Nome do Projeto
Efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico: ensaio clínico controlado
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
02/09/2022 - 31/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O câncer de pulmão é a neoplasia maligna mais frequentemente diagnosticada em todo o mundo e a principal causa de mortes relacionadas a tumores. As suas modalidades terapêuticas podem causar severos efeitos colaterais ao paciente oncológico, incluindo complicações bucais. Doenças periodontais pré-existentes podem se agravar ou também afetar o resultado do tratamento antineoplásico, levando a complicações locais e sistêmicas e diminuindo a qualidade de vida relacionada com a saúde bucal. Apesar das associações entre o câncer de pulmão e a periodontite, a literatura ainda é escassa sobre a resposta destes indivíduos ao tratamento periodontal. Diante disso, o objetivo do presente estudo é avaliar e comparar os efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico e em pacientes sem câncer. Um total de 66 pacientes com periodontite serão incluídos neste estudo, sendo 33 pacientes em com tumor primário de pulmão e em tratamento e 33 pacientes sem o histórico de diagnóstico de câncer. Os grupos serão pareados para sexo, idade (±3 anos) e exposição ao fumo (não fumantes, ex-fumantes e fumantes). Os pacientes serão avaliados clinicamente na primeira consulta, e os seguintes parâmetros periodontais serão registrados: índice de placa visível, índice de sangramento gengival, profundidade de sondagem, perda de inserção clínica e sangramento à sondagem. Logo após, serão submetidos a terapia periodontal não cirúrgica por meio de raspagem e alisamento radicular. Os parâmetros periodontais serão registrados novamente aos 45 dias e 180 dias após o tratamento. Ainda, dados sociodemográficos, de saúde geral e avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde bucal (OHIP-14) também serão coletados. Os dados obtidos serão tabulados e submetidos à análise estatística, considerando o nível de significância de 5%.

Objetivo Geral

Avaliar e comparar os efeitos da terapia periodontal não cirúrgica em pacientes com câncer de pulmão em tratamento oncológico e em pacientes sem câncer.

Justificativa

Este estudo justifica-se pela importância do controle da saúde periodontal em pacientes submetidos ao tratamento oncológico. Sabendo que é frequente o acometimento da cavidade bucal por efeitos colaterais concomitantes às terapias antineoplásicas, torna-se importante reconhecer possíveis variações da resposta à terapia periodontal não cirúrgica nesta população, quando comparada à resposta de pacientes sem câncer.

Metodologia

3.1 Delineamento do estudo: Este estudo caracteriza-se como um ensaio clínico controlado e será desenvolvido no Serviço de Oncologia da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Centro De Radioterapia e Oncologia (CERON) da Santa Casa de Misericórdia e na Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel, todos localizados na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. A amostra será composta por 66 pacientes adultos com periodontite. Desses, 33 pacientes em tratamento para o câncer de pulmão e 33 pacientes sem o histórico de diagnóstico de câncer. Os grupos serão pareados para sexo, idade (±3 anos) e exposição ao fumo (não fumantes, ex-fumantes e fumantes). Estipula-se que o experimento compreenderá o período de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2024. Resumidamente, serão realizados: entrevista dialogada, aplicação do questionário para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde bucal (OHIP-14), avaliação dos parâmetros periodontais, antes e depois da terapia periodontal não cirúrgica, em cada participante do estudo. Informações clínicas dos pacientes com câncer de pulmão como o tipo de tumor, tempo de diagnóstico anatomopatológico, tratamentos implementados (cirúrgico, medicamentoso ou radioterápico), estadiamento, protocolo antineoplásico, duração do tratamento, medicamentos de uso contínuo e outras doenças sistêmicas serão obtidos a partir dos prontuários médicos.
3.2 Aspectos éticos: Esse projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Odontologia da UFPel e ao CEP da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Apenas após a aprovação nos CEPs, o ensaio clínico será iniciado. Todas as pessoas convidadas a participar do estudo serão informadas sobre seus objetivos, riscos e benefícios. Em caso de aceite, receberão um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE – Apêndice A), o qual deverá ser lido e assinado pelo paciente, comprovando que o mesmo concorda e consente com sua participação na pesquisa.
3.3 População do estudo, critérios de inclusão e exclusão: Serão incluídos pacientes diagnosticados com periodontite sem discriminação de grau e estadiamento, de acordo com os critérios para Classificação das Doenças e Condições Periodontais estabelecidos no último Workshop da Academia Americana de Periodontia e Federação Europeia de Periodontia (CATON et al., 2018). Para os pacientes com câncer, além dos critérios já mencionados, serão utilizados os seguintes critérios de inclusão:
1- Possuir diagnóstico de câncer de pulmão como tumor primário em seus diferentes subtipos;
2- Estar em tratamento oncológico no Setor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed / UFPel) ou no Centro De Radioterapia e Oncologia (CERON) da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Não serão utilizadas restrições quanto ao estadiamento do tumor.
Os critérios para exclusão dos participantes no estudo serão os seguintes:
1- Ter menos de 18 anos;
2- Desdentados totais ou com menos de 8 dentes permanentes em boca;
3- Pacientes com doenças sistêmicas não compensadas (diabetes, cardiopatias, discrasias sanguíneas, dislipidemias, doenças imunológicas);
4- Pacientes gestantes ou lactantes;
5- Pacientes em tratamento ortodôntico;
6- Pacientes usuários de drogas ilícitas;
7- Pacientes usuários de medicamentos que podem causar hiperplasia gengival medicamentosa, como antiepiléticos (fenitoína), bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e imunossupressores (ciclosporina).
8- Ter realizado tratamento periodontal ou utilizado antibióticos nos últimos 3 meses.
3.4 Cálculo amostral: A estimativa do tamanho da amostra foi baseada em estudo clínico prévio, que avaliou o efeito clínico da terapia periodontal não cirúrgica de pacientes com câncer de mama e periodontite (VILLAFUERTE et al., 2021). Foram utilizados os valores de média e desvio padrão de redução de profundidade de sondagem (PS) de 2,83 mm ± 0,82 mm em pacientes sem câncer e média e desvio padrão de redução de PS de 2,17 mm ± 0,99 mm em pacientes com câncer de mama em tratamento oncológico. Ainda, foi considerado um poder de 80%, a um nível de significância de 5%, resultando em um tamanho amostral de 30 participantes em cada grupo. Considerando possíveis perdas e recusas, foi acrescentado 10% na amostra, totalizando 66 participantes.
3.5Coleta de dados - 3.5.1Entrevista dialogada e aplicação do questionário: Os pacientes incluídos no estudo passarão por uma entrevista dialogada face-a-face, realizada por um examinador treinado. Serão coletados dados sociodemográficos, como idade, sexo, cor da pele, estado civil, renda e nível de escolaridade (Apêndice B). O prontuário médico de cada paciente será solicitado e analisado, a fim de se obter informações como o tipo de tumor, tempo do diagnóstico anatomopatológico do mesmo, tratamentos implementados (cirúrgico, medicamentoso ou radioterápico), estadiamento, protocolo quimioterápico/radioterápico, duração da quimioterapia/radioterapia, medicamentos de uso contínuo e outras doenças sistêmicas (Apêndice B). O formulário resumido para avaliação do Perfil de Impacto da Saúde Oral será aplicado no momento da inclusão dos pacientes na pesquisa.
3.5.1.1Qualidade de vida relacionada com a saúde bucal: A qualidade de vida relacionada com a saúde bucal (QVRSB) será medida usando o formulário resumido do Perfil de Impacto da Saúde Oral (Oral Health Impact Profile - OHIP-14) validado para o português (DE OLIVEIRA; NADANOVSKY, 2005) (ANEXO A). Esta versão integra duas perguntas para cada uma das sete dimensões: Limitação funcional, Dor física, Desconforto Psicológico, Incapacidade física, Incapacidade psicológica, Incapacidade social e Desvantagem (SLADE, 1997). A partir da frequência estabelecida para cada um dos problemas em um período de referência (12 meses), cada um dos itens será classificado em uma escala ordinal de 5 pontos (nunca = 0, raramente = 1, poucas vezes = 2, algumas vezes = 3 e quase sempre = 4).
Para obtenção da pontuação final no OHIP-14 será utilizado o método aditivo, por permitir aferir a gravidade do impacto, sendo que pontuações maiores indicam uma QVRSB mais pobre (SLADE, 1997). O questionário OHIP-14 será aplicado ao primeiro contato (consulta inicial - T0), previamente à terapia periodontal, e aos 180 dias após a terapia periodontal não cirúrgica (T2) para ambos os grupos experimentais.
3.5.2Exame clínico periodontal: O exame clínico periodontal será realizado em cadeira odontológica, por um pesquisador treinado e calibrado, e registrado por um auxiliar, em ficha específica com periograma (Apêndice C). Os parâmetros clínicos periodontais serão avaliados em seis sítios de todos os dentes naturais presentes em boca: mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-palatino/lingual, palatino/lingual e disto-palatino/lingual. Os seguintes parâmetros serão incluídos no exame clínico periodontal: Índice de Placa Visível; Índice de Sangramento Gengival; Profundidade de Sondagem; Sangramento à Sondagem;Perda de Inserção Clínica. Os exames clínicos periodontais serão realizados na consulta inicial (T0), aos 45 dias (T1) e aos 180 dias (T2) após a terapia periodontal não cirúrgica, com o objetivo de avaliar a condição periodontal dos pacientes.
3.5.2.1 Diagnóstico periodontal: Após o exame clínico periodontal, os pacientes serão diagnosticados conforme a Classificação das Doenças e Condições Periodontais, proposta em 2017 pela Academia Americana de Periodontia e pela Federação Europeia de Periodontia (CATON et al., 2018).
3.5.3 Terapia periodontal não cirúrgica: No início do tratamento, os pacientes receberão instruções de higiene bucal com auxílio de macromodelos odontológicos, escova multicerdas, fio dental e/ou escova interdental. Após a abordagem inicial, os pacientes passarão pela terapia periodontal não cirúrgica (TPNC).
3.6 Análise dos resultados: Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística para verificar a ocorrência da hipótese de superioridade testada neste estudo. A redução da profundidade de sondagem será definida como o desfecho primário do presente estudo. As alterações nos demais parâmetros periodontais e na qualidade de vida relacionada com a saúde bucal serão consideradas os desfechos secundários. A normalidade dos dados será analisada por meio do teste de Shapiro-Wilk, e os grupos serão comparados por meio do teste-t para amostras independentes, diante de uma distribuição paramétrica, ou pelo teste de Mann-Whitney caso seja observada uma distribuição não paramétrica. Análises independentes serão realizadas, para comparar os grupos, na consulta inicial (T0), após 45 (T1) e 180 dias (T2). Para todos os testes, o indivíduo será a unidade de análise, e um nível de significância de 5% será adotado. Os dados serão analisados utilizando-se o programa de computador SPSS Statistics, versão 20.0 (SPSS Inc., Chicago, IL, EUA).

Indicadores, Metas e Resultados

A hipótese de trabalho do presente projeto de pesquisa é a de que pacientes com câncer de pulmão e periodontite apresentem piores condições periodontais e resposta à terapia periodontal não cirúrgica, assim como piores escores de qualidade de vida relacionada com a saúde bucal quando comparados a pacientes sem o diagnóstico de câncer e com periodontite. A hipótese nula é a de que não haja diferenças significativas nos parâmetros periodontais da resposta à terapia periodontal não cirúrgica e nos escores de qualidade de vida relacionada com a saúde bucal previamente e após a terapia periodontal entre pacientes com ou sem câncer de pulmão e periodontite.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCISCO WILKER MUSTAFA GOMES MUNIZ1
Humberto Alexander Baca Juarez
JULIA SILVA GOMES DE ARAUJO
JULIANA DOS SANTOS FEIJO
NATALIA MARCUMINI POLA2
TACIANE MENEZES DA SILVEIRA

Página gerada em 28/04/2024 19:57:59 (consulta levou 0.143549s)