Nome do Projeto
Identificação das Madeiras do patrimônio cultural
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
06/05/2022 - 06/05/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O projeto “Identification wooden cultural heritage (IWCH)” tem como objetivo Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras do patrimônio cultural, o foco do projeto tange o conhecimento da madeira comercializada em diferentes épocas e sua importância para a sociedade. O projeto visa a capacitação dos participantes na Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras, com intuito de suprimir quaisquer informação sobre a madeira presente nos artefatos que compõem o Patrimônio Cultural Gaúcho.

Objetivo Geral

Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras do patrimônio cultural.

Justificativa

Sabe-se que historicamente a madeira é utilizada para as mais variadas finalidades, porém o objetivo central do projeto é um estudo de identificação das madeiras utilizadas no patrimônio cultural, enfocando as espécies mais usadas nos diferentes usos com: mobiliário, obras de artes, esculturas e estruturas utilizadas na construção civil, como também a sua a exploração, a sua comercialização com intuito de suprimir quaisquer informação sobre esse material nos artefatos que compõem o Patrimônio Cultural Gaúcho.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica e documental, para a Identificação e Conhecimento do Bem Móvel a ser caracterizado, deverá ser conduzido sob diversos aspectos (dados históricos, características técnicas e tecnologia construtiva, etc) visando a perfeita identificação do objeto a ser identificado a espécie madeireira.
Com esse trabalho visa-se também compreender à relação da utilização e comercialização da madeira atual e ao longo do tempo, conhecer a sua evolução e, principalmente, as características pelas quais foi usada na confecção do patrimônio cultural
Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras do patrimônio cultural, por métodos destrutivos e não destrutivos a fim de determinar as propriedades físicas, mecânicas e suas implicações com a qualidade das Madeiras utilizadas no patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul.
• AMOSTRAGEM DA MADEIRA UTILIZADAS NO PATRIMÔNIO CULTURAL
O processo de amostragem precisa de uma metrologia adequada para não descaracterizar a obra analisada, após definição do melhor processo de amostragem para espécies nas obras, os corpos-de-prova serão encaminhados para o laboratório de Anatomia da Madeira do Ceng, para realização dos ensaios macro e microscópicos.
• IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES MADEIREIRAS UTILIZDAS EM DE OBRAS DE ARTE
Ensaios serão realizados por meio de microtecnia e maceração aplicada à anatomia da madeira de acordo com IAWA- International Association of Wood Anatomists. Logo após as lâminas anatômicas serão catalogadas para formação da xiloteca de patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul.
• MATERIAL DE APOIO
Criação de material de apoio ao projeto será organizada a partir de uma revisão bibliográfica, considerando livros e artigos científicos nacionais e internacionais que abordam este tema.
Os vídeos didáticos produzidos serão desenvolvidos para auxiliar e o conhecimento; e criação de materiais (Protótipos em 3 D) para compor acervo da obra para a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) com a Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras do patrimônio cultural.

Indicadores, Metas e Resultados

Como resultados e impactos obtidos visa-se o desenvolvimento de um material de acervo de Xiloteca e Exsicata para a identificação das espécies madeireiras usadas utilizadas no patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Sul. Como também a elaboração de vídeos de divulgação da pesquisa e criação de materiais (Protótipos em 3 D) para compor acervo da obra para a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) com a Identificação Macroscópica e Microscópica das Madeiras do patrimônio cultural.

Espera-se que com o desenvolvimento do projeto, os participantes alcancem:
• Aprimoramento na sua capacidade de identificação das espécies madeireiras oriundas de patrimônio cultural.;
• Desenvolvimento técnico;
• Acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), por meio da identificação da madeira;

Página gerada em 28/04/2025 20:51:47 (consulta levou 0.169871s)