Nome do Projeto
Diagnóstico e Controle de Brucelose dos Animais em Municípios da Zona Sul do Rio Grande do Sul
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
23/05/2022 - 31/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Endemias e epidemias
Resumo
As doenças infecciosas dos animais domésticos causam grandes prejuízos econômicos a produção levando os produtores a perder produtividade, além de reduzir o ganho de peso, a produção de leite, produzir abortos, infertilidade e morte dos animais. Algumas doenças como a brucelose podem ser transmitidas dos animais para o homem por contato direto ou através do leite e carne causando enfermidade nas pessoas e levando não raras vezes ao óbito. O objetivo das atividades de extensão é de diagnosticar e controlar doenças de animais domésticos e zoonoses como a brucelose em municípios da região sul do Rio Grande do Sul. O resultado deverá ser a redução da incidência da doença infecciosa e zoonótica em propriedades rurais na região sul do RS, melhorando a saúde dos animais e a produtividade das propriedades. Também evitar a ocorrência da zoonoses, brucelose em pessoas que vivem em comunidades rurais de municípios da região sul do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

Diagnosticar e controlar a brucelose em municípios da região sul do Rio Grande do Sul
Formar profissionais veterinários comprometidos com a saúde pública, e com capacidade de diagnosticar e controlar a brucelose em comunidades rurais

Justificativa

As doenças infecciosas dos animais domésticos causam grandes prejuízos econômicos a produção levando os produtores a gastar com tratamento dos animais, além de reduzir o ganho de peso, a produção de leite, produzir abortos, infertilidade e morte dos animais. Algumas doenças como a brucelose, podem ser transmitidas dos animais para o homem por contato direto ou através do leite e carne causando enfermidade nas pessoas e levando não raras vezes ao óbito.

Metodologia

Serão realizadas por demanda e por amostragem visitas as propriedades rurais e assentamentos rurais onde se coletará sangue, leite, secreções dos animais para diagnosticar a enfermidade. Também por amostras de tecidos animais, fetos abortados, secreções dos animais mortos que chegam ao laboratório de diferentes regiões por veterinários e produtores para diagnóstico. No Laboratório de Doenças Infecciosas da Faculdade de Veterinária os animais e as amostras de material coletadas como sangue, secreções, glândulas, tecidos infectados serão analisadas realizando os testes para diagnóstico. No laboratório serão isolados em meios de cultura como ágar sangue, meio MacConkey, meio brucella entre outros meios, para isolamento e identificação bioquímica. Os resultados serão informados aos produtores e as autoridades sanitárias. Juntamente com os produtores e as comunidades serão discutidas as melhores medidas a serem adotadas para o controle e erradicação, sempre respeitando a legislação vigente no que tange a essa enfermidade zoonótica. Junto com os produtores e as comunidades se avaliará se as medidas adotadas estão produzindo resultados e caso não estejam quais outros mecanismos podem ser adotados.

Indicadores, Metas e Resultados

Coletar ao menos 50 amostras de sangue por ano
Coletar ao menos 50 amostras de leite e secreções vaginais ao ano
Realizar diagnóstico de brucelose em ao menos 30 amostras de fetos abortados e restos pracentários que chegam ao laboratório ao ano
Realizar visitas ao menos em 20 propriedades rurais ao ano

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATIA SINARIA LUIZA MARQUES MACHUCA VOIGT
ELIZANIA CARVALHO DA COSTA
GABRIEL DA SILVA ZANI
JAQUELINE DOS SANTOS MATOS
JOAO LUIZ ZANI16
Patrícia da Costa Ferreira4
RENATA COSTA SCHRAMM4
SILVIA REGINA LEAL LADEIRA4
TIAGO FELIPE BARBOSA MOREIRA

Página gerada em 19/04/2024 19:54:58 (consulta levou 0.162465s)