Nome do Projeto
Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados paliativos (LACP) foi instituída na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no ano de 2014 com um total de nove alunos do curso de medicina. Hoje os membros atuantes correspondem a um total de 25 estudantes de todos os cursos da saúde ofertados pela UFPel (medicina, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, terapia ocupacional e farmácia). A seleção foi mediante prova escrita, dissertativa e objetiva, de conhecimento básico e específico sobre cuidados paliativos. O objetivo principal da LACP é a busca pela complementação do déficit curricular dos cursos da área da saúde da UFPel, estimulando a discussão do tema, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto da sociedade leiga, contribuindo para uma formação mais abrangente, voltada para o cuidado do indivíduo em todas as suas dimensões (físico, mental, social e espiritual), dentro do modelo biopsicossocial de ensino. Como objetivos específicos temos a busca pelo entrosamento dos cursos da área da saúde para melhorar as discussões do tema e casos clínicos entre profissionais e alunos visando oferecer conhecimento específico sobre cuidados paliativos e proporcionar melhor qualidade, futura, no atendimento do paciente em condições paliativas além de promover o contato direto dos acadêmicos com os pacientes por meio de estágios nos serviços e programas oferecidos pelo Hospital Escola desta universidade (HE/UFPel) em âmbito hospitalar (consultoria em cuidados paliativos) e domiciliar (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar – PIDI), além da Unidade Cuidativa e futuro Hospice de Pelotas. A produção científica também está entre os objetivos abrangentes da LACP onde visa estimular, dentro da graduação, o interesse em pesquisas bem como a formulação de artigos, resumos e revisões acerca do tema. Entre as atividades já executadas pela LACP, temos 2 Congressos de âmbito Internacional (II Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul e VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos), Jornadas Acadêmicas, Campanhas como o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, Brechós Solidários, Campanha Adote Uma Cadeira, além dos encontros semanais, com aulas, discussão de artigos, discussão de casos clínicos e documentários. Participaram na organização do III Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, além da realização de um Workshop sobre Comunicação de Más Notícias.

Objetivo Geral

Participar do atendimento de pacientes e familiares em cuidados paliativos na rede de atenção em saúde, articulando a construção de vínculos da academia com a comunidade sobre o tema em diferentes cenários assistenciais.

Justificativa

A formação da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos busca suprir um déficit do currículo dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Pelotas, estimular a discussão do tema, tanto dentro da comunidade acadêmica quanto da sociedade leiga, contribuindo para uma formação mais abrangente, voltada para o cuidado do indivíduo em todas as suas dimensões, dentro do modelo biopsicossocial de ensino.

Metodologia

Reuniões semanais entre os integrantes da Liga abordando a discussão de textos científicos e casos sobre o tema de cuidados paliativos e também para o planejamento de ações acerca da temática, como colaboração em eventos eventos científicos, participação em projetos de pesquisa e cuidado à comunidade vinculada ao Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), Equipes de Melhor em Casa, Ambulatório de Cuidados Paliativos, Consultoria Hospitalar de Cuidados Paliativos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. É constituída como associação civil, científica livre, de duração indeterminada, sem fins lucrativos, como sede na Laneira - UFPel. Poderão integrar a liga estudantes matriculados em qualquer semestre dos cursos da área da saúde da UFPel. São ofertadas 25 vagas. Os membros selecionados por meio de prova escrita e entrevista. A direção da liga é formada por Presidente e Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretos de Ensino, Diretor de Pesquisa, Diretor de Extensão e coordenador. É exigido um mínimo de 75% de presença nas atividades da liga para a permanência do estudante nesse grupo.

Indicadores, Metas e Resultados

INDICADOR 1: Proporção de materiais utilizados no período de um ano para estudar cuidados paliativos.
META 1: Esclarecer dúvidas e trocar informações por meio de encontros e discussão de textos científicos e casos de cuidados paliativos.
RESULTADO ESPERADO 1: almeja-se que por meio dos encontros os participantes se aprofundem no tema cuidados paliativos.
INDICADOR 2: Proporção de ações desenvolvidas pela Liga no período de um ano.
META 2: Desenvolver ações para a comunidade vincula aos Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Escola.
RESULTADO ESPERADO 2: Promoção de vínculo entre estudante e pacientes e familiares, aproximando-os da prática de cuidados paliativos e ofertando ações para a comunidade.
INDICADOR 3: Proporção de produção científica desenvolvida pela Liga no período de um ano.
META 3: Participar de pesquisas e realizar produção científica sobre o tema.
RESULTADO ESPERADO 3: Proporcionar aos integrantes da Liga maior contato com a atividade científica sobre cuidados paliativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIÉLI TIMM OLIVEIRA
ALESSANDRA ANTUNES
AMANDA DA SILVEIRA NADAL
ANGELITA TESSMER DA ROSA
CAMILA DOS SANTOS LEITE
CLAUDIA LETICIA DA ROSA DIAS
DAIANE PHILIPPSEN MADERS
DIENIFER DA SILVA GARCIA
FABRIZIA BORGES DUARTE
GABRIELA QUEVEDO DALLMANN
GIOVANI DE SOUZA BARBOSA
ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA ARRIEIRA
ISABELA OLIVEIRA DE MIRANDA
ISADORA VIJALVA RODRIGUES
JULIETA MARIA CARRICONDE FRIPP4
JÉSSIKA DOS SANTOS GARCIA
LETICIA SOARES NUNES DUARTE
LIVIA SARAIVA CARRICONDE
MARIA VICTORIA MOTTA DA COSTA
MARIANA DA CUNHA AIRES
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI
RAFAELA DOS PASSOS MÜLLER
VITORIA DA SILVA JESKE

Página gerada em 16/10/2021 12:17:12 (consulta levou 0.103689s)