Nome do Projeto
Processos e práticas em Artes Visuais na formação docente em contextos escolares
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
A formação docente ocorre durante toda a vida, sendo produzida pelos professores em seus contextos de trabalho e pelos futuros docentes, em processos de estágio. A formação do professor é um processo constituído por uma série de concepções prévias e crenças pessoais que encontram eco nas experiências pessoais e profissionais consolidadas e também em formação, articuladas às vivências e experiências cotidianas em sala de aula, que precisam ser explicitadas e assumidas como parte fundamental das aprendizagens profissionais. Portanto, o projeto pretende desenvolver processos e práticas em Artes Visuais que estabeleçam relações entre teoria/prática para os futuros professores, promovendo a interação dos acadêmicos com a comunidade escolar, na forma de ações educativas planejadas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino público e formação de professores. De outro modo, atende à necessidade da Formação em Extensão, atividades em extensão integradas ao currículo do Curso de Artes Visuais Licenciatura – Integralização da Extensão – que adota a forma carga horária prática de disciplinas como extensão e atividade curricular de extensão (ACE) (conforme Resolução UFPel/COCEPE Nº42/2018 ) para a curricularização das atividades de extensão, em especial as relacionadas às disciplinas de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Estágio Supervisionado I, II e Grafismo na educação em Artes Visuais.

Objetivo Geral

Desenvolver processos e práticas em Artes Visuais em contextos escolares que promovam a formação continuada das equipes docentes e dos alunos do Ensino Fundamental.

Justificativa

A realização de atividades acadêmicas de extensão em ambientes escolares, seja motivados pela necessidade de Estágio Curricular Supervisionado ou para o desenvolvimento de processos e práticas de ensino em Artes Visuais justifica-se pela necessidade emergente de formação continuada de professores, e entende-se que processos de diálogo entre escola e universidade são – e serão – cada vez mais urgentes, pela sua característica de interdependência e de processos de renovação de conceitos, práticas e procedimentos formativos. Assim, a inclusão e o protagonismo de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação e pós-graduação) nesta atividade acadêmica extensionista favorecerá o estabelecimento de novas interações, colaborando no ensino e pesquisa em torno do campo da formação de professores.

Metodologia

* Desenvolvimento de propostas de ensino em Artes Visuais a serem desenvolvidas em sala de aula com o público escolar;
* Realização de minicursos de formação continuada nas escolas;
* Estímulo às trocas acadêmicas que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em contextos escolares;
* Diálogos e discussões temáticas propostas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa: “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (CA/UFPel), propiciadas por encontros presenciais, na universidade e na escola ou virtuais, pelo canal “Docência: movimentos em tempos de pandemia” do YouTube.

Indicadores, Metas e Resultados

Estímulo às trocas entre escolas e universidade que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em Artes Visuais;
Desenvolvimento do protagonismo dos acadêmicos do Curso de Artes Visuais - Licenciatura na construção de propostas educativas presenciais e remotas em forma de “lives” temáticas, minicursos e atividades de ensino nas escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA GURGEL PONTES
ANDRÉIA HAUDT DA SILVA
Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski
CLEISON RAFAEL GOULART DA SILVA
Cláudia Rekowsky Bistrichi
DANIEL BRUNO MOMOLI
FABIANA LOPES DE SOUZA
FABIANA LOPES DE SOUZA
Gabriela Paludo Sulczinski
JOSENILDO SANTOS DE SOUZA
LISLAINE SIRSI CANSI
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA2
LIZIANE ALDRIGHI LEMOS
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI8

Página gerada em 25/04/2024 10:03:42 (consulta levou 0.181662s)