Nome do Projeto
Caracterização de um modelo de compulsão alimentar em camundongos C57BL/6 de ambos os sexos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 01/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
O transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) é o transtorno alimentar que mais afeta a população global. Está muitas vezes associado com a obesidade e com outros transtornos mentais (comorbidades), trazendo grandes prejuízos para a saúde. Neste sentido destaca-se a importância dos estudos pré-clínicos para a busca de novos tratamentos efetivos e seguros. Almejando a futura testagem de novas moléculas, o objetivo do presente projeto objetivo é obter a padronização de um modelo de compulsão alimentar em camundongos C57BL6 adultos de ambos os sexos. Para isso, serão utilizados animais da linhagem C57BL/6. Será empregado um protocolo de indução de comportamento alimentar compulsivo baseado na literatura com adaptações, em que os animais receberão a oferta de solução de sacarose a 10% e ração por um período restrito ao dia, seguida de de restrição calórica total (jejum), totalizando 10 dias. O grupo compulsivo, baseado na metodologia original, terá acesso à solução de sacarose a 10% e ração por 4h ao dia, seguida de 20h de jejum, enquanto o grupo controle terá acesso ilimitado à ração e solução de sacarose. Paralelamente, será testado um novo grupo experimental de menor tempo de exposição diário ao jejum (16h) com prévia oferta à solução de sacarose a 10% e ração por 8h ao dia. Fará parte do experimento um grupo naive para maiores interpretações dos resultados, não descrito na metodologia original. Dada a relação existente entre compulsão alimentar e outros problemas psiquiátricos, a partir do 11º dia, os animais passarão por testes comportamentais de ingestão alimentar e testes de comportamentos relacionados à locomoção, ansiedade, depressão e avaliação de risco. Almeja-se um protocolo seguro e eficaz de compulsão alimentar para a testagem de novos compostos candidatos ao tratamento. Ademais, pretende-se estudar as comorbidades relacionadas ao TCPA.

Objetivo Geral

Selecionar um protocolo adequado para o estudo de compulsão alimentar através da oferta em tempo restrito de solução de sacarose a camundongos C57BL/6 de ambos os sexos

Justificativa

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) é o transtorno alimentar que mais afeta a população e é caracterizado pelo consumo repetido de quantidades excepcionalmente grandes de alimentos (comer compulsivamente) acompanhado de um sentimento de perda de controle durante o episódio de compulsão alimentar (Olivera e Fonseca, 2006). O TCAP está muitas vezes associado com a obesidade e com outros transtornos mentais (comorbidades), trazendo grandes prejuízos para a saúde. Recentemente, foi relatado um grande aumento no número de hospitalizações e um aumento nos sintomas de transtornos alimentares, ansiedade, depressão e alterações no IMC em pacientes (Devoe et al. 2022). Além da psicoterapia, atualmente são utilizados para o seu tratamento determinados antidepressivos e a lisdexanfetamina (um medicamento estimulante). Neste sentido, ressalta-se a importância da busca por novas alternativas terapêuticas para o TCAP, que se inicia por estudos pré-clínicos, em que novas substâncias são testadas em modelos animais (roedores) de TCAP. Porém, os modelos disponíveis apresentam ampla variação na metodologia e na espécie e linhagem de roedor empregada. Desta forma, é importante a caracterização de um modelo animal efetivo, reprodutível, que atenda às necessidades dos pesquisadores e possa adequar-se às condições específicas disponíveis para a experimentação, além de atender às normas para uso e cuidados com animais na pesquisa científica.


Metodologia

Serão utilizados animais adultos da linhagem C57BL/6 machos e fêmeas. Para o desenvolvimento de compulsão alimentar, será tomado como base o modelo em camundongos de curta duração descrito por Yashoma & Shimura (2015), o qual será testado em sua forma original (20h jejum) e também com parte de sua metodologia adaptada para avaliação (16h jejum). Os animais receberão a oferta de solução de sacarose a 10% e ração por um período restrito ao dia, seguida de restrição calórica total (jejum), totalizando 10 dias. O grupo compulsivo, baseado na metodologia original, terá acesso à solução de sacarose a 10% e ração por 4h ao dia, seguida de 20h de jejum, enquanto o grupo controle terá acesso ilimitado à ração e solução de sacarose. Paralelamente, será testado um novo grupo experimental de menor tempo de exposição diário ao jejum (16h) com prévia oferta à solução de sacarose a 10% e ração por 8h ao dia. Fará parte do experimento um novo grupo experimental (naive) não descrito na metodologia original, para maiores interpretações dos resultados. Dada a relação existente entre compulsão alimentar e outros problemas psiquiátricos, optou-se também por submeter os animais a testes comportamentais de ingestão alimentar e testes de comportamentos relacionados à locomoção, ansiedade, depressão e avaliação de risco após o protocolo de indução de compulsão alimentar (a partir do 11º dia).

Indicadores, Metas e Resultados

A partir dos resultados, pretende-se estabelecer um protocolo para compulsão alimentar em camundongos C57BL/6 de ambos os sexos que seja:
- Eficaz e reprodutível;
- Que minimize o sofrimento e/ou possíveis perdas de animais;
- Passível de desenvolver sinais de comorbidades (comportamento do tipo depressivo e/ou ansioso).
A seguir, propõe-se a escolha de um dos tempos de jejum alimentar para a testagem de moléculas candidatas ao tratamento do TCAP. Com isso é esperado que estes resultados façam parte de artigos publicados, dissertações e/ou teses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE PETER KRUGER
CESAR AUGUSTO BRUNING1
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO2
DIANER NÖRNBERG STRELOW
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
MARIANA PARRON PAIM
NATALIA GONCALVES TAVARES
RAFAELA GONÇALVES RIBEIRO LUCAS

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
PROAP/CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 3.000,00Coordenador

Página gerada em 19/04/2024 20:40:54 (consulta levou 0.145667s)