Nome do Projeto
Estratégias adaptativas do comportamento infantil no atendimento odontológico: dois ensaios clínicos randomizados e uma análise qualitativa do comportamento não colaborador
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/06/2022 - 01/06/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Um atendimento odontológico infantil é considerado eficiente quando se alcança o sucesso clínico e psicológico. Nesse contexto, o manejo do comportamento para a colaboração da criança e um maior entendimento das razões pelas quais a criança pode vir a não cooperar durante o tratamento odontológico são essenciais para o aprimoramento desta área. Dessa forma, este projeto está composto por três objetivos principais: 1) investigar se o uso de estratégias audiovisuais pré-visita odontológica pode ter efeito ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor em crianças durante a consulta odontológica; 2) verificar se o uso da anestesia computadorizada influencia na ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor comparando-se com a técnica de anestesia convencional em crianças; e 3) investigar qualitativamente crianças não colaboradoras durante o atendimento odontológico, e suas mães, e o operador clínico, a fim de identificar os motivos pelos quais apresentou comportamento disruptivo. Os três estudos serão realizados no mesmo período com crianças atendidas na clínica odontopediátrica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Para o objetivo 1 será desenvolvido um ensaio clínico randomizado com dois braços paralelos cego com crianças de 4 a 10 anos que serão alocadas em 2 grupos: crianças expostas a estratégias audiovisuais pré-visita odontológica (intervenção) comparadas a um grupo de crianças expostas a estratégias audiovisuais neutras sem relação com a odontologia (controle). Para o objetivo 2 será desenvolvido um ECR com dois braços paralelos com crianças de 7 a 11 anos com necessidade de tratamento odontológico sob anestesia local, as quais serão alocadas em 2 grupos: anestesia local computadorizada (intervenção) e anestesia local convencional (controle). Para o objetivo 3 será desenvolvido um estudo exploratório com abordagem qualitativa, no qual crianças de 4 a 12 anos que apresentaram comportamento não colaborador no atendimento odontológico serão convidadas a participar. Em relação à análise dos dados dos ECRs, será realizada a análise descritiva dos dados obtendo-se as frequências absolutas e relativas. As características dos grupos na primeira consulta serão comparadas usando teste qui-quadrado. As comparações nos desfechos de interesse entre os grupos serão feitas utilizando o teste qui-quadrado para variáveis dicotômicas e o teste t para comparação de médias. Para todas as análises, um nível de significância de 5% será adotado. Para o objetivo 3 será desenvolvido um estudo qualitativo com as crianças que não colaboraram no atendimento odontológico dos ECRs. Essas crianças serão entrevistadas individualmente por uma psicóloga gravada em áudio e transcrita na íntegra. Será utilizado um roteiro de entrevista. As respostas serão analisadas por meio de uma abordagem de análise temática. A criança também fará um desenho sobre o seu atendimento odontológico o qual será analisado a fim de identificar sentimentos relacionados ao atendimento odontológico com análise da temática apresentada, e uma avaliação por meio da escala Child Drawing: Hospital Scale sob seus domínios, explorando de forma descritiva as características dos desenhos. A mãe será entrevistada, bem como o operador, por meio de entrevista semi-estruturada, investigando sobre característica psicológicas e eventos estressores da família, e nível de estresse, respetivamente.
Objetivo Geral
Este projeto apresenta três propostas de estudos interligados na mesma temática e ambiente de execução. Desta forma, são apresentados 3 objetivos gerais:
Objetivo geral 1: Investigar se o uso de estratégias audiovisuais pré visita odontológica pode ter um efeito na ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor em crianças durante a consulta odontológica.
Objetivo geral 2: Verificar se o uso da anestesia computadorizada influencia na ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor comparando-se com a técnica de anestesia convencional em crianças.
Objetivo geral 3: Investigar qualitativamente crianças não colaboradoras durante o atendimento odontológico, e suas mães, a fim de identificar os motivos pelos quais apresentou comportamento disruptivo.
Objetivo geral 1: Investigar se o uso de estratégias audiovisuais pré visita odontológica pode ter um efeito na ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor em crianças durante a consulta odontológica.
Objetivo geral 2: Verificar se o uso da anestesia computadorizada influencia na ansiedade/medo odontológico, no comportamento e na percepção de dor comparando-se com a técnica de anestesia convencional em crianças.
Objetivo geral 3: Investigar qualitativamente crianças não colaboradoras durante o atendimento odontológico, e suas mães, a fim de identificar os motivos pelos quais apresentou comportamento disruptivo.