Nome do Projeto
Investigação sobre Sistemas Autônomos para Supervisão do Perfil Operacional em Dispositivos Intravenosos e em Procedimentos Urostomia
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
11/05/2022 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Este projeto de pesquisa está focado no desenvolvimento de sistemas autônomos para supervisão do perfil operacional em dispositivos intravenosos e em procedimentos de urostomia.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é desenvolver novos métodos autônomos para o acompanhamento das entregas de medicamentos intravenosos e de análise do balanço hídrico. Serão explorados métodos de ciência de dados para prover uma operação de forma autônoma, sem exigir envolvimento humano durante a ocorrência dos procedimentos, constituindo, assim, uma vigilância eletrônica autônoma e não invasiva ao longo do tempo de duração das entregas de medicamentos intravenosos e da coleta de urina.

Justificativa

No presente momento, as infusões intravenosas ocorrem por meio de dispositivos médicos com base na força gravitacional ou através de bombeamento eletromecânico, sem registro e/ou facilidades para acompanhamento autônomo das infusões intravenosas efetivamente praticadas. Assim, as práticas usuais das infusões intravenosas estão sujeitas à necessidade de intervenções humanas para os procedimentos de registro dos perfis das entregas de medicamentos. Esse acompanhamento manual introduz uma demanda aos profissionais da área de saúde, muitas vezes gerando retrabalho.

Por outro lado, a análise do balanço hídrico do paciente na determinação da sua perda de líquido por meio da coleta da sua urina também tem o acompanhamento feito de maneira manual. Assim, o cálculo do balanço é feito de modo visual, onde o profissional de saúde tem que ir localmente em cada leito de pacientes que estão sobre os procedimentos de urostomia. Desde modo, o profissional da saúde faz a leitura individual de cada paciente, onde é lido a quantidade de líquido acumulado na bolsa de coleta de urina, essa medição é obtida pela presença da indicação da graduação volumétrica da bolsa de coleta de urina. Por fim, é feito o cálculo do balanço hídrico manualmente.

Metodologia

A metodologia deste projeto prevê os seguintes passos:
1) Investigação do estado da arte do monitoramento automático de procedimentos de infusão intravenosa e de urostomia.
2) A investigação do uso de sensores células de carga como base para o desenvolvimento de um sistema autônomo de captura de informações dos procedimentos de infusão intravenosa e de urostomia.
3) O desenvolvimento de algoritmos, com base em aprendizado de máquina, para inferir o perfil de infusão intravenosa, tomando por base de treinamento resultados experimentais de células de carga.
4) O desenvolvimento de um sistema capaz de registrar os resultados operacionais dos procedimentos de infusão intravenosa e de urostomia.

Indicadores, Metas e Resultados

São resultados esperados com o desenvolvimento do projeto:
- A geração de um protótipo de sistema autônomo para o acompanhamento das entregas de medicamentos intravenosos.
- A geração de um protótipo de sistema autônomo para o acompanhamento do volume de urina expelido por pacientes em procedimentos de urostomia.
- A geração de algoritmos com base em aprendizado de máquina para inferir os perfis de infusão intravenosa e de urostomia.
- A geração de uma patente.
- A publicação de artigos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADENAUER CORREA YAMIM
FABRÍCIO NEITZKE FERREIRA
FELIPE CAMARGO GRUENDEMANN
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI4

Página gerada em 25/04/2024 02:25:36 (consulta levou 0.184405s)