Nome do Projeto
Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
12/05/2022 - 16/06/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O CEDEPEM surgiu como um espaço plural e multidisciplinar, com o objetivo de estudar todos os aspectos do Planejamento Espacial Marinho (PEM) e demais temas relacionados. É importante enfatizar que não há como pensar em um processo de planejamento, de compreender o nosso meio, sem processos colaborativos.
Sem colaboração entre os diversos saberes, pessoas, comunidades, universidades ou instituições, não existem perspectivas de um planejamento viável, de um planejamento humanitário, que busque soluções para o bem-estar dos indivíduos em seu espaço. O processo colaborativo (e por que não integrativo?) é o que move o PEM. A outra força motriz é o entendimento do espaço. O espaço no qual vivemos. Neste caso, fala-se do espaço marinho e de um ecossistema complexo: o oceano, mais especificamente a Amazônia Azul, interligando relações “Terra-Mar”.
Neste sentido, entende-se que a dimensão política é que envolve o debate dos Estudos Estratégicos e do PEM em todos os processos nele existentes. Tal perspectiva, política por si só, envolve diversos atores, demonstrando a necessidade de se pensar o coletivo. Não há PEM sem estrategistas, internacionalistas, cientistas políticos, filósofos, historiadores, geógrafos, biólogos, oceanólogos, sociólogos, juristas, antropólogos, enfim, sem todas as ciências que estudam a interação do ser humano ao seu espaço. Enquanto não entendermos que o processo que envolve o PEM é muito mais do que um simples processo de espaços costeiros e marinhos, não conseguiremos absorver a essência de sua proposta principal: conscientizar-se de que, sem (re)organizar esse sistema não haverá a constituição de um espaço legitimamente compartilhado e utilizado pelos países.
Objetivo Geral
Formar recursos humanos principalmente com atenção às novas gerações de investigadores, dentre outros programas de formação de quadros de analistas face às novas perspectivas da agenda de pesquisas atuais e das habilidades dessas novas gerações.
Justificativa
Promover a produção e avanço do conhecimento mediante ênfase na multidisciplinaridade dos Estudos Estratégicos e do Planejamento Espacial Marinho em todas as suas vertentes, e difundir esse conhecimento para a sociedade; transferindo-os e/ou consolidando novas tecnologias, dados, indicadores ou metodologias, que apoiem os agentes formuladores de políticas públicas; e formem recursos humanos qualificados.
Todo planejamento nasce com a perspectiva de uma mudança. As mudanças devem ser observadas na medida em que os acontecimentos ocorrem. Neste sentido, entender a dinâmica de um processo de planejamento não é algo fácil, muito menos complicado, desde que haja cooperação. Ao olharmos a vastidão do ecossistema oceânico, parte-se do princípio de que planejar ações para seu uso e conservação é inviável, devido a sua estrutura, seu tamanho e sua complexidade. Porém, nos é ensinado que todo o estudo deve ser interdisciplinar. Que não se deve olhar, somente, o aspecto de um objeto em si. Se olharmos, apenas, de um ângulo, nossa análise tende a ser reducionista e com respostas vagas. Todo o planejamento requer a diversidade de olhares e saberes.
Todo planejamento nasce com a perspectiva de uma mudança. As mudanças devem ser observadas na medida em que os acontecimentos ocorrem. Neste sentido, entender a dinâmica de um processo de planejamento não é algo fácil, muito menos complicado, desde que haja cooperação. Ao olharmos a vastidão do ecossistema oceânico, parte-se do princípio de que planejar ações para seu uso e conservação é inviável, devido a sua estrutura, seu tamanho e sua complexidade. Porém, nos é ensinado que todo o estudo deve ser interdisciplinar. Que não se deve olhar, somente, o aspecto de um objeto em si. Se olharmos, apenas, de um ângulo, nossa análise tende a ser reducionista e com respostas vagas. Todo o planejamento requer a diversidade de olhares e saberes.
Metodologia
A metodologia consiste no conceito de Coordenações em Rede, constituindo uma abordagem colaborativa. Isso requer liberdade de decisões dentro de suas áreas temáticas e grupos, garantindo-se variedade teórica e metodológica. O CEDEPEM, a partir de núcleos centrais (Universidades Federal Fluminense e Universidade Federal de Pelotas), conta com sete coordenações vinculadas às instituições parceiras e, portanto, o convívio entre parcerias tão amplas e distintas precisam basear-se na dialética das pluralidades e diversidades.
Para atingir esse objetivo, em uma perspectiva de educação democrática – diferindo da simples instrução cívica que consiste no ensino da organização do Estado e dos deveres do cidadão – os conhecimentos encadeados pelo CEDEPEM lidam com uma correspondente formação ética e o ideal de facilitar aos indivíduos o acesso ao conhecimento e à informação cientifica, qualquer que seja o regime vigente. O Centro tem na pesquisa em rede instrumento de liderança e coordenação de projetos que poderão permitir sua futura ampliação, pondo em prática instrumentos e políticas de controle capazes de evitar o comprometimento dos dados e a integridade das suas pesquisas e estudos.
Para atingir esse objetivo, em uma perspectiva de educação democrática – diferindo da simples instrução cívica que consiste no ensino da organização do Estado e dos deveres do cidadão – os conhecimentos encadeados pelo CEDEPEM lidam com uma correspondente formação ética e o ideal de facilitar aos indivíduos o acesso ao conhecimento e à informação cientifica, qualquer que seja o regime vigente. O Centro tem na pesquisa em rede instrumento de liderança e coordenação de projetos que poderão permitir sua futura ampliação, pondo em prática instrumentos e políticas de controle capazes de evitar o comprometimento dos dados e a integridade das suas pesquisas e estudos.
Indicadores, Metas e Resultados
Dentre as ações, destacam-se a cooperação em matéria de informação e documentação científica, o intercâmbio de profissionais e a organização e a realização de conferências e eventos científicos. Tais ações devem ter caráter formativo na implementação de projetos de interesse mútuo, bem como na realização conjugada de projetos de pesquisa e/ou extensão, que beneficiem o desenvolvimento das instituições conveniadas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA GONCALVES DA SILVA MANETTI | |||
ALEXANDRE LUIZ PEREIRA DA SILVA | |||
AMANDA DA PONTE BATISTA | |||
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA | 24 | ||
ARTHUR ECHENIQUE ALVES | |||
Alexandre Rocha Violante | |||
Alexandre Rocha Violante | |||
CAIO MENEZES DOS SANTOS | |||
CAROLINA NUNES KRUGER | |||
CASSIANE LEONOR SANTOS DE SOUZA | |||
Diego Rabelo Nonato | |||
Diego Rabelo Nonato | |||
EDUARDA LEAL PERES | |||
EDUARDA MARTINS DA ROSA PINTO | |||
EDUARDO GRECCO CORREA | |||
EMANUELE MORALES RHODEN | |||
ETIENE VILLELA MARRONI | 24 | ||
FELIPE DALLMANN LERIPIO | |||
FELIPE DE CARVALHO PEDROSO | |||
GABRIELA RAMSON BLANK | |||
Gustavo Gordo de Freitas | |||
Gustavo Gordo de Freitas | |||
Israel Mawete Ngola Manuel | |||
José Manuel Mussunda da Silva | |||
José Manuel Mussunda da Silva | |||
Julia Fátima Gonçalves Torres | |||
LEANDRO INFANTINI DA ROSA | |||
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA VIEIRA | |||
MAIK CONCEICAO DIAS | |||
MATHEUS ISLABAO MARTINS | |||
Magayo de Macêdo Alves | |||
NAOMI MIALICH | |||
Paulo Renato Piedade da Silva | |||
RENATA MADRUGA LEITE DE OLIVEIRA | |||
ROGERIO ROYER | 18 | ||
SILVIA DUARTE DIAS | |||
TAINA SCHWARTZ CUNHA SOARES | |||
TATIÉLE DINIZ BRITES | |||
THAIS CRISTINA CUSTODIO MOREIRA FERREIRA | |||
WILLIAM PEDROLO BOURSCHEID | |||
Yasser Jaber Suliman Audeh |