Nome do Projeto
EJA Anos Iniciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/08/2022 - 29/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto EJA Anos Iniciais é uma parceria entre os curso de Pedagogia diurno e noturno com a EMEF Bibiano de Almeida e pretende expandir suas ações para outras escolas que ofertam EJA Anos Iniciais. O projeto de extensão EJA Anos Iniciais busca contribuir para o combate da evasão escolar e para o enriquecimento da experiência dos discentes dos cursos de Pedagogia. O projeto de extensão está atrelado ao projeto de ensino Laboratório de ensino na/da EJA (4598), e aos novos PPCs dos cursos de pedagogia. O curso diurno iniciará no segundo semestre de 2022, período letivo 2022/1, e em 2023 com o início do curso noturno.
A parceria com as escolas da cidade de Pelotas e do entorno, já nos estágios de observação e regência, possibilitam a integração entre a comunidade e a universidade. O projeto intenta refletir a partir da experiência somada a teoria sobre o universo da EJA, que é peculiar em se tratando dos anos iniciais, somando a formação dos discentes dos cursos de Pedagogia e a prática da comunidade escolar. Os discentes participantes terão uma formação partindo de um horizonte de práticas didático pedagógicas específicas da EJA ampliando sua visão do próprio curso e profissional. Juntamente com o Laboratório de ensino na/da EJA haverá produção de material que será utilizada no projeto, bem como relatos de experiência e outros trabalhos próprios de eventos acadêmicos e da comunidade escolar para qualificar a formação dos docentes e discentes.
Objetivo Geral
Integrar a comunidade e a universidade por meio de ações de extensão relacionando saberes e fazeres populares e acadêmicos tendo como horizonte o processo de ensino aprendizagem dos discentes dos cursos de Pedagogia, bem como contribuir com a comunidade para combater a evasão escolar e fortalecer a EJA Anos Iniciais no curso de Pedagogia.
Justificativa
A EJA hoje, é diferente em alguns aspectos, e semelhante em outros, do público de anos atrás. Se antes o público, de uma mesma turma, tinha certa homogeneidade hoje não mais, pois os alunos que não conseguem frequentar a escola na idade adequada, ou não podem mais por motivos diferente deste, são convidados a ir para turmas da EJA. A EJA hoje abraça também alunos com deficiência cognitiva, visual, física, auditiva, além de jovens, adultos e idosos.
Em uma turma com um número grande de alunos o tempo de dedicação a cada aluno é reduzido já que uma mesma turma, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão, respectivamente, vai da primeira à quarta etapa e da primeira a quinta totalidade, correspondendo às turmas de 1° ao 5° séries em uma mesma turma. Realidade que está ficando habitual no território brasileiro e que não devemos considerar como normal. As turmas de EJA Anos Iniciais são multisseriadas e a diferença de idade entre os alunos é grande como também uma parte da turma necessita de um atendimento educacional especializado.
A mutação constante do ser humano em se tratando das questões de alfabetização e letramento da EJA Anos Iniciais e a importância das relações sociais culturais, econômicas, históricas e posso dizer afetivas que estão em constante movimento, muitas vezes gritando para que tenhamos uma nova configuração de humanidade trouxeram à tona esse projeto de extensão. A prática da alfabetização e o letramento na EJA são recentes em nosso país, ainda carecendo de conscientização e persistência para que possamos ter políticas públicas e práticas pedagógicas que sigam apontando um horizonte educacional possível com base na realidade do entorno e no comprometimento das práticas sociais, bem como contínua formação dos docentes e, principalmente dos discnetes do curso de Pedagogia.
O projeto de extensão EJA anos iniciais pretende expandir suas ações para as escolas da educação básica que ofertam EJA anos iniciais em Pelotas e nos municípios do entorno da cidade.
Em uma turma com um número grande de alunos o tempo de dedicação a cada aluno é reduzido já que uma mesma turma, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão, respectivamente, vai da primeira à quarta etapa e da primeira a quinta totalidade, correspondendo às turmas de 1° ao 5° séries em uma mesma turma. Realidade que está ficando habitual no território brasileiro e que não devemos considerar como normal. As turmas de EJA Anos Iniciais são multisseriadas e a diferença de idade entre os alunos é grande como também uma parte da turma necessita de um atendimento educacional especializado.
A mutação constante do ser humano em se tratando das questões de alfabetização e letramento da EJA Anos Iniciais e a importância das relações sociais culturais, econômicas, históricas e posso dizer afetivas que estão em constante movimento, muitas vezes gritando para que tenhamos uma nova configuração de humanidade trouxeram à tona esse projeto de extensão. A prática da alfabetização e o letramento na EJA são recentes em nosso país, ainda carecendo de conscientização e persistência para que possamos ter políticas públicas e práticas pedagógicas que sigam apontando um horizonte educacional possível com base na realidade do entorno e no comprometimento das práticas sociais, bem como contínua formação dos docentes e, principalmente dos discnetes do curso de Pedagogia.
O projeto de extensão EJA anos iniciais pretende expandir suas ações para as escolas da educação básica que ofertam EJA anos iniciais em Pelotas e nos municípios do entorno da cidade.
Metodologia
A metodologia a ser empregada é:
1. Reuniões da equipe: levantamento e visita junto às escolas para planejamento das atividades. Identificação das principais dificuldades dos discentes dos cursos de Pedagogia voltadas à EJA. Relatos e a avaliação das atividades. As reuniões poderão ser presenciais, síncronas e assíncronas.
2. Reuniões do grupo de estudos sobre a EJA: reuniões quinzenais e/ou mensais de duas horas para revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA. Os encontros serão presenciais, síncronos e assíncronos para discussão, aprofundamento, reflexão e construção dos materiais didáticos.
3. Produção de materiais: a partir das ações 1 e 2 elencar o horizonte didático para elaborar material e apontar as oficinas e atividades que serão realizadas.
1. Reuniões da equipe: levantamento e visita junto às escolas para planejamento das atividades. Identificação das principais dificuldades dos discentes dos cursos de Pedagogia voltadas à EJA. Relatos e a avaliação das atividades. As reuniões poderão ser presenciais, síncronas e assíncronas.
2. Reuniões do grupo de estudos sobre a EJA: reuniões quinzenais e/ou mensais de duas horas para revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA. Os encontros serão presenciais, síncronos e assíncronos para discussão, aprofundamento, reflexão e construção dos materiais didáticos.
3. Produção de materiais: a partir das ações 1 e 2 elencar o horizonte didático para elaborar material e apontar as oficinas e atividades que serão realizadas.
Indicadores, Metas e Resultados
Realizar um levantamento junto à turma e à professora ou professor.
Conhecer, reconhecer e analisar o horizonte metodológico que envolve os processos de ensino aprendizagem da EJA Anos Iniciais.
Produção de material didático.
Participação em eventos acadêmicos e da comunidade escolar para publicização e socialização do projeto.
Certificação do projeto.
Perspectiva de expandir o projeto para outras escolas.
Conhecer, reconhecer e analisar o horizonte metodológico que envolve os processos de ensino aprendizagem da EJA Anos Iniciais.
Produção de material didático.
Participação em eventos acadêmicos e da comunidade escolar para publicização e socialização do projeto.
Certificação do projeto.
Perspectiva de expandir o projeto para outras escolas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS | |||
ALISSON SAMPAIO DIAS | |||
ALIXANDRA RIBEIRO MUNIZ FAGUNDES | |||
AMANDA PACCANARO MARINO | |||
ANA PAULA CHIARELLI BORGES | |||
ANNELISE COSTA DE JESUS | |||
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA | |||
Amanda da Silva Brod | |||
BETINA DOS SANTOS TRECHA | |||
BRENDA MAGALHAES DE MAGALHAES | |||
BRUNA MOURA DA SILVA | |||
CINARA BRUM DOS SANTOS | |||
FABYANNE MORAES DE SOUZA | |||
GILCE MARIA SILVEIRA DA COSTA | |||
GIULIANE NASCENTE FARIA | |||
GUACIRA SILVA DOS SANTOS | |||
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 4 | ||
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves | |||
KARINA RANGEL GAUTÉRIO | |||
LAUREN SILVEIRA FARIAS | |||
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA | |||
LUIZA BORGES BECKER | |||
LUIZE DUARTE MOTTA MADEIRA | |||
LUZIA HELENA BRANDT MARTINS | |||
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira | |||
MATEUS VALADÃO DE SOUZA | |||
Marcondy Maurício de Souza | |||
NATHÁLYA ANDRADE DA SILVA | |||
PALOMA DE SOUZA SILVA | |||
PAULO SÉRGIO DOS REIS CORRÊA | |||
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 1 | ||
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO | |||
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA | |||
THALIA COSTA DUARTE | |||
TUANE GARCIA MEDINA | |||
TUANE SILVA JAMBEIRO | |||
VERA REJANE ROCHA DE PAULO COUTINHO |