Nome do Projeto
Programa de Educação Tutorial - PET Arquitetura
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Resumo
O Programa de Educação Tutorial – PET se constitui em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país – IES, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O Programa de Educação Tutorial foi criado em 1979 e esteve, durante 20 (vinte) anos, sob o acompanhamento e avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, passando a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior – SESu/MEC em 2000.
No Brasil, o Programa de Educação Tutorial se estabelece como elemento-chave na consolidação do ambiente colaborativo da cultura escolar, no qual seu efeito multiplicador extrapola a escola, alcançando o contexto socioambiental. O valor agregado dos grupos PETs propicia abordagens alternativas na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
O programa busca propiciar aos estudantes, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular, associando ensino, pesquisa e extensão.
Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) os primeiros grupos foram criados em 1991. Durante esses mais de 30 anos, a UFPel contou com a participação de mais de 1200 petianos, nos mais diversos cursos de graduação da UFPel.
Objetivo Geral
Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.
Justificativa
A constituição de um grupo de alunos vinculado a um curso de graduação ou a uma temática específica para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sob a orientação de um professor tutor visa oportunizar aos estudantes participantes a possibilidade de ampliar a gama de experiência em sua formação acadêmica e cidadã. Assim, o Programa de Educação Tutorial objetiva complementar a perspectiva convencional de educação escolar baseada, em geral, em um conjunto qualitativamente limitado de constituintes curriculares.
Metodologia
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
Indicadores, Metas e Resultados
O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais alunos do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce.
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social. A inserção do grupo dentro do curso permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda a comunidade.
O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA SCHEIN BORK | |||
| ALICE FEISTAUER URBAN | |||
| ALLAN DE LIMA ARAUJO | |||
| AMANDA LAUTESCHLAGER SESTERHEIM | |||
| AMANDA MARTINS NOGUEIRA | |||
| ANANDHA DEWES ESCOBAR | |||
| ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO | 1 | ||
| ANDRIW PEREIRA NOUALS | |||
| ANELIZE SOUZA TEIXEIRA | |||
| ANNA CAROLINA MENDONCA LODER | |||
| ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA | 4 | ||
| ARTHUR HENRIQUE DE OLIVEIRA SAMPAIO | |||
| BEATRIZ DE OLIVEIRA BRUM | |||
| BIA RAFAELLI COLL CASACCIA | |||
| BIANCA DE OLIVEIRA ZURCHIMITTEN DA CRUZ | |||
| BIANCA FOUCHY BORGES | |||
| BRENDA WIETH DA SILVA | |||
| BRUNA MENDES DA ROSA | |||
| BRUNA NUNES MENDES | |||
| BRUNNO MELO MOLINA | |||
| BRUNO GERI DRAWANZ | |||
| CAMILA DE QUADROS NICOLAO | |||
| CAMILA FREITAS DA ROCHA | |||
| CAMILA SANTOS CORDEIRO | |||
| CARLA PIRES TAVARES | 1 | ||
| CAROLINA SPILIMBERGO FREIJ | |||
| CAROLINA VIERA BETANCURT | |||
| CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 1 | ||
| Catarina Schmitz Feijó | |||
| DAMILLE ARANHA SOUZA | |||
| DENILSON ROSA DA SILVA | |||
| EDUARDA RAMOS RODRIGUES | |||
| ELISA MONTAGNA AGUIAR | |||
| ELISANGELA DA SILVA PIRES | |||
| EMILY DA SILVA PEREIRA | |||
| ERIC MOREIRA FRANCO | |||
| ERICK DE MIRANDA E SILVA | |||
| FABIO KELLERMANN SCHRAMM | 143 | ||
| FERNANDA PERES FERNANDES | |||
| GABRIEL DA SILVA ARAUJO | |||
| GABRIELA WETZEL FISS | |||
| GABRIELE CECAGNO BIANCHI | |||
| GIOVANA KRONING BARBOSA | |||
| GIOVANA SECCHI DA SILVA | |||
| GIOVANNA VICTORIA GIARETTA | |||
| GIOVANNI FAGUNDES BRAGA | |||
| GISELE LOPES BORGES DOS SANTOS | |||
| GUILHERME DE LIMA OLIVEIRA | |||
| GUSTAVO BENEDETTI SANTIAGO | |||
| HELENA TELES CARDOSO | |||
| HENRI TAVARES FARIAS | |||
| HENRICK WOLTER ABRAHAM | |||
| HENRIQUE ENGERS HENNING | |||
| HENRIQUE GRANZOTTO DOS SANTOS | |||
| INGRID PAIVA TORBES | |||
| ISABEL JAHNECKE DE FREITAS | |||
| ISABELA FISCHER DE MELO | |||
| ISABELLE ALVES FELIX | |||
| ISABELY SILVA SERRANO | |||
| ISADORA RODRIGUES DE LIMA | |||
| JOHAN HEINECK KEIBER | |||
| JULIA DA CRUZ LOPES | |||
| JULIA RADTKE KRUSCHARDT | |||
| JULIANA TASCA TISSOT | 20 | ||
| KAMILE BERNARDES MARQUES | |||
| KARINA MOREIRA DIAS | |||
| KAUA DIAS SCHUG | |||
| KAYNA FARIA ECHEVENGUA | |||
| LARISSA MESQUITA DA SILVA | |||
| LAURA BITTENCOURT RAMOS | |||
| LAURA MASCARENHAS FERREIRA | |||
| LAURA SCHNEIDER BRAYER | |||
| LAUREN BOTELHO ESPILMA | |||
| LEONARDO GUILHERME DE LIMA | |||
| LEONARDO PERACHI POLESE | |||
| LEONARDO SILVA VAZ | |||
| LIDIANE SOARES CZERMAINSKI | |||
| LUCAS BROCKMANN DUARTE DOS PASSOS | |||
| LUCIELE DOS SANTOS OLIVEIRA | |||
| MANUELA VICTORIA ARAUJO | |||
| MARCO ANTONIO COELHO COI | |||
| MARCOS FONTOURA DA SILVA | |||
| MARIA ALICE SOARES SILVA | |||
| MARIA CAROLINA CORVELLO UEBERBACKER | |||
| MARIA ELISA GATTIBONI LOPES | |||
| MARIA LUISA DE FREITAS | |||
| MARIANA BLEIL ARAUJO | |||
| MARIANA OLIVEIRA DA LUZ | |||
| MARINA THUROW MACHADO | |||
| MARIO THAUAN DE FREITAS DA SILVA | |||
| MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ | |||
| MATHEUS HENRIQUE CICCONET | |||
| MATHEUS KEIDANN FUCULO MORAES | |||
| MATHEUS RENAN DOS SANTOS LOPES | |||
| MERY DA CUNHA RODRIGUES DOS SANTOS | |||
| MILENA RHEINHEIMER VIEIRA | |||
| NALANDA DOS SANTOS MEDEIROS | |||
| NATALIA PEGLOW KAUL | |||
| NATHANIELE PEREIRA SILVEIRA | |||
| NATIÉLE ANTUART GONÇALVES | |||
| NICOLE BARROS MARON | |||
| OTAVIO NUNES DIAS | |||
| PAOLA LEIVAS TEIXEIRA | |||
| RAFAELA FROES BRAGA | |||
| RAIANA FARIA COUTO | |||
| RAILA CAROLINE GARCIA DOS SANTOS | |||
| RAYSSA DE FARIAS DA SILVA | |||
| RITHIELE GONÇALVES ARAUJO | |||
| SAMARA CRISTINA FAZ LINARES | |||
| SARA KAROLINY FARIAS DA SILVA | |||
| TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO | |||
| TAINA DA SILVA GAUTERIO | |||
| THAINA CAROLINE MOREIRA GOMES | |||
| THAMIRES DA SILVA LOPES | |||
| THUANI DOMINGUES DE SOUZA MORAES | |||
| VALENTINA JACOBSEN KAUL | |||
| VALERIA DA SILVA MENDONCA | |||
| VERONICA PETER DA CUNHA | |||
| VICTORIA BELTRAO TAVARES | |||
| VITOR BORGES MENDES | |||
| VITORIA CORREA DA ROSA | |||
| WELLINGTON MULLER KRUCHADT | |||
| ÉRICK AMARAL DE OLIVEIRA |