Nome do Projeto
ACADEMIA POPULAR
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde da família
Resumo
O presente projeto constitui-se de atividades práticas, tais como: alongamento, caminhada, ginástica funcional para a população da cidade de Pelotas, estando na faixa etária entre 18 a 80 anos.

Objetivo Geral

Proporcionar a oportunidade para a prática de atividades físicas sob orientação profissional, com abordagem recreativa, bem como caminhadas, alongamentos, ginástica funcional com aparelhos para a população de Pelotas, nas faixas etárias de 18 a 80 anos, objetivando a melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional dos participantes.

Justificativa

O presente projeto projeto justifica-se pelo fato de que o homem moderno vem deixando de lado as práticas esportivas, o que muitas vezes leva a um estilo de vida sedentário e provoca distúrbios como má alimentação, obesidade, tabagismo, estresse, doenças coronarianas, etc.
Hoje, observa-se que o sedentarismo destaca-se como fator de risco para as doenças denominadas de hipocinéticas (doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial, diabete mellitus tipo II, osteoporose, dores nas costas, determinados tipos de câncer, etc.).
Como reação a essa atitude, a ESEF/UFPel através do Centro de Lazer e Atividade Física [CLAF/Cidade] propõe o desenvolvimento de uma política pública no âmbito da saúde, especificamente na instância da promoção da saúde, considerando a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada pode ter para que as pessoas no aspecto de proporcionar uma vida mais saudável.

Metodologia

As atividades físicas realizadas no Projeto Academia Popular serão executados no antigo prédio da AABB na rua Alberto Rosa, 580; com as seguintes atividades: Alongamento, Caminhada Saudável e Ginástica Funcional com Aparelhos. Os participantes deverão escolher dois dias na semana e realizarão 50 minutos de atividades. Serão avaliados a pressão arterial, composição corporal e medidas antropométricas.

Indicadores, Metas e Resultados

Ser assíduo ao projeto para obter os resultados esperados.
Melhoria da condição física dos participantes

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELAINE TONINI FERREIRA
LUCIANO VIANA BARBOZA
LUCIO GULARTE TAVARES
MAURÍCIO BERNDT RAZEIRA
VOLMAR GERALDO DA SILVA NUNES2

Página gerada em 18/04/2024 19:01:46 (consulta levou 0.132127s)