Nome do Projeto
Federal em Campo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 08/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto Federal em Campo tem como foco a realização de programas de rádio para a Rádio Federal FM, com foco principal no futebol amador e profissional da cidade de Pelotas, envolvendo os três principais clubes de futebol da cidade, a saber, Grêmio Esportivo Brasil, Esporte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha.

Objetivo Geral

Realizar a transmissão ao vivo dos jogos dos principais times de futebol profissional masculino e feminino de Pelotas e a divulgação semanal dos eventos esportivos da cidade.

Justificativa

O rádio atravessou o século XX como um dos veículos de comunicação mais importantes para a difusão e valorização da cultura nacional. Ainda que tenha perdido muito de seu prestígio com a popularização da TV a partir dos anos 1970, e, mais recentemente, com a chegada da Internet, a radiodifusão sonora ainda ocupa um espaço importante no dia a dia das pessoas, seja como fonte de informação, como forma de entretenimento, como prestador de serviço ou, simplesmente, como um companheiro para todas as horas. Por isso, o rádio é um instrumento poderoso para o desenvolvimento da cidadania e a promoção da cultura.

Mais do que qualquer outra emissora de rádio, comercial ou comunitária, a rádio educativa tem como seu princípio e sua finalidade a educação. Por isso, o foco da sua programação deve ser a abordagem mais ampla possível da diversidade das manifestações populares que envolvem aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos, esportivos, etc. da localidade em que atua, promovendo a qualificação da cidadania. A Rádio Federal FM, como primeira rádio FM educativa do Rio Grande do Sul, compreende esse seu papel e tem desenvolvido vários programas nesse sentido.

A Rádio Federal também é um meio importante para a divulgação da UFPel. Ao dar visibilidade para resultados de pesquisa realizados no âmbito da Universidade, a emissora oferece as condições para a popularização e socialização do conhecimento científico e tecnológico produzido por professores e estudantes em cursos de graduação e de pós-graduação.

De outro lado, o Curso de Jornalismo da UFPel busca formar profissionais que assumem o Jornalismo como um serviço público à sociedade, comprometidos com a verdade dos fatos, com o seu aprofundamento e com o esclarecimento completo sobre toda matéria de interesse público. Nesse sentido, busca oferecer oportunidades aos estudantes de desenvolver a técnica jornalística aliada a uma formação humanista, que valoriza a diversidade das vozes e dos atores sociais e qualifica a informação para uma cidadania mais digna. Na Rádio Federal, eles têm encontrado um espaço importante de aprendizagem, convivendo com situações reais do dia a dia da profissão.

No desenvolvimento de suas atividades teóricas e práticas, portanto, os estudantes têm reconhecido a importância do jornalismo para a sociedade, tanto no que se refere ao registro da história enquanto acontecimento como da interpretação dos fatos e da fixação de uma memória coletiva daquilo que é relevante para o desenvolvimento da cidadania.

Este projeto oferece a oportunidade para estudantes de jornalismo praticarem vários aspectos da atividade profissional em rádio esportivo, como a produção, a pauta, o roteiro, a apuração e a edição, entre outros, disponibilizando esse material numa linguagem acessível a toda a comunidade. Percebendo aí uma forma de praticar os conceitos que aprenderam nas disciplinas do curso, os estudantes buscam nesse projeto qualificar a sua formação, expondo-se, eles próprios, à crítica. Assim, se de um lado o projeto serve como estímulo e aprendizado para estudantes, de outro traz para a rádio um leque de opções de programação que contribuem para que a Federal FM realize as suas finalidades como emissora pública e educativa. Não por último, as comunidades, enquanto fontes de informação, têm aí a possibilidade fornecer conteúdos sobre seu cotidiano político, econômico, cultural, etc. Como ouvintes alcançados pelos programas, veem-se diante de oportunidades de ampliar os seus conhecimentos, de aprender e de desenvolver uma cidadania mais consciente e participativa.

Esse projeto, portanto, busca contribuir para o aprimoramento e para a qualidade da formação dos estudantes do curso de jornalismo, bem como impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de ensino. Além disso, visa estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso, estimulando a cooperação e proporcionando novas oportunidades acadêmicas curriculares.

Metodologia

A metodologia aplicada no projeto envolve:
a) a seleção dos estudantes para a formação das equipes que irão trabalhar nas transmissões dos jogos;
b) realização de oficinas de capacitação para estes estudantes;
c) montagem das escalas de participação nas transmissões;
d) reuniões de planejamento das transmissões dos jogos;
d) realização das transmissões;
e) elaboração de pauta, produção e apresentação de programas de rádio com enfoque no esporte local;
f) avaliação permanente das transmissões e dos programas.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1: Divulgar o esporte como aspecto da cultura local
Indicador 1: Transmissão dos jogos das equipes locais realizados na cidade de Pelotas
Indicador 2: Realização do programa de rádio com informações sobre o esporte local
Resultado Esperado: Os jogos locais das equipes de Pelotas são transmitidos
Resultado Esperado: Programa de rádio sobre o esporte local é realizado.

Meta 2. Promover os direitos da cidadania
Indicador 1: Inclusão nas transmissões esportivas de informações sobre direitos da cidadania
Resultado Esperado: Informações sobre cidadania são veiculadas durante as transmissões.

Meta 3. Valorizar o protagonismo dos estudantes no rádio esportivo
Indicador 1: Realização de programas de rádio esportivo
Resultado Esperado: Estudantes realizam prática de rádio esportivo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARTHUR FREIRE SIMÕES PIRES
DAIESER JOSE TONINI FERREIRA
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA
FABIANO STÉPHANO ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLÄGER
FELIPE MARQUES COUTO16
GIANCARLO SANTORUM
GUSTAVO PEREIRA DE PAIVA
HEITOR MIRANDA DE ARAUJO
IVAN LUCAS DA SILVA BASTOS
JESSÉ XAVIER KRÜGER
JOÃO ANTONIO NUNES FERREIRA
KEROLIN CARDOSO LULHIER
LORRAN ESPINOSA DOLACIO
LUIZ OLI EBERSOL JÚNIOR
LUÍS ARTUR JANES SILVA
MICHEL CORVELLO MARTINS
NICOLAS COELHO VIEIRA
RAFAEL DUVAL PINTO
RAFAÉL DE LIMA
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM1
TALYSSA NEVES MACHADO
VERNIHU OSWALDO PEREIRA NETO
VITOR AZOCAR PASTOR
VITOR XAVIER DOS SANTOS LINHARES4

Página gerada em 26/04/2024 23:53:50 (consulta levou 0.197651s)