Nome do Projeto
Capacitação de Catadores em Cooperativa de Reciclagem do Município de Pelotas sobre as Políticas Nacionais de Saneamento e de Resíduos Sólidos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
08/05/2017 - 04/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Resíduos sólidos
Resumo
Este projeto visa capacitar catadores vinculados a cooperativas de materiais recicláveis do município de Pelotas sobre as Políticas Nacionais de Saneamento e Resíduos Sólidos. Além disso, visa discutir com o público alvo a crise ambiental que nossa sociedade vivencia. Também busca instrumentalizar os catadores sobre o seu papel na cadeia de reciclagem, bem como sua autonomia na gestão da cooperativa. Assim, desenvolver a criticidade e a inclusão social dos catadores são metas deste projeto. Para tanto, o apoio de acadêmicos na implantação deste projeto é fundamental, pois além de atuarem como monitores, poderão conhecer um pouco da realidade de uma população excluída, o que enriquecerá com conhecimentos práticos os acadêmicos da área ambiental nas atividade teóricas de ensino na universidade. Neste sentido, a caracterização de dados como número de cooperados, capacidade de processamento de resíduos, tipo de material reciclado, renda gerada, entre outros, podem ser valiosas informações socializadas em congressos científicos e de extensão.

Objetivo Geral

Geral Instrumentalizar os catadores vinculados a cooperativas de reciclagem de resíduos sobre a a política nacional de resíduos sólidos e política nacional de saneamento. Específicos Discutir sobre a crise ambiental que a sociedade esta enfrentando. Informar sobre os princípios da gestão municipal integrado de resíduos sólidos urbanos. Socializar a importância do catador sob a ótica da política nacional de resíduos sólidos (lei12.305, 2010). Desenvolver a criticidade e a inclusão social de catadores vinculados a cooperativas de reciclagem de resíduos.

Justificativa

Este projeto pode ser justificado tanto pela perspectiva social, ao buscar melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de cooperativas de materiais reciclados. capacitando-os sobre os impactos das politicas publicas em seu dia a dia. Também justifica-se sob o ponto de vista ambiental, ao fomentar a reciclagem de diferentes materiais. Finalmente, pode ser justificado também sob a perspectiva econômica, por ajudar possibilitar a melhora de renda dos cooperados.

Metodologia

Este projeto terá como metodologia principal a capacitação dos cooperados sobre as políticas nacionais de saneamento. Para tanto, serão ministradas capacitações e oficinais nas seis cooperativas de materiais recicláveis do município de Pelotas. Assim, os principais tópicos das políticas serão apresentados e discutidos com os catadores, buscando correlacionar com os aspectos do cotidiano das cooperativas.

Indicadores, Metas e Resultados

Com a execução do presente projeto de extensão, espera-se:

- socializar o conhecimento sobre resíduos, saneamento e políticas públicas com os cooperados,

- permitir que os acadêmicos envolvidos com o projeto conheçam a realidade das cooperativas de material reciclado,

- capacitar 75 cooperados sobre as políticas públicas de saneamento,

- divulgar a experiência com o desenvolvimento deste projeto em congressos de extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CASSIA MARTINI
ARIELLE DA ROSA SOUSA
DIULIANA LEANDRO2
ERICO KUNDE CORREA10
GABRIEL AFONSO MARTINS2
LUCAS LOURENÇO CASTIGLIONI GUIDONI
LUCIARA BILHALVA CORREA2
MAIARA MORAES COSTA
OTÁVIO AFONSO BITENCOURT
PAMELA LAÍS CABRAL SILVA
VANDRESSA SIQUEIRA WALERKO
WILLIAM TERRA NEVES

Página gerada em 19/04/2024 00:52:42 (consulta levou 0.181045s)