Nome do Projeto
Avaliação da ação do tipo antidepressiva de sais de piridínio contendo selênio em camundongos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 01/06/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Resumo
A neurotransmissão serotoninérgica têm demonstrado desempenhar um papel importante em diferentes transtornos psiquiátricos incluindo a depressão, a qual é apontada como uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Este estudo visa avaliar a ação do tipo antidepressiva de sais de piridínio contendo selênio em camundongos, bem como a sua segurança e possíveis mecanismos de ação, com o intuito de apontar um potencial candidato à terapia antidepressiva. Para isso, inicialmente será realizada a avaliação da toxicidade dos 3 compostos por ensaios in vitro (atividade da δ-ALA-D) e in vivo (protocolo 423 da OECD), e o sangue coletado para provas de função hepática e renal. A seguir, será realizada uma triagem para a identificação da ação do tipo antidepressiva destes 3 compostos (50 mg/kg; via oral, 30 min) no teste de suspensão pela cauda (TSC), um teste com valor preditivo e amplamente empregado para estudo de drogas antidepressivas. O composto de maior eficácia será selecionado para o seguimento do projeto. A atividade do tipo antidepressiva deste composto será caracterizada através de curvas de dose- resposta (10, 50 e 100 mg/kg) e tempo-resposta (30, 60 e 120 min) no TSC. O teste do nado forçado (TNF) será empregado em um experimento dose-resposta afim de fornecer dados mais robustos acerca da efetividade do composto. A fluoxetina será empregada como um controle positivo para validação dos ensaios. O tecido cerebral será coletado para a avaliação da atividade da enzima monoamina oxidase (MAO), envolvida na metabolização de monoaminas. Definida a dose efetiva do composto (e tempo), antagonistas dos receptores 5-HT1A (WAY100635), 5-HT2A/2C(cetanserina), e 5-HT4 (GR113808) serão empregados para se investigar a contribuição destes receptores na ação do tipo antidepressiva do composto selecionado no TSC. Paralelamente, o possível efeito sinergístico da coadministração de doses subefetivas do composto e da fluoxetina (ISRS) também será investigado. O teste do campo aberto acompanhará todos os sets experimentais para descartar efeitos inespecíficos sobre a locomoção. Por fim, estudos in silico serão realizados para fortalecer as hipóteses sobre mecanismos de ação serotoninérgicos.

Objetivo Geral

Avaliar a ação do tipo antidepressiva de sais de piridínio contendo selênio em camundongos Swiss.

Justificativa

A depressão é uma doença multifatorial e heterogênea que impacta negativamente na qualidade de vida dos indivíduos, resulta em altos níveis de incapacitação funcional e pode levar ao suicídio (Athira et al. 2020). Este transtorno psiquiátrico afeta mais que 300 milhões de pessoas no mundo e tem sido acentuado pela pandemia por COVID-19 (OMS). Apesar disso, os antidepressivos disponíveis apresentam diversas limitações, como alta variabilidade em relação à eficácia (aproximadamente 30% dos pacientes são resistentes à primeira linha de tratamento), atraso na resposta aos medicamentos e surgimento de efeitos adversos, sendo estes últimos citados pelos pacientes como motivo para descontinuar o tratamento (Hillhouse et al. 2015; Blackburn et al., 2019). Diante de sua heterogeneidade e da evidente necessidade do desenvolvimento de novos medicamentos eficazes e bem tolerados, diversos estudos têm se dedicado ao rastreamento de novas substâncias antidepressivas. Neste sentido, os ensaios pré-clínicos são essenciais, contribuindo substancialmente para uma melhor compreensão dos transtornos depressivos e para o desenvolvimento de novas terapias. Portanto, diante da perspectiva de se identificar um possível candidato para a terapêutica da depressão, este estudo mostra-se relevante. Ademais, em termos de mecanismo de ação, ele traz a investigação de um sistema de neurotransmissão de grande relevância na área de terapias antidepressivas.
O selênio é um micronutriente essencial aos mamíferos, e evidências sinalizam para o seu efeito normalizador da função neurológica (Torres et al, 2020). Uma variedade de compostos orgânicos contendo selênio em sua estrutura tem sido investigada, e estudos relatam suas atividades psicoativas (Nogueira e Rocha, 2011; Santi et al. 2021). Paralelamente, os derivados de piridina têm sido amplamente pesquisados, e apresentam atividade antifúngica, antibacteriana, anticancerígena, anticonvulsivante e antidepressiva já descritas (Deng et al., 2010; Wang et al., 2019; Yan et al., 2019). Porém, o potencial biológico de seus sais ainda é pouco explorado. Neste sentido, sais de piridínio contendo o elemento selênio têm sido desenvolvidos por um laboratório parceiro – LASOL (Penteado et al., 2019), e parecem apresentar potencial como ingredientes farmacêuticos ativos uma vez que os sais apresentam propriedades físicas diferentes de sua forma livre, melhorando a solubilidade em água, o que pode contornar futuros problemas no desenvolvimento de fármacos (Glanzner e Silva, 2010). Dados de experimentos in vitro desenvolvidos em nosso laboratório (LABIONEM) já revelaram a atividade antioxidante de 3 destes sais*. A nossa proposta é ampliar as pesquisas científicas com estes sais a fim de conhecer a sua segurança e o seu potencial farmacológico (ação antidepressiva) em camundongos.
*Nomes químicos dos sais: Brometo de 1-(2-oxo-2-feniletil)-2-((fenilselanil)metil)piridín-1-io; Brometo de 1-(2-oxo-2-(p-tolil)etil)-2-((fenilselanil)metil)piridín-1-io; Brometo de 1-(2-(4-clorofenil)-2-oxoetil)-2-((fenilselanil)metil)piridín-1-io

Metodologia

Os 3 sais de piridínio contendo selênio serão sintetizados pelo Laboratório de Síntese Orgânica Limpa (LASOL) da UFPel conforme metodologia descrita por Penteado et al. (2019) e dissolvidos em água. Para os estudos, serão utilizados camundongos Swiss machos da linhagem Swiss (30-35g). Dentre os testes comportamentais, serão utilizados o Teste de Suspensão pela Cauda (TSC) (Steru et al., 1985) e o Teste do Nado Forçado (TNF) (Porsolt et al., 1977), nos quais são contabilizados a latência para o primeiro episódio de imobilidade e o tempo total de imobilidade (N=13 animais/grupo). O teste do campo aberto (TCA) para avaliação da locomoção será realizado imediatamente antes do TSC ou TNF para descartar efeitos inespecíficos. O estudo será dividido nas etapas descritas a seguir:
1) Estudo de toxicidade in vitro e in vivo: Inicialmente será realizado um ensaio in vitro para verificar a ação dos compostos sobre a atividade da enzima ácido delta-aminolevulínico desidratase (δ-ALA-D), uma enzima envolvida na síntese do heme e considerada um indicador biológico sensível a diferentes toxicantes (Sassa et al. 1976). Para o ensaio in vivo, serão seguidos os passos descritos pelas Diretrizes para testes de produtos químicos – toxicidade oral aguda / teste 423 (OECD), utilizando camundongos Swiss fêmeas. A dose inicial para o protocolo foi estipulada em 50 mg/kg (vide Annex 2b do teste 423: Start dose/50 mg/kg), seguida pela dose de 300 mg/kg (N=6 animais/grupo). Os animais serão avaliados por 14 dias quanto ao aparecimento de morte, sinais característicos de toxicidade, peso corporal, consumo hídrico e alimentar. Ao final, terão sua atividade locomotora testada e o sangue heparinizado coletado por punção cardíaca após anestesia por isoflurano para dosagem de marcadores de dano hepático (transaminases) e renal (ureia).
2) Triagem de atividade do tipo antidepressiva: Os animais serão tratados com uma dose de 50 mg/kg dos sais (via oral) ou com controle positivo (fluoxetina, 20 mg/kg, via intraperitoneal) e, após 30 min, serão submetidos ao TSC. O teste do nado forçado (TNF) será empregado em um experimento dose-resposta afim de fornecer dados mais robustos acerca da efetividade do composto. O composto de maior eficácia será selecionado para o seguimento do projeto. A atividade do tipo antidepressiva deste composto selecionado será caracterizada através de curvas de dose-resposta (10, 50 e 100 mg/kg) e tempo-resposta (30, 60 e 120 min) no TSC. O TCA será sempre realizado imediatamente antes do TSC ou TNF. O tecido cerebral será removido para dosagem da atividade da enzima monoamina oxidase A e B em hipocampo e córtex cerebral.
3) Estudos de mecanismo de ação: será investigado o envolvimento do sistema serotoninérgico na ação do tipo antidepressiva do sal selecionado. Para isso, serão utilizadas ferramentas farmacológicas seguidas de avaliação comportamental, a exemplo do emprego de antagonistas de receptores serotoninérgicos para verificar a ausência ou presença de bloqueio dos efeitos de uma dose efetiva do composto estudado, e um esquema de coadministração com uma dose subefetiva serotoninérgica para estudo de possíveis efeitos sinérgicos. Para isso, os animais serão tratados com WAY100635 (0,1 mg/kg, s.c., antagonista seletivo do receptor 5-HT1A), cetanserina (1 mg/kg, i.p., antagonista não seletivo de receptores 5-HT2A/2C) ou GR113808 (0,1 mg/kg, i.p., antagonista não seletivo de receptores 5-HT4) ou veículo. Após 15 min, receberão uma dose efetiva do composto ou veículo. Transcorridos 30 min da administração do composto, os animais serão avaliados no TSC. Nós também investigaremos a possível interação entre administrações de doses subefetivas do composto selecionado (a ser determinada) e fluoxetina (5 mg/kg) (Gall et al. 2020). Para esta proposta, os animais receberão fluoxetina ou veículo, e após 10 min receberão o composto, ambos em doses que não produzem efeito por si só. O possível efeito sinergístico será avaliado após 30 min da administração do composto no TSC. Estudos in silico serão realizados para fortalecer as hipóteses sobre mecanismos de ação serotoninérgicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este projeto indicar uma nova molécula com potencial antidepressivo e analisar seu envolvimento com o sistema serotoninérgico em camundongos. É desejado confirmar a baixa toxicidade do composto para que o mesmo possa vir a constituir uma futura alternativa terapêutica para a depressão.
Por fim, espera-se contribuir na geração e difusão de conhecimento científico na área, envolvendo alunos de pós-graduação e iniciação científica, impactando nos indicadores de qualidade do PPBBio e da UFPEL.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRIÉLI SIEMIONKO LACERDA
CESAR AUGUSTO BRUNING1
CRISTIANI FOLHARINI BORTOLATTO2
DIANER NÖRNBERG STRELOW
LARISSA SANDER MAGALHÃES
LETÍCIA DEVANTIER KRÜGER
MARIANA PARRON PAIM

Página gerada em 18/04/2024 19:37:46 (consulta levou 0.158837s)