Nome do Projeto
Atendimentos Psicológicos Suplementares no Serviço-Escola de Psicologia
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
19/06/2022 - 19/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Projeto abarcando atividades de atendimento psicológica realizada por discentes extensionistas, mediante supervisão/orientação semanal de psicólogos/professores-psicólogos, para a comunidade de Pelotas. Abrange o atendimento de discentes de fim de curso que estejam cursando ou tenham cursado os estágios de Psicologia e Processos Clínicos I e II. Além dos atendimentos discentes, estão previstos atendimentos clínicos pela própria equipe técnica de psicólogos do Serviço-Escola de Psicologia (SEP), em circunstâncias específicas, desde que gerem estudos de caso, atendimentos acompanhados, gravações ou outros produtos didáticos a serem utilizados junto com os/as discentes.

Objetivo Geral

Expandir a capacidade de atendimento de discentes e do Serviço-Escola de Psicologia do Curso de Graduação de Psicologia, aumentando:
1) a oferta de serviços à comunidade;
2) o exercício das habilidades clínicas dos/das discentes;
3) a continuidade dos atendimentos nos períodos não letivos em que os/as estagiárias não estão ligadas a uma disciplina;
4) as oportunidades de desenvolver horas de extensão para discentes do curso; e
5) as atividades dos psicólogos do SEP sem perder de vista o foco na formação discente e no Curso de Psicologia.

Justificativa

Há necessidade de dar continuidade aos atendimentos psicológicos realizados no SEP, em períodos não letivos, depois de concluídos os estágios de discentes ainda não formados/formadas. Ficam contempladas, também, as circunstâncias em que discentes têm disponibilidade e condições de realizar maior carga horária do que o previsto para estágios, as horas adicionais realizadas como de extensão.
A demanda por serviços psicológicos na cidade é imensa, e possibilidade de dar continuidade aos atendimentos em períodos não letivos representa não só um acréscimo na formação discente, mas vai ao encontro das necessidades da comunidade local. Ainda, visto que os/as discentes necessitam de carga horária de extensão, há um estímulo para o desenvolvimento dessas atividades.
Sem um projeto de extensão que formalize a relação dos/das discentes da UFPEL e garanta as atividades de supervisão/orientação, as atividades seriam dotadas de informalidade e potencialmente incorreriam em exercício ilegal da profissão.
Para o corpo técnico, viabiliza o atendimento à demanda social, garantindo ganho para o Curso e discentes a partir dessa atuação e permitindo o exercício de habilidades clínicas que são importantes na atuação como supervisores locais e psicólogos de referência do Serviço-Escola de Psicologia.
Em síntese, esse projeto se articula, suplementa e expande as capacidades do Curso, dos discentes e do Serviço-Escola de Psicologia, beneficiando todos os envolvidos, com impacto positivo em ambas as finalidades: formação e impacto social.

Metodologia

Serão cadastrados/cadastradas discente vinculados/vinculadas ou que tenham concluído os estágios de Psicologia e Processos Clínicos I e II (Estágios Específicos III e IV), bem como seus/suas orientadores/orientadoras acadêmicas, assim como os psicólogos da equipe técnica do SEP. A participação é voluntária, sem carga horária mínima ou máxima, mas deve ser de comum acordo entre discente e orientador/orientadora (que devem ser os mesmos do estágio suprarreferido, salvo situações excepcionais).
As duplas discente-docente darão continuidade aos atendimentos psicológicos realizados no SEP seja através da suplementação de carga horária durante o estágio, continuidade entre os semestres, ou após a conclusão dos estágios e antes de se formarem. Os orientadores deverão manter registro profissional ativo e são responsáveis técnica e eticamente pelos procedimentos realizados.
A equipe técnica de psicólogos atuantes no SEP poderá atuar como supervisão local, responsáveis pelos discentes, pacientes e registros coletivamente (enquanto os orientadores são responsáveis individualmente) e, em circunstâncias específicas ou de emergência poderão atender diretamente. Nesse último caso, de modo a não desfigurar o foco de atuação dos psicólogos do Curso, deverá derivar práticas pedagógicas dos atendimentos, a serem compartilhados com o corpo discente do projeto ou dos estágios suprarreferidos, resguardados todos os cuidados éticos.
Os demais procedimentos de captação de pacientes, armazenamento e registro de prontuários, encaminhamento, alta, etc. seguirão os parâmetros estabelecidos pelo serviço-escola.
As abordagens teórico-metodológicas seguirão as mesmas linhas dos estágios anteriormente elencados para cada dupla discente-docente.

Indicadores, Metas e Resultados

O principal indicador a ser utilizado é o número de atendimentos realizados além do previsto para estágios, seja durante, entre ou após o curso normal das disciplinas de Psicologia e Processos Clínicos I e II. Quaisquer ganhos são relevantes e os números serão expressos em relatório em termos de percentual adicional de atendimento em relação aos atendimentos realizados nos estágios (e.g. "+37%"). Tendo em vista outros projetos concomitantes de iniciativa do corpo docente, com foco amplo ou específico, espera-se um impacto modesto, mas relevante no número de atendimentos para a comunidade pelotense. O principal ganho acadêmico a ser alcançado é a oportunidade para discentes e docentes de rapidamente poderem se vincular a um projeto único e dar continuidade aos atendimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA VICTÓRIA SILVA ROSTIROLLA
ANA CATHARINA CAMPOS MACIEL DAVIS
ANA PAULA DA ROSA VIGORITO
ANDRESSA SILVEIRA LUZ
ANELISE ASSUMPÇÃO CORDEIRO
CLAUDIA DIAS
DANIEL RODRIGUES ECHEVARRIA
FERNANDA SOARES FARIAS
GABRIEL DEL SAVIO GUAZZELLI
GLEBERSON DE SANTANA DOS SANTOS
HELEN BEDINOTO DURGANTE1
HELENA DOS SANTOS ARNDT
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO
ISADORA ROVERE NOREMBERG
IVANE VELLEDA GIAMBASTIANI
JANDILSON AVELINO DA SILVA2
JOSE RICARDO KREUTZ
JÚLIO RIBEIRO XAVIER
KAROLINE DOS SANTOS FOSTER
LARA CESAR RODRIGUES
LAURA BEATRIZ DIAS ESTRADA
LINCOLN LEAL RIBEIRO
LISETE GRIEBELER SOUZA
LOIS LAINE DE OLIVEIRA DUTRA
LUCIANA MECKING ARANTES32
LUISA LISLIE BOTH GRIEBLER
MARA LUCIA MENDES DA ROSA
MARLUZ DUARTE GUNDLACH
MARTA MIELKE VARZIM
MATEUS LUZ LEVANDOWSKI
MICHELLE DE SOUZA DIAS
MIGUEL DELANOY POLIDORI
MYLENA GRAEBNER PEREIRA
Miryan Bergamini Meireles
NELSON DE OLIVEIRA SIMOES
NÍCOLAS CARDOZO BIN
OSVALDO MALDONADO JUNQUEIRA
QUENI VARGAS DE SOUZA
RENATA AZEVEDO PERES
TAIANE PONTES MEIRELES
THAIS SILVA DE OLIVEIRA DIAS
THOMAZ SZECHIR DIAS
TIAGO NEUENFELD MUNHOZ2
TIFFANI GOMES CARDOZO
VALÉRIA BERNADOTTE DA SILVA
VANESSA DE ARAUJO MARQUES
ÁLEC RAMSON DE JUNG

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