatura de políticas públicas ambientais, como instrumento para formuladores de políticas públicas de incentivo a uma economia de baixo carbono;
• Elaboração de artigos científicos;
• Publicação dos artigos em um periódico com relevância nacional e internacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINA DE LIMA SIMÕES
CICERO ZANETTI DE LIMA
EDUARDO MARCELINO BORGES MEGIATO
GABRIELITO RAUTER MENEZES4
RODRIGO DA ROCHA GONÇALVES
VINICIUS BONFIM PACHECO

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