Nome do Projeto
Avaliação da casuística de lesões testiculares em cães no município de Bagé-RS
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
04/07/2022 - 15/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
As neoplasias testiculares são facilmente encontradas em cães. Dentre essas destacam-se o seminoma, tumor de células intersticiais (ou de Leydig) e o tumor de células de sertoli, sendo o tumor de células de Leydig o mais comum. Este trabalho tem por objetivo avaliar a casuística de tumores testiculares em caninos machos no município de Bagé-RS. Serão avaliados 200 testículos, com e sem alteração macroscópica, com o objetivo de identificar presença de células neoplásicas, após orquiectomia. As coletas serão realizadas na Clínica Veterinária Arca de Noé, juntamente com clínicas parceiras. O material será acondicionado em formol 10% e após avalaição macroscópica ser submetido ao processamento para inclusão em parafina confecção de lâminas que serão coradas pela hematoxilina-eosina e então avaliadas por microscopia de luz para assim quantificar e qualificar os tumores testiculares de caninos em Bagé-RS.

Objetivo Geral

O presente trabalho visa realizar um levantamento da ocorrência de neoplasias testiculares em caninos machos no municio de Bagé - RS

Justificativa

Estudos epidemiológicos citam que os tumores testiculares na espécie canina consistem no quarto padrão mais comum de desenvolvimento tumoral, ficando atrás das neoplasias cutâneas, mamárias e orais.
Os tumores testiculares caninos derivam de diferentes origens, podendo tanto ser de estroma ou de cordões sexuais, quanto de células germinativas ou ainda de origem mista, sendo relatado sua maior incidência em caninos que apresentam criptorquidismo e/ou hérnias inguinais.
Ainda existem muitas lacunas na caracterização do grau de malignidade desses neoplasmas. Caracterizar adequadamente a malignidade e os fatores epidemiológicos envolvidos no desenvolvimento desses neoplasmas é importante para compreensão da doença e no estabelecimento de medidas terapêuticas.

Metodologia

No presente estudo serão coletados testículos de caninos machos, atendidos em clínicas veterinárias da cidade de Bagé – RS.
Um total de 200 amostras de testículos serão coletadas, aonde as mesmas virão de caninos, sem pré disposições como idade, raça, escore corporal. As amostras serão coletadas após a realização da técnica de orquiectômica. Serão coletados testículos de aparentemente sadios e também que apresentem neoplasias testiculares evidentes.
As amostras serão fixadas em formol 10%. Para cada paciente haverá uma uma ficha contendo dados como: nome, idade, raça, escore corporal, tipo de alimentação e histórico prévio, além da descrição do aspecto dos testículos pós-orquiectomia.. Esses testículos serão avaliados macroscopicamente, clivados e processado para inclusão em parafina. Serão realizados cortes histológicos de 3-5µ, os quais serão corados pela hematoxilina-eosina e avaliados por microscopia de luz. As lesões serão categorizadas quanto ao tipo histológico.
Dados clínicos, patológicos e epidemiológicos serão correlacionados.

Indicadores, Metas e Resultados

Elucidar a casuística de neoplasias testiculares em caninos machos no município de Bagé, RS.
Identificar fatores de risco que possam estar diretamente envolvidos com a presença de tais neoplasias que acometem caninos.
Por meio deste trabalho espera-se determinar a frequência de tumores testiculares em caninos assim como fatores que possam favorecer a presença dos mesmos.
Ainda é esperado que haja uma disseminação as informações obtidas entre comunidade clínica e acadêmica para um melhor esclarecimento deste assunto para que medidas preventivas possam ser tomadas pelos médicos veterinários responsáveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DO AMARAL
ANDRESSA DUTRA PIOVESAN ROSSATO
CLARISSA CAETANO DE CASTRO
CRISTINA GEVEHR FERNANDES4
FABIANE BORELLI GRECCO3
FELIPE MACHADO LEMOS
ISADORA LOSEKANN MARCON
JULIA NOBRE PARADA CASTRO
JULIANA COSTA DA COSTA
LUÍSA GRECCO CORRÊA
MARINA GIODA NORONHA
MAUREN ARRIADA OLIVEIRA

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES / Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível SuperiorR$ 1.800,00Coordenador

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339030 - Material de ConsumoR$ 1.800,00

Página gerada em 24/04/2024 01:13:00 (consulta levou 0.147554s)