Nome do Projeto
@genestrut: um perfil de divulgação científica e tecnológica
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/07/2022 - 15/07/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Comunicação
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
O perfil na rede social Instagram do Laboratório de Genômica Estrutural (GenEstrut) é um projeto de extensão, vinculado ao Curso de Graduação em Biotecnologia do CDTec da UFPel, que visa a divulgação científica – com ênfase em Ciência e Tecnologia (C&T) – através de uma comunicação mais didática e simplificada. O público-alvo é, principalmente, pessoas interessadas nas atividades do GenEstrut, bem como demais discentes e outros laboratórios. A ideia surgiu de bolsistas do GenEstrut que sentem a necessidade de informar ao público externo quais são as atividades, equipes, linhas de pesquisa e produções envolvidas com o GenEstrut.

Objetivo Geral

Divulgar, de forma científica e tecnológica, informações referentes ao Laboratório de Genômica Estrutural de maneira facilitada e acessível para a comunidade, assim como possibilitar aos discentes o envolvimento nas etapas da elaboração de um projeto para além da academia.

Justificativa

A Biotecnologia está em ascensão no que se refere a C&T, pois os conhecimentos obtidos em tal área trazem melhorias diretamente relacionadas, por exemplo, com qualidade de vida dos seres vivos, mitigação de impactos ambientais, além de novas alternativas tecnológicas para áreas variadas. Mais precisamente no Laboratório de Genômica Estrutural, há o desenvolvimento de ciência e tecnologia voltadas ao melhoramento na produção e saúde animal. Diante da carência por um meio instantâneo e popular para servir como um canal de comunicação entre o GenEstrut e o público externo, se faz importante o desenvolvimento de um projeto que dialogue e divulgue as informações pertinentes entre os sujeitos. Portanto, com o intuito de divulgar ações de C&T do GenEstrut, há a sugestão da criação do perfil no Instagram, cujo objetivo é apresentar a equipe de pesquisadores, produções executadas, atividades realizadas, eventuais oportunidades, bem como assuntos relacionados com o grupo de pesquisa.

Metodologia

Para alinhamento e estruturação do planejamento, organização e execução do projeto serão realizadas reuniões sistemáticas entre os docentes e discentes que integram a equipe. Nas reuniões, pretende-se abordar como será organizado o perfil e a equipe, no que diz respeito à criação, redação, arte e execução. Outros pontos que deverão ser discutidos estão relacionados com a periodicidade da produção e os indicadores que poderão ser utilizados para avaliar a eficácia da estratégia abordada. Além disso, a equipe também pretende debater sobre a divisão das tarefas e manutenção de inovações e colaborações para o perfil. Para atingir o público de interesse, haverá a divulgação do @genestrut com outros perfis de divulgação científica, de laboratórios, e pessoas afins.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto de extensão @genestrut busca, por meio da divulgação da C&T, ampliar seu trabalho desenvolvido no CDTec da UFPel. Como métricas para mensurar o impacto da ação realizada, os indicadores de engajamento, visitas e interações ao perfil, interação nas publicações e seguidores podem ser utilizados. A meta é o potencial crescimento do perfil, visando produções colaborativas, parcerias e a constante atualização do @genestrut. Também há a pretensão de oportunizar aos discentes envolvidos que construam conhecimento técnico/científico, com crescimento pessoal e profissional, auxiliando no aprendizado em trabalho em equipe, transmissão do conhecimento e capacidade criativa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME NEVES LIMA RATTMANN
HADASSA GABRIELA ORTIZ
LAÍS DOS SANTOS GONÇALVES
LUANA FERREIRA VIANA DOS REIS
LUCAS PETITEMBERTE DE SOUZA
MARIANA CAVALCANTI NASCIMENTO
MARIANA HÄRTER REMIÃO3
TONY LEANDRO REZENDE DA SILVEIRA1
VINICIUS FARIAS CAMPOS3

Página gerada em 29/03/2024 02:32:05 (consulta levou 0.441692s)