Nome do Projeto
Histórias da arte e histórias da aids desde o Brasil: discursos sobre o corpo e a enfermidade na arte contemporânea
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/07/2022 - 31/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O presente projeto investiga a relação entre as artes visuais e a aids desde o Brasil a partir da análise de obras, artistas e exposições atravessadas pela epidemia. Procurando preencher lacunas na historiografia da arte no país e, simultaneamente, propondo revisões críticas aos estudos já existentes, procura-se discutir o contexto nacional em sua especificidade, marcada pela invisibilidade, e em relação ao panorama internacional, no qual o tema tem sido revisitado com frequência. Tendo como referência os estudos de Michel Foucault, Douglas Crimp e Marcelo Secron Bessa, interessa à esta investigação debater os discursos sobre a enfermidade contemplando sua condição abjeta quando do seu surgimento no final do século XX. Tal aspecto interfere na constituição de um debate aprofundado sobre a relação entre a doença e a arte, como atestado por Crimp, Christopher Reed e Avram Finkelstein, que entendem tal enlace a partir da sua relação com as dissidências sexuais, debatendo também suas implicações para o entendimento da arte contemporânea. Nesse sentido, serão levantadas e analisadas fontes históricas pertinentes para o entendimento da relação entre a arte e a aids, o que será acompanhado pela análise crítica de estudos já existentes. Por meio desse duplo movimento, a investigação procura discorrer sobre esse importante aspecto da arte e da cultura recente privilegiando suas condições de instauração na visualidade, o que parece ocorrer principalmente a partir da evocação do corpo.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Investigar a relação entre as artes visuais e a aids a partir de obras, artistas e exposições, tendo como ponto de partida o contexto brasileiro, contemplando suas relações com o circuito internacional, bem como as especificidades da abordagem do tema no país.
Objetivos Específicos
1. Desenvolver estudos aprofundados sobre obras, exposições e artistas brasileiros que de alguma forma se relacionam com a aids
2. Investigar o tema da aids nas artes visuais a partir do Brasil em uma perspectiva comparativa que permita a compreensão de diferentes iniciativas a partir de suas semelhanças e diferenças
3. Produzir estudos comparativos entre o contexto nacional e o internacional, com destaque para a América Latina, Europa e EUA
4. Investigar as participações de artistas brasileiros em exposições e projetos sobre a aids no exterior
5. Analisar as relações entre as artes visuais e os campos da literatura e do design no que diz respeito à abordagem da epidemia
6. Relacionar as produções artísticas sobre a aids do final do século XX com as atuais práticas em torno do HIV/aids
7. Debater, a partir dos campos da história, da teoria e da crítica de arte a pertinência dos estudos sobre a aids como chave de leitura para a compreensão da arte contemporânea
8. Discutir a visualidade da aids, bem como seus discursos, à luz dos debates que atravessam os corpos, gêneros e sexualidades
Investigar a relação entre as artes visuais e a aids a partir de obras, artistas e exposições, tendo como ponto de partida o contexto brasileiro, contemplando suas relações com o circuito internacional, bem como as especificidades da abordagem do tema no país.
Objetivos Específicos
1. Desenvolver estudos aprofundados sobre obras, exposições e artistas brasileiros que de alguma forma se relacionam com a aids
2. Investigar o tema da aids nas artes visuais a partir do Brasil em uma perspectiva comparativa que permita a compreensão de diferentes iniciativas a partir de suas semelhanças e diferenças
3. Produzir estudos comparativos entre o contexto nacional e o internacional, com destaque para a América Latina, Europa e EUA
4. Investigar as participações de artistas brasileiros em exposições e projetos sobre a aids no exterior
5. Analisar as relações entre as artes visuais e os campos da literatura e do design no que diz respeito à abordagem da epidemia
6. Relacionar as produções artísticas sobre a aids do final do século XX com as atuais práticas em torno do HIV/aids
7. Debater, a partir dos campos da história, da teoria e da crítica de arte a pertinência dos estudos sobre a aids como chave de leitura para a compreensão da arte contemporânea
8. Discutir a visualidade da aids, bem como seus discursos, à luz dos debates que atravessam os corpos, gêneros e sexualidades