Nome do Projeto
Projeto de Avaliação e Sistematização de Sistemas Automáticos
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2022 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Nos últimos anos as máquinas e equipamentos de forma geral, mas principalmente os sistemas mobil na área de máquinas agrícolas, têm aumentado o nível de automação e controle e incorporado componentes de diferentes tecnologias. Isso faz com que cresça a preocupação das equipes de projeto em relação a avaliação do desempenho e do controle de posição, força e velocidade, assim como garantir a confiabilidade e a mantenabilidade dos sistemas automáticos. Além disso, a alta competitividade do mercado exige produtos confiáveis, de qualidade, com alta produtividade e baixo custo. Quanto maior o nível de automação, maior a necessidade de avaliação e controle dos parâmetros de projeto destes sistemas. A avaliação funcional de sistemas pneumáticos, eletropneumáticos e pneutrônicos e a análise dos sistemas hidráulicos de controle de posição, força e velocidade são fundamentais que sejam tratadas durante as fases iniciais do processo de projeto de sistemas automáticos. Assim como os parâmetros de confiabilidade e mantenabilidade destes sistemas. Neste contexto, o presente projeto propõe o desenvolvimento de uma sistemática para o desenvolvimento de sistemas de análise e avaliação de sistemas hidráulicos e pneumáticos aplicadas para solução de projetos de sistemas automáticos para equipamentos móbil, principalmente na área de máquinas agrícolas.

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma sistemática de análise e avaliação de sistemas automáticos centrados nas tecnologias de acionamentos hidráulicos e pneumáticos. Esta sistemática será baseada nas etapas das fases de projeto conceitual e preliminar processo de desenvolvimento de produto. Além disso, o foco principal de análise em sistemas Pneumáticos será na avaliação das diferentes tecnologias empregadas juntamente com a Pneumática, tais como a elétrica, eletrônica e a computacional. Em sistemas hidráulicos o foco das análises será nos sistemas de controles hidráulicos, tais como SCHP – Sistemas de Controle Hidráulico de Posição, SCHF – Sistemas de Controle Hidráulico de Posição e SCHV – Sistemas de Controle Hidráulico de Velocidade.

Justificativa

As tomadas de decisões em projetos de sistemas automáticos devem serem tomadas nas fases iniciais do processo de projeto do produto, principalmente nas etapas de análise dos princípios de decisões tecnológicos. As ferramentas mas adequadas para analisar o sistema ainda nas fases iniciais de projeto são ao modelos funcionais/estruturas e comportamentais, os quais em sistemas hidráulicos e pneumáticos são representados por circuitos e diagramas.
No entanto os circuitos pneumáticos, hidráulicos, elétricos e eletrônicos, embora apresentam semelhanças em seus conceitos e estruturas, necessitam de análise de suas interações, geralmente por meio de diagramas comportamentais que representam os estados dos sistema automáticos independentes da tecnologia utilizada. Desta forma, a sistematização do processo de análise do projeto de sistemas automáticos é fundamental para o projeto de sistemas mais competitivos, confiáveis, de qualidade e menor custo.

Metodologia

A metodologia de desenvolvimento deste projeto será baseado na seguinte metodologia.

Revisão bibliográfica do Processo de Desenvolvimento de Produto e Sistemas Automáticos;
Estado da arte de Sistemas Automáticos e Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos;
Análise e avaliação de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
Implementação de experimentos de circuitos Hidráulicos e Pneumáticos e em bancada didática;
Avaliação de dados dos experimentos;
Proposição de sistemática de análise de projeto;
Publicação de resultados.

Indicadores, Metas e Resultados

A partir da metodologia utilizada espera-se atingir os seguintes resultados:

Avaliar o desempenho de sistemas de controles hidráulicos;
Avaliar o desempenho de sistemas Pneumáticos, eletropneumáticos e pneutrônicos;
Desenvolver uma sistemática de análise de funcional para sistemas automáticos com acionamento de sistemas hidráulicos e pneumáticos;
Desenvolver uma sistemática para definição de concepção de sistemas automáticos com acionamentos hidráulicos e pneumáticos;
Contribuir na sistematização na metodologia de projeto de sistemas automáticos;

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDENILTON TEIXEIRA NUNES
GILSON SIMOES PORCIUNCULA2
JOAB TAVARES FAGUNDES
MAIK CONCEICAO DIAS

Página gerada em 28/03/2024 08:25:03 (consulta levou 0.125683s)