Nome do Projeto
Ilustração Digital (Básico)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/09/2022 - 08/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Comunicação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
Este projeto pretende facilitar a transição do processo de desenho e pintura tradicional para o digital através de ações como oficinas e cursos, com a intenção principal de buscar familiarizar seus participantes com interfaces e softwares digitais (como Adobe Photoshop, Krita e ZBrush), permitindo domínio e fluidez no processo criativo nessa modalidade;

Objetivo Geral

Estabelecer um diálogo contínuo, desde a familiarização com a interface e os equipamentos envolvidos nas práticas previstas para serem trabalhadas e pensadas pelas ações do projeto, conhecendo os atalhos e ferramentas dessas interfaces digitais, até adentrar em recursos mais elaborados do desenvolvimento de peças visuais.

Justificativa

Tendo em vista a carência de propostas de cursos em pintura e desenho digital para o público da comunidade em geral interessado nessas práticas, esse projeto propõe ofertar um rico campo de trocas, discussões e compartilhamentos entre profissionais da área e os participantes das ações propostas. Dessa forma, esse projeto visa contemplar os novos meios de desenho e pintura digitais que hoje estão plenamente inseridos no mercado e em diversas atividades como animação, criação de jogos e cenários, storyboards, etc

Metodologia

A divulgação das ações do projeto serão realizadas por meios gráficos e digitais. Serão elaborados cartazes e postagens digitais para veiculação em locais e canais da UFPel e instituições culturais afins. O público alvo dessas ações será o da comunidade em geral, interessados nessas práticas do desenho e pintura digital, independente de sua experiência prévia, além de egressos da UFPel. A metodologia das referidas ações prevê oficinas e cursos presenciais nos quais os envolvidos buscarão aperfeiçoar e discutir sobre os processos das formas de expressões artísticas em desenho e pintura nas plataformas digitais.

Indicadores, Metas e Resultados

Ao longo dos encontros dos cursos e oficinas, a serem oferecidos a partir deste projeto de extensão, todos os tópicos previstos serão trabalhados numa metodologia de inter-relação cumulativa, culminando no trabalho final, que os compilará. Será possível proporcionar então ao cursante uma melhor compreensão da produção de uma peça visual digital, como algo que pode ser quebrado em etapas, que se seguidas auxiliam a execução das mais diversas ideias visuais nesse meio. Procura-se assim também gerar nos participantes um questionamento a respeito do senso comum contido na ideia de uma “inspiração” anterior ao trabalho, que seria indispensável para se chegar na prática em si, buscando dessa forma ajudar ainda a contornar um possível medo da "tela em branco". Sendo assim, mesmo após o término dos cursos, as pessoas poderão levar consigo esses fundamentos e produzir assim suas peças com mais espontaneidade. Uma vez que, além dos tópicos previstos, terão trabalhado possíveis receios em relação ao seu próprio processo criativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EMANUEL ANTUNES DOS SANTOS
EMANUEL ANTUNES DOS SANTOS
FERNANDA DE SOUZA MOREIRA
Gabriel Urrutia Leão
RICARDO PERUFO MELLO2
THADEU DE MELO FIDELIS

Página gerada em 23/04/2024 13:51:58 (consulta levou 0.135598s)