Nome do Projeto
Aprendizado para a escrita de artigos científicos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/09/2022 - 16/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Os artigos científicos e relatórios, entre outros, são uma das maneiras pelas quais os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa são divulgados para comunidade cientifica. No entanto, escrever um artigo científico geralmente é uma tarefa árdua e difícil, porque na maioria das vezes os alunos não tem o conhecimento necessário para estruturar o artigo, buscar referencias em base de dados confiáveis, e torná-lo atraente para o futuro leitor. Bem como, buscar uma revista que tenha um escopo no qual seu artigo se enquadra. Os artigos científicos e relatórios, entre outros, são uma das maneiras pelas quais os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa são divulgados para comunidade cientifica. No entanto, escrever um artigo científico geralmente é uma tarefa árdua e difícil, porque na maioria das vezes os alunos não tem o conhecimento necessário para estruturar o artigo, buscar referencias em base de dados confiáveis, e torná-lo atraente para o futuro leitor, bem como, buscar uma revista que tenha um escopo no qual seu artigo se enquadra.
Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo mostrar ao aluno como elaborar um artigo científico. Para tal, será abordado: o por quê e onde publicar seu artigo; como escrever uma boa introdução; como escrever a seção material e métodos; como escrever e apresentar os resultados e discussão; como elaborar figuras, tabelas, esquemas e gráficos; como escrever um resumo eficiente; como escrever um bom título; como não cometer plágio: aprendendo a parafrasear. Além disso, será abordado a ética em pesquisa científica; bancos de dados; gerenciador de referências bibliográficas e elaboração do currículo lattes.
Objetivo Geral
O curso tem por objetivo ensinar a elaborar um artigo científico com conhecimentos da prática, banco de dados e tramites de artigos.
Justificativa
Pela dificuldade devido ao pouco ou nenhum embasamento que os alunos têm em escrever artigos científicos, o presente projeto irá abordar algumas ferramentas, aplicativos e metodologias que facilitem a elaboração do artigo
Metodologia
Curso de ensino de metodologia de escrita cientifica desenvolvido em 8 semanas – 1 encontro semanal de 4 horas totalizando 32 horas.
Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas empregando quadro branco, apresentação em slides e práticas em ambiente laboratorial com acesso aos plataformas de busca. Será também utilizado o ambiente de aprendizagem virtual e-projeto.
Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas empregando quadro branco, apresentação em slides e práticas em ambiente laboratorial com acesso aos plataformas de busca. Será também utilizado o ambiente de aprendizagem virtual e-projeto.
Indicadores, Metas e Resultados
A realização das atividades nos prazos estabelecidos serão os indicadores e metas respectivamente.
Além disso, será elaborado um formulário de avaliação do curso como indicador.
Como resultados, espera-se que os alunos absorvam os conhecimentos transmitidos ao longo do curso, e possam colocá-los em prática.
Além disso, será elaborado um formulário de avaliação do curso como indicador.
Como resultados, espera-se que os alunos absorvam os conhecimentos transmitidos ao longo do curso, e possam colocá-los em prática.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIEL PORTO DIAS | |||
| AMANDA APARECIDA GOMES | |||
| AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA | 2 | ||
| ANA CRISTINA DUARTE DUARTE | |||
| ANDRE DEL TETTO MINERVINO VIEIRA | |||
| ANNA BEATRIZ GOMES TETZNER | |||
| ARTHUR WEIRICH | |||
| Alessandra Borges de Fraga | |||
| CAMILA MONTEIRO CHOLANT | |||
| CAMILA MONTEIRO CHOLANT | 13 | ||
| CAMILA PRIETTO VILLANOVA | |||
| CARLOS GUSTAVO FORTES ETCHEPARE | |||
| Cleusa Monteiro Torres | |||
| DANIELE SILVEIRA DA ROSA | |||
| DEBORA DUARTE MARCHESAN | |||
| EDUARDO GOMES DE FREITAS | |||
| EMILY ALVES DOS SANTOS | |||
| ERIKA VASQUES SCHNEIDER | |||
| GABRIEL VELASQUES OERTEL | |||
| Glenda de Moraes de Souza | |||
| Huandel Siqueira das Neves | |||
| Igor Schäfer | |||
| JESSICA PARKER LEITZKE | |||
| JORDANA FANTINEL AZAMBUJA | |||
| KAILANY BRIGNOL MARCHESAN | |||
| LAURA DE AVILA JAIME | |||
| LEONARDO REIXACH LIMA | |||
| LUANA USZACKI KRÜGER | |||
| LUCAS FERREIRA DO NASCIMENTO | |||
| LUCAS MINGHINI GONÇALVES | |||
| LUIZA PRATES DOS SANTOS | |||
| Larissa Fonseca da Silveira | |||
| MARCELO NASCIMENTO BEZERRA | |||
| MARCO PAULSEN RODRIGUES | |||
| MAURICIO ALVES RAMOS | |||
| RAFAELA MOREIRA JAVIER LEMOS | |||
| RENATA MORENO BUENO | |||
| SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA | |||
| SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA | |||
| VALDINEA OZAIRES DE SOUZA | |||
| ÁVILA FERREIRA DE SOUSA | |||
| ÉRICA DA COSTA CAMPOS |