Nome do Projeto
Formas de Exposição e Fruição da produção artística dos discentes do Curso de Artes Visuais - Licenciatura
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/09/2022 - 15/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Cultura / Educação
Linha de Extensão
Artes visuais
Resumo
A instância expositiva da produção artística mostra-se como uma das etapas do processo criativo. Nas disciplinas com práticas artísticas, onde o discente irá produzir arte, nota-se a necessidade de completar o processo de criação com a elaboração de formas de exposição e de recepção da arte para a sua fruição por parte do público em geral. O projeto Formas de Exposição e Fruição da produção artística dos discentes do Curso de Artes Visuais- Licenciatura investe na visibilidade das produções dos estudantes e na formação do fruidor da arte. Organizando as ações das disciplinas com carga horária em extensão, o projeto participa da Integralização da Extensão do Curso de Artes Visuais – Licenciatura, o qual vincula-se ao Programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (cod. 314). As disciplinas envolvidas no projeto são as seguintes: Introdução à Fotografia (05001356), Laboratório Audiovisual (05001364) e Introdução à Pintura (05000754). O projeto destina-se a propor e refletir sobre as várias possibilidades de exibição da produção dos estudantes, bem como da recepção, por meio da criação de ações educativas voltadas à comunidade, elaboradas e propostas pelos alunos das disciplinas com práticas artísticas, visando a propagação dos saberes desenvolvidos.

Objetivo Geral

Socializar as produções artísticas desenvolvidas nas disciplinas: Introdução à Fotografia (05001356), Laboratório Audiovisual (05001364) e Introdução à Pintura (05000754).
Refletir sobre formas de exposição e recepção da arte.
Mapear espaços na cidade de Pelotas para receber a exposição.
Propor a organização da exibição da produção artística dos estudantes.
Estimular a criação de estratégias de ações educativas para a fruição da arte.

Justificativa

Tendo em vista a Integralização da Extensão, as disciplinas com práticas artísticas do curso de Artes Visuais - Licenciatura reuniram-se para propor atividades de extensão coordenadas neste projeto, no qual vincula-se ao programa Artes Visuais e Docência na Atualidade (cod. 314). Soma-se a isso, a importância de apresentar a produção artística dos estudantes à comunidade e a necessidade da elaboração de estratégias de ações educativas para a fruição da arte voltadas para o público geral, propostas pelos estudantes.

Metodologia

Encontros presenciais em dias e horários das aulas. Leitura dirigida e comentada. Orientação para a criação de propostas expositivas artísticas coletivas e de ações educativas voltadas à recepção por parte da comunidade. Pesquisa de espaços possíveis na cidade de Pelotas para a exibição da produção artística dos discentes.

Indicadores, Metas e Resultados

Nota-se o desejo, por parte dos alunos, de apresentar seus trabalhos em exposições voltadas à comunidade. A instância da exibição da arte compõe com as outras etapas do processo criativo. Percebe-se a necessidade de formação do público em geral para a leitura da obra de arte, sobretudo da Arte Contemporânea. Como meta, objetiva-se promover o debate sobre as formas de apresentação e exposição da arte, bem como estimular os discentes para a elaboração de estratégias de ações educativas para a fruição da arte pelo público externo à UFPel. Espera-se que a comunidade em geral tenha acesso a produção artística desenvolvida pelos estudantes e a frua com maior intensidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JERONIMO NETTO DE AZAMBUJA
LIZANGELA TORRES DA SILVA MARTINS COSTA6
RICARDO PERUFO MELLO4

Página gerada em 26/04/2024 07:20:42 (consulta levou 0.129964s)