Nome do Projeto
Aprendizado para a escrita de artigos científicos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
16/09/2022 - 16/03/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Os artigos científicos e relatórios, entre outros, são uma das maneiras pelas quais os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa são divulgados para comunidade cientifica. No entanto, escrever um artigo científico geralmente é uma tarefa árdua e difícil, porque na maioria das vezes os alunos não tem o conhecimento necessário para estruturar o artigo, buscar referencias em base de dados confiáveis, e torná-lo atraente para o futuro leitor. Bem como, buscar uma revista que tenha um escopo no qual seu artigo se enquadra. Os artigos científicos e relatórios, entre outros, são uma das maneiras pelas quais os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa são divulgados para comunidade cientifica. No entanto, escrever um artigo científico geralmente é uma tarefa árdua e difícil, porque na maioria das vezes os alunos não tem o conhecimento necessário para estruturar o artigo, buscar referencias em base de dados confiáveis, e torná-lo atraente para o futuro leitor, bem como, buscar uma revista que tenha um escopo no qual seu artigo se enquadra. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo mostrar ao aluno como elaborar um artigo científico. Para tal, será abordado: o por quê e onde publicar seu artigo; como escrever uma boa introdução; como escrever a seção material e métodos; como escrever e apresentar os resultados e discussão; como elaborar figuras, tabelas, esquemas e gráficos; como escrever um resumo eficiente; como escrever um bom título; como não cometer plágio: aprendendo a parafrasear. Além disso, será abordado a ética em pesquisa científica; bancos de dados; gerenciador de referências bibliográficas e elaboração do currículo lattes.

Objetivo Geral

O curso tem por objetivo ensinar a elaborar um artigo científico com conhecimentos da prática, banco de dados e tramites de artigos.

Justificativa

Pela dificuldade devido ao pouco ou nenhum embasamento que os alunos têm em escrever artigos científicos, o presente projeto irá abordar algumas ferramentas, aplicativos e metodologias que facilitem a elaboração do artigo

Metodologia

Curso de ensino de metodologia de escrita cientifica desenvolvido em 8 semanas – 1 encontro semanal de 4 horas totalizando 32 horas.
Serão utilizadas aulas expositivo-dialogadas empregando quadro branco, apresentação em slides e práticas em ambiente laboratorial com acesso aos plataformas de busca. Será também utilizado o ambiente de aprendizagem virtual e-projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

A realização das atividades nos prazos estabelecidos serão os indicadores e metas respectivamente.
Além disso, será elaborado um formulário de avaliação do curso como indicador.
Como resultados, espera-se que os alunos absorvam os conhecimentos transmitidos ao longo do curso, e possam colocá-los em prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA APARECIDA GOMES
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRA2
ANA CRISTINA DUARTE DUARTE
ANDRE DEL TETTO MINERVINO VIEIRA
ANNA BEATRIZ GOMES TETZNER
ARTHUR WEIRICH
AVILA FERREIRA DE SOUSA
Adriel Porto Dias
Alessandra Borges de Fraga
CAMILA MONTEIRO CHOLANT
CAMILA MONTEIRO CHOLANT13
CAMILA PRIETTO VILLANOVA
CARLOS GUSTAVO FORTES ETCHEPARE
Cleusa Monteiro Torres
DANIELE SILVEIRA DA ROSA
DEBORA DUARTE MARCHESAN
EDUARDO GOMES DE FREITAS
EMILY ALVES DOS SANTOS
ERIKA VASQUES SCHNEIDER
GABRIEL VELASQUES OERTEL
Glenda de Moraes de Souza
Huandel Siqueira das Neves
Igor Schäfer
JORDANA FANTINEL AZAMBUJA
Jéssica Parker Leitzke
KAILANY BRIGNOL MARCHESAN
LAURA DE AVILA JAIME
LEONARDO REIXACH LIMA
LUANA USZACKI KRÜGER
LUCAS FERREIRA DO NASCIMENTO
LUCAS MINGHINI GONÇALVES
Larissa Fonseca da Silveira
Luiza Prates dos Santos
MARCELO NASCIMENTO BEZERRA
MARCO PAULSEN RODRIGUES
MAURICIO ALVES RAMOS
RAFAELA MOREIRA JAVIER LEMOS
RENATA MORENO BUENO
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA
SILVIA HELENA FUENTES DA SILVA
VALDINEA OZAIRES DE SOUZA
ÉRICA DA COSTA CAMPOS

Página gerada em 25/04/2024 08:50:45 (consulta levou 0.182807s)