Nome do Projeto
Federal em Campo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 08/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O Projeto Federal em Campo tem como foco a realização de programas de rádio para a Rádio Federal FM, com foco principal no futebol amador e profissional da cidade de Pelotas, envolvendo os três principais clubes de futebol da cidade, a saber, Grêmio Esportivo Brasil, Esporte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha.
Objetivo Geral
Realizar a transmissão ao vivo dos jogos dos principais times de futebol profissional masculino e feminino de Pelotas e a divulgação semanal dos eventos esportivos da cidade.
Justificativa
O rádio atravessou o século XX como um dos veículos de comunicação mais importantes para a difusão e valorização da cultura nacional. Ainda que tenha perdido muito de seu prestígio com a popularização da TV a partir dos anos 1970, e, mais recentemente, com a chegada da Internet, a radiodifusão sonora ainda ocupa um espaço importante no dia a dia das pessoas, seja como fonte de informação, como forma de entretenimento, como prestador de serviço ou, simplesmente, como um companheiro para todas as horas. Por isso, o rádio é um instrumento poderoso para o desenvolvimento da cidadania e a promoção da cultura.
Mais do que qualquer outra emissora de rádio, comercial ou comunitária, a rádio educativa tem como seu princípio e sua finalidade a educação. Por isso, o foco da sua programação deve ser a abordagem mais ampla possível da diversidade das manifestações populares que envolvem aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos, esportivos, etc. da localidade em que atua, promovendo a qualificação da cidadania. A Rádio Federal FM, como primeira rádio FM educativa do Rio Grande do Sul, compreende esse seu papel e tem desenvolvido vários programas nesse sentido.
A Rádio Federal também é um meio importante para a divulgação da UFPel. Ao dar visibilidade para resultados de pesquisa realizados no âmbito da Universidade, a emissora oferece as condições para a popularização e socialização do conhecimento científico e tecnológico produzido por professores e estudantes em cursos de graduação e de pós-graduação.
De outro lado, o Curso de Jornalismo da UFPel busca formar profissionais que assumem o Jornalismo como um serviço público à sociedade, comprometidos com a verdade dos fatos, com o seu aprofundamento e com o esclarecimento completo sobre toda matéria de interesse público. Nesse sentido, busca oferecer oportunidades aos estudantes de desenvolver a técnica jornalística aliada a uma formação humanista, que valoriza a diversidade das vozes e dos atores sociais e qualifica a informação para uma cidadania mais digna. Na Rádio Federal, eles têm encontrado um espaço importante de aprendizagem, convivendo com situações reais do dia a dia da profissão.
No desenvolvimento de suas atividades teóricas e práticas, portanto, os estudantes têm reconhecido a importância do jornalismo para a sociedade, tanto no que se refere ao registro da história enquanto acontecimento como da interpretação dos fatos e da fixação de uma memória coletiva daquilo que é relevante para o desenvolvimento da cidadania.
Este projeto oferece a oportunidade para estudantes de jornalismo praticarem vários aspectos da atividade profissional em rádio esportivo, como a produção, a pauta, o roteiro, a apuração e a edição, entre outros, disponibilizando esse material numa linguagem acessível a toda a comunidade. Percebendo aí uma forma de praticar os conceitos que aprenderam nas disciplinas do curso, os estudantes buscam nesse projeto qualificar a sua formação, expondo-se, eles próprios, à crítica. Assim, se de um lado o projeto serve como estímulo e aprendizado para estudantes, de outro traz para a rádio um leque de opções de programação que contribuem para que a Federal FM realize as suas finalidades como emissora pública e educativa. Não por último, as comunidades, enquanto fontes de informação, têm aí a possibilidade fornecer conteúdos sobre seu cotidiano político, econômico, cultural, etc. Como ouvintes alcançados pelos programas, veem-se diante de oportunidades de ampliar os seus conhecimentos, de aprender e de desenvolver uma cidadania mais consciente e participativa.
Esse projeto, portanto, busca contribuir para o aprimoramento e para a qualidade da formação dos estudantes do curso de jornalismo, bem como impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de ensino. Além disso, visa estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso, estimulando a cooperação e proporcionando novas oportunidades acadêmicas curriculares.
Mais do que qualquer outra emissora de rádio, comercial ou comunitária, a rádio educativa tem como seu princípio e sua finalidade a educação. Por isso, o foco da sua programação deve ser a abordagem mais ampla possível da diversidade das manifestações populares que envolvem aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos, esportivos, etc. da localidade em que atua, promovendo a qualificação da cidadania. A Rádio Federal FM, como primeira rádio FM educativa do Rio Grande do Sul, compreende esse seu papel e tem desenvolvido vários programas nesse sentido.
A Rádio Federal também é um meio importante para a divulgação da UFPel. Ao dar visibilidade para resultados de pesquisa realizados no âmbito da Universidade, a emissora oferece as condições para a popularização e socialização do conhecimento científico e tecnológico produzido por professores e estudantes em cursos de graduação e de pós-graduação.
De outro lado, o Curso de Jornalismo da UFPel busca formar profissionais que assumem o Jornalismo como um serviço público à sociedade, comprometidos com a verdade dos fatos, com o seu aprofundamento e com o esclarecimento completo sobre toda matéria de interesse público. Nesse sentido, busca oferecer oportunidades aos estudantes de desenvolver a técnica jornalística aliada a uma formação humanista, que valoriza a diversidade das vozes e dos atores sociais e qualifica a informação para uma cidadania mais digna. Na Rádio Federal, eles têm encontrado um espaço importante de aprendizagem, convivendo com situações reais do dia a dia da profissão.
No desenvolvimento de suas atividades teóricas e práticas, portanto, os estudantes têm reconhecido a importância do jornalismo para a sociedade, tanto no que se refere ao registro da história enquanto acontecimento como da interpretação dos fatos e da fixação de uma memória coletiva daquilo que é relevante para o desenvolvimento da cidadania.
Este projeto oferece a oportunidade para estudantes de jornalismo praticarem vários aspectos da atividade profissional em rádio esportivo, como a produção, a pauta, o roteiro, a apuração e a edição, entre outros, disponibilizando esse material numa linguagem acessível a toda a comunidade. Percebendo aí uma forma de praticar os conceitos que aprenderam nas disciplinas do curso, os estudantes buscam nesse projeto qualificar a sua formação, expondo-se, eles próprios, à crítica. Assim, se de um lado o projeto serve como estímulo e aprendizado para estudantes, de outro traz para a rádio um leque de opções de programação que contribuem para que a Federal FM realize as suas finalidades como emissora pública e educativa. Não por último, as comunidades, enquanto fontes de informação, têm aí a possibilidade fornecer conteúdos sobre seu cotidiano político, econômico, cultural, etc. Como ouvintes alcançados pelos programas, veem-se diante de oportunidades de ampliar os seus conhecimentos, de aprender e de desenvolver uma cidadania mais consciente e participativa.
Esse projeto, portanto, busca contribuir para o aprimoramento e para a qualidade da formação dos estudantes do curso de jornalismo, bem como impulsionar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de ensino. Além disso, visa estimular práticas que ampliem o universo do Projeto Pedagógico do Curso, estimulando a cooperação e proporcionando novas oportunidades acadêmicas curriculares.
Metodologia
A metodologia aplicada no projeto envolve:
a) a seleção dos estudantes para a formação das equipes que irão trabalhar nas transmissões dos jogos;
b) realização de oficinas de capacitação para estes estudantes;
c) montagem das escalas de participação nas transmissões;
d) reuniões de planejamento das transmissões dos jogos;
d) realização das transmissões;
e) elaboração de pauta, produção e apresentação de programas de rádio com enfoque no esporte local;
f) avaliação permanente das transmissões e dos programas.
a) a seleção dos estudantes para a formação das equipes que irão trabalhar nas transmissões dos jogos;
b) realização de oficinas de capacitação para estes estudantes;
c) montagem das escalas de participação nas transmissões;
d) reuniões de planejamento das transmissões dos jogos;
d) realização das transmissões;
e) elaboração de pauta, produção e apresentação de programas de rádio com enfoque no esporte local;
f) avaliação permanente das transmissões e dos programas.
Indicadores, Metas e Resultados
Meta 1: Divulgar o esporte como aspecto da cultura local
Indicador 1: Transmissão dos jogos das equipes locais realizados na cidade de Pelotas
Indicador 2: Realização do programa de rádio com informações sobre o esporte local
Resultado Esperado: Os jogos locais das equipes de Pelotas são transmitidos
Resultado Esperado: Programa de rádio sobre o esporte local é realizado.
Meta 2. Promover os direitos da cidadania
Indicador 1: Inclusão nas transmissões esportivas de informações sobre direitos da cidadania
Resultado Esperado: Informações sobre cidadania são veiculadas durante as transmissões.
Meta 3. Valorizar o protagonismo dos estudantes no rádio esportivo
Indicador 1: Realização de programas de rádio esportivo
Resultado Esperado: Estudantes realizam prática de rádio esportivo.
Indicador 1: Transmissão dos jogos das equipes locais realizados na cidade de Pelotas
Indicador 2: Realização do programa de rádio com informações sobre o esporte local
Resultado Esperado: Os jogos locais das equipes de Pelotas são transmitidos
Resultado Esperado: Programa de rádio sobre o esporte local é realizado.
Meta 2. Promover os direitos da cidadania
Indicador 1: Inclusão nas transmissões esportivas de informações sobre direitos da cidadania
Resultado Esperado: Informações sobre cidadania são veiculadas durante as transmissões.
Meta 3. Valorizar o protagonismo dos estudantes no rádio esportivo
Indicador 1: Realização de programas de rádio esportivo
Resultado Esperado: Estudantes realizam prática de rádio esportivo.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ARTHUR FREIRE SIMÕES PIRES | |||
DAIESER JOSÉ TONINI FERREIRA | |||
DANIEL BATISTA DE JESUS DA SILVA | |||
FABIANO STÉPHANO ROUX CORDEIRO LAUTENSCHLÄGER | |||
FELIPE MARQUES COUTO | 16 | ||
GIANCARLO SANTORUM | |||
GUSTAVO PEREIRA DE PAIVA | |||
HEITOR MIRANDA DE ARAUJO | |||
IVAN LUCAS DA SILVA BASTOS | |||
JESSÉ XAVIER KRÜGER | |||
JOÃO ANTONIO NUNES FERREIRA | |||
KEROLIN CARDOSO LULHIER | |||
LORRAN ESPINOSA DOLACIO | |||
LUIZ OLI EBERSOL JÚNIOR | |||
LUÍS ARTUR JANES SILVA | |||
MICHEL CORVELLO MARTINS | |||
NICOLAS COELHO VIEIRA | |||
RAFAEL DUVAL PINTO | |||
RAFAÉL DE LIMA | |||
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM | 1 | ||
TALYSSA NEVES MACHADO | |||
VERNIHU OSWALDO PEREIRA NETO | |||
VITOR AZOCAR PASTOR | |||
VITOR XAVIER DOS SANTOS LINHARES | 4 |