Nome do Projeto
Construção de uma Nuvem IaaS para Uso Acadêmico
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2023 - 01/08/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Uma Nuvem IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um modelo de serviço de computação em Nuvem que fornece recursos de infraestrutura virtualizados pela Internet. Com uma Nuvem IaaS, os usuários têm controle total sobre a configuração, gerenciamento e implantação da infraestrutura virtualizada. Pode-se criar e dimensionar servidores virtuais sob demanda, configurar redes e armazenamento conforme a necessidade. Isso oferece flexibilidade e agilidade, permitindo que usuários ajustem facilmente seus recursos de acordo com as diferentes necessidades que surgem no ambiente acadêmico. A justificativa para esse projeto reside na busca por uma solução que forneça recursos computacionais sob demanda de forma flexível, escalável e eficiente, atendendo às especificidades da comunidade acadêmica.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é construir um ambiente de Nuvem IaaS (Infraestrutura como Serviço) voltada para uso acadêmico. A plataforma fornecerá recursos de infraestrutura virtualizados, como servidores virtuais, redes e armazenamento, para atender às necessidades de processamento dos estudantes dos diversos cursos de Computação de nossa Instituição.

Justificativa

A construção de uma Nuvem IaaS (Infrastructure as a Service) para uso acadêmico baseia-se na crescente demanda por recursos computacionais flexíveis e escaláveis na comunidade acadêmica. Com este ambiente, os pesquisadores, professores e alunos terão acesso a uma infraestrutura virtualizada que lhes permitirá executar experimentos, desenvolver projetos e realizar análises de dados de forma eficiente, incentivando a inovação e o avanço científico. De forma objetiva, pode-se destacar as seguintes justificativas:
1. Demanda por infraestrutura escalável: A Nuvem IaaS permite a disponibilização sob demanda de recursos escaláveis, permitindo que as instituições atendam às necessidades variáveis de seus projetos e pesquisas.
2. Flexibilidade e agilidade: A Nuvem IaaS oferece uma plataforma flexível que permite aos usuários acadêmicos provisionar e configurar recursos de forma rápida e eficiente, conforme suas necessidades.
3. Redução de custos: A implementação de uma Nuvem IaaS permite disponibilizar diferentes configurações de ambientes computacionais aos seus usuários, fazendo o uso de um único ambiente computacional. Eliminando a necessidade de investir em infraestrutura própria para cada grupo de usuários.
4. Suporte a projetos de grande escala: A Nuvem IaaS é especialmente benéfica para projetos de grande escala, que demandam recursos computacionais significativos. Projetos de pesquisa em áreas como ciências da computação, física, bioinformática e análise de dados podem se beneficiar da capacidade de dimensionamento sob demanda da nuvem, permitindo a execução eficiente de algoritmos complexos, simulações e processamento intensivo. Mesmo com um ambiente computacional limitado, ao fazer uso de um ambiente de Nuvem IaaS, é possível verificar se a solução será escalável em um ambiente maior.
5. Acompanhamento das tendências tecnológicas: A possibilidade do uso de uma Nuvem IaaS coloca cursos de Computação (Ciência e Engenharia) em sintonia com as tendências tecnológicas atuais. Permitindo que disciplinas destes cursos explorem esta tecnologia em suas ementas, além de prover condições para que alunos possam realizar trabalhos de conclusão de curso sobre este tema que é cada vez mais comum nas empresas e colabora com um ambiente propício para pesquisas de forma geral na instituição acadêmica.
Portanto, o projeto de construção de uma Nuvem IaaS para uso acadêmico apresenta justificativas sólidas que incluem atender à demanda por infraestrutura escalável, promover flexibilidade e agilidade, reduzir custos, permitir acesso remoto e colaboração, suportar projetos de grande escala e acompanhar as tendências tecnológicas. Essas justificativas apontam para os benefícios significativos que uma Nuvem IaaS pode trazer para a comunidade acadêmica.

Metodologia

O desenvolvimento de Nuvem IaaS seguirá uma metodologia que envolve as seguintes etapas:
1. Levantamento de requisitos: Serão identificadas as necessidades e requisitos dos usuários acadêmicos, incluindo demandas de recursos computacionais, segurança, escalabilidade e integração com outras ferramentas e serviços utilizados na academia.
2. Revisão da literatura e trabalhos relacionados: Com base nos requisitos levantados, será realizado uma pesquisa sobre as formas existentes de criar uma Nuvem IaaS, uma análise crítica e comparativa entre as diferentes formas e a escolha de um sistema capaz de atender as necessidades do projeto.
3. Projeto da arquitetura: A partir das etapas anteriores, será projetada a arquitetura do ambiente, definindo como a infraestrutura existente será estruturada.
4. Implementação e configuração: Será realizada a implementação da Nuvem, incluindo a configuração dos servidores, a virtualização dos recursos, a criação de redes e a configuração dos serviços de gerenciamento.
5. Integração e testes: A plataforma será integrada com outras ferramentas e serviços acadêmicos relevantes, e serão realizados testes para garantir o funcionamento adequado, a segurança e a escalabilidade da infraestrutura.
6. Avaliação: A plataforma será disponibilizada em um ambiente acadêmico real, seu uso inicial se dará em uma ou duas disciplinas do curso, avaliando o ambiente com casos de uso e por meio do feedback dos usuários. Serão realizadas melhorias e ajustes com base nos resultados obtidos.
7. Documentação: Será elaborada a documentação da plataforma, incluindo manuais de uso e administração.
Ao seguir essa metodologia, espera-se construir uma plataforma de Nuvem IaaS eficiente, flexível e escalável, que atenda às necessidades dos usuários acadêmicos e contribua para o avanço da pesquisa e desenvolvimento na área acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Com o objetivo de orientar, medir e avaliar o progresso do projeto, os indicadores de progresso permitiram realizar o acompanhamento e as metas e resultados esperados aferir a grau de sucesso atingido.

Indicadores:
1. Número de usuários ativos: Este indicador medirá a quantidade de usuários que utilizam regularmente a Nuvem IaaS para fins acadêmicos. Será um indicador de adoção e engajamento dos usuários.
2. Taxa de utilização dos recursos: Esse indicador acompanhará a taxa de utilização dos recursos disponíveis na plataforma, como servidores virtuais, armazenamento e redes. Será um indicador de eficiência e aproveitamento dos recursos disponíveis.
3. Tempo médio de provisionamento de recursos: Esse indicador medirá o tempo necessário para provisionar novos recursos na plataforma. Será um indicador de agilidade e capacidade de resposta da infraestrutura.

Metas e Resultados:
1. Melhoria no acesso e disponibilidade de recursos computacionais para a comunidade acadêmica, permitindo que os usuários tenham acesso a uma infraestrutura flexível e escalável para realizar suas atividades acadêmicas.
2. Possibilidade de explorar, de forma prática, alguns conceitos e técnicas que atualmente são vistos apenas de forma teórica durante o curso de computação. Importante para: Compreensão aprofundada; Aplicação dos conhecimentos; Desenvolvimento de habilidade; Estímulo a criatividade e inovação; Melhoria da retenção e transferência de conhecimento; E, preparação para o mercado de trabalho.
Esses indicadores, metas e resultados contribuirão para avaliar o sucesso e o impacto do projeto na comunidade acadêmica, demonstrando o valor da plataforma de Nuvem IaaS no contexto acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE DUARTE BARBEDO
GERSON GERALDO HOMRICH CAVALHEIRO2
MATEUS CORDOVA DA SILVA SANTOS
Rafael Burlamaqui Amaral5

Página gerada em 28/04/2024 14:37:32 (consulta levou 0.144276s)