Nome do Projeto
Estudo anatomopatológico das metástases em linfonodos de neoplasmas mamários em cães
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
13/06/2022 - 29/02/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Os neoplasmas mamários são os tumores mais frequentes em cadelas; esses animais devem ser submetidos à estadiamento para definir prognóstico e protocolo terapêutico da doença, assim como é feito em mulheres. Linfonodos podem apresentar metástase (detectadas pela técnica histológica de rotina hematoxilina e eosina) ou micrometástases. Os resultados desse estudo servirão para analisar o tipo tumoral de maior casuística, bem como caracterizá-los de acordo com sua malignidade, e associar a malignidade com a presença de metástases em linfonodos regionais e assim poder-se correlacionar a sobrevida dos pacientes acometidos. Após obtenção dos resultados será estabelecida a possível correlação destes dados, os quais serão submetidos a avaliação estatística.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto é qualificar o conhecimento sobre pacientes portadoras de tumores mamários e que desenvolvem metástases em linfonodos regionais.

Justificativa

Nos últimos anos, têm se verificado um aumento considerável da prevalência do câncer em cães, sendo uma das principais causas de morte nesta espécie. Neste contexto, muitos esforços estão sendo realizados para a adoção de critérios para a padronização do diagnóstico, a compreensão do comportamento, da evolução do tumor e dos fatores prognósticos e preditivos, tais como: morfologia molecular e alterações genéticas. O conhecimento e adoção desses parâmetros são de grande importância para a escolha e sucesso de terapias que promovem a redução de recorrência tumoral e aumento da sobrevida global, assim as neoplasias mamárias são classificadas em um sistema padronizado, assim podem ser diagnosticados e tratadas conforme o tipo tumoral e malignidade.

Metodologia

Amostras: O material experimental utilizado será obtido das amostras recentes do Laboratório Regional de Diagnóstico da Universidade Federal de Pelotas, além de neoplasmas obtidos durante os anos vigentes do projeto do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, e/ou clínicas veterinárias da cidade de Pelotas e região. Serão utilizadas também amostras do Serviço de Oncologia Veterinária (SOVET), da Universidade Federal de Pelotas dos anos de 2016 até 2018.
Animais estudados: Serão incluídos nesse estudo fêmeas caninas de qualquer faixa etária, que apresentem nodulações mamárias e metástases em linfonodos regionais, e que sejam encaminhados para procedimento cirúrgico, e que após a amostra seja encaminhado ao Serviço de Oncologia Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Esses animais serão atendidos no Hospital de Clínicas Veterinária - UFPel e em clínicas veterinárias da cidade de Pelotas e região.
Dados Clínicos: Será realizado exame clínico completo nos animais, além de exames de imagem para identificar metástase a distância. Também será realizado acompanhamento quanto ao tempo de sobrevida pós-cirúrgico e\ou de quimioterapia através de contato telefônico.
Avaliação histológica: Serão realizados cortes histológicos dos tumores resgatados do arquivo, das amostras obtidas durante a vigência do projeto. Todos serão corados pela hematoxilina-eosina. Com a avaliação histológica, as amostras coradas pela hematoxilina-eosina, serão categorizadas de acordo com grau de malignidade e proporção e grau de diferenciação dos componentes epitelial e mesenquimal.
Avaliação Imuno-Histoquímica: Serão avaliados os linfonodos reativos de neoplasias mamárias através do anticorpo citoqueratina (AE1/AE3) para detecção de células epiteliais metastáticas. Linfonodos foram determinados positivos pela IHQ quando houve marcação de células epiteliais evidenciadas
Os resultados desse estudo servirão para analisar o tipo tumoral de maior casuística, bem como caracterizá-los de acordo com sua malignidade, bem como, associar a malignidade com a presença de metástases em linfonodos regionais e assim poder-se correlacionar a sobrevida dos pacientes acometidos. Após obtenção dos resultados será estabelecida a possível correlação destes dados, os quais serão submetidos a avaliação estatística.

Indicadores, Metas e Resultados

Com esse estudo pretende-se gerar informações de interesse tanto aos pesquisadores como aos clínicos veterinários, publicando uma literatura inovadora quanto ao estudo da malignidade do tumores mamários bem como, dos linfonodos acometidos por metástases.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
ANDRESSA DUTRA PIOVESAN ROSSATO
CLARISSA CAETANO DE CASTRO
CRISTINA GEVEHR FERNANDES4
FABIANE BORELLI GRECCO3
FELIPE MACHADO LEMOS
ISADORA LOSEKANN MARCON
JULIA NOBRE PARADA CASTRO
JULIANA COSTA DA COSTA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
MARINA GIODA NORONHA
MAUREN ARRIADA OLIVEIRA
THOMAS NORMANTON GUIM2

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 1.800,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 1.800,00

Página gerada em 28/03/2024 08:59:22 (consulta levou 0.163401s)