Nome do Projeto
Processos e práticas em Artes Visuais na formação docente em contextos escolares
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/10/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
A formação docente ocorre durante toda a vida, sendo produzida pelos professores em seus contextos de trabalho e pelos futuros docentes, em processos de estágio. A formação do professor é um processo constituído por uma série de concepções prévias e crenças pessoais que encontram eco nas experiências pessoais e profissionais consolidadas e também em formação, articuladas às vivências e experiências cotidianas em sala de aula, que precisam ser explicitadas e assumidas como parte fundamental das aprendizagens profissionais. Portanto, o projeto pretende desenvolver processos e práticas em Artes Visuais que estabeleçam relações entre teoria/prática para os futuros professores, promovendo a interação dos acadêmicos com a comunidade escolar, na forma de ações educativas planejadas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino público e formação de professores. De outro modo, atende à necessidade da Formação em Extensão, atividades em extensão integradas ao currículo do Curso de Artes Visuais Licenciatura – Integralização da Extensão – que adota a forma carga horária prática de disciplinas como extensão e atividade curricular de extensão (ACE) (conforme Resolução UFPel/COCEPE Nº42/2018 ) para a curricularização das atividades de extensão, em especial as relacionadas às disciplinas de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, Estágio Supervisionado I, II e Grafismo na educação em Artes Visuais.
Objetivo Geral
Desenvolver processos e práticas em Artes Visuais em contextos escolares que promovam a formação continuada das equipes docentes e dos alunos do Ensino Fundamental.
Justificativa
A realização de atividades acadêmicas de extensão em ambientes escolares, seja motivados pela necessidade de Estágio Curricular Supervisionado ou para o desenvolvimento de processos e práticas de ensino em Artes Visuais justifica-se pela necessidade emergente de formação continuada de professores, e entende-se que processos de diálogo entre escola e universidade são – e serão – cada vez mais urgentes, pela sua característica de interdependência e de processos de renovação de conceitos, práticas e procedimentos formativos. Assim, a inclusão e o protagonismo de acadêmicos(as) dos diversos níveis (graduação e pós-graduação) nesta atividade acadêmica extensionista favorecerá o estabelecimento de novas interações, colaborando no ensino e pesquisa em torno do campo da formação de professores.
Metodologia
* Desenvolvimento de propostas de ensino em Artes Visuais a serem desenvolvidas em sala de aula com o público escolar;
* Realização de minicursos de formação continuada nas escolas;
* Estímulo às trocas acadêmicas que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em contextos escolares;
* Diálogos e discussões temáticas propostas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa: “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (CA/UFPel), propiciadas por encontros presenciais, na universidade e na escola ou virtuais, pelo canal “Docência: movimentos em tempos de pandemia” do YouTube.
* Realização de minicursos de formação continuada nas escolas;
* Estímulo às trocas acadêmicas que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em contextos escolares;
* Diálogos e discussões temáticas propostas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa: “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (CA/UFPel), propiciadas por encontros presenciais, na universidade e na escola ou virtuais, pelo canal “Docência: movimentos em tempos de pandemia” do YouTube.
Indicadores, Metas e Resultados
Estímulo às trocas entre escolas e universidade que visam contribuir para o campo da formação de professores(as) em Artes Visuais;
Desenvolvimento do protagonismo dos acadêmicos do Curso de Artes Visuais - Licenciatura na construção de propostas educativas presenciais e remotas em forma de “lives” temáticas, minicursos e atividades de ensino nas escolas.
Desenvolvimento do protagonismo dos acadêmicos do Curso de Artes Visuais - Licenciatura na construção de propostas educativas presenciais e remotas em forma de “lives” temáticas, minicursos e atividades de ensino nas escolas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA GURGEL PONTES | |||
ANDRÉIA HAUDT DA SILVA | |||
Adriene Coelho Ferreira Jerozolimski | |||
CLEISON RAFAEL GOULART DA SILVA | |||
Cláudia Rekowsky Bistrichi | |||
DANIEL BRUNO MOMOLI | 3 | ||
DIEGO RODRIGO DA MATA RIBEIRO | |||
ELENISE ROSANO SERGIO | |||
EVELYNE FEITOSA CORLETT | |||
FABIANA LOPES DE SOUZA | |||
FABIANA LOPES DE SOUZA | |||
Gabriela Paludo Sulczinski | |||
JOSENILDO SANTOS DE SOUZA | |||
LISLAINE SIRSI CANSI | 3 | ||
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA | 2 | ||
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 13 | ||
RUAN SCOTTO DOS SANTOS AMORIM |