Nome do Projeto
EJA Anos Iniciais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/08/2022 - 29/11/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O projeto EJA Anos Iniciais é uma parceria entre os curso de Pedagogia diurno e noturno com a EMEF Bibiano de Almeida e pretende expandir suas ações para outras escolas que ofertam EJA Anos Iniciais. O projeto de extensão EJA Anos Iniciais busca contribuir para o combate da evasão escolar e para o enriquecimento da experiência dos discentes dos cursos de Pedagogia. O projeto de extensão está atrelado ao projeto de ensino Laboratório de ensino na/da EJA (4598), e aos novos PPCs dos cursos de pedagogia. O curso diurno iniciará no segundo semestre de 2022, período letivo 2022/1, e em 2023 com o início do curso noturno. A parceria com as escolas da cidade de Pelotas e do entorno, já nos estágios de observação e regência, possibilitam a integração entre a comunidade e a universidade. O projeto intenta refletir a partir da experiência somada a teoria sobre o universo da EJA, que é peculiar em se tratando dos anos iniciais, somando a formação dos discentes dos cursos de Pedagogia e a prática da comunidade escolar. Os discentes participantes terão uma formação partindo de um horizonte de práticas didático pedagógicas específicas da EJA ampliando sua visão do próprio curso e profissional. Juntamente com o Laboratório de ensino na/da EJA haverá produção de material que será utilizada no projeto, bem como relatos de experiência e outros trabalhos próprios de eventos acadêmicos e da comunidade escolar para qualificar a formação dos docentes e discentes.

Objetivo Geral

Integrar a comunidade e a universidade por meio de ações de extensão relacionando saberes e fazeres populares e acadêmicos tendo como horizonte o processo de ensino aprendizagem dos discentes dos cursos de Pedagogia, bem como contribuir com a comunidade para combater a evasão escolar e fortalecer a EJA Anos Iniciais no curso de Pedagogia.

Justificativa

A EJA hoje, é diferente em alguns aspectos, e semelhante em outros, do público de anos atrás. Se antes o público, de uma mesma turma, tinha certa homogeneidade hoje não mais, pois os alunos que não conseguem frequentar a escola na idade adequada, ou não podem mais por motivos diferente deste, são convidados a ir para turmas da EJA. A EJA hoje abraça também alunos com deficiência cognitiva, visual, física, auditiva, além de jovens, adultos e idosos.
Em uma turma com um número grande de alunos o tempo de dedicação a cada aluno é reduzido já que uma mesma turma, nos municípios de Pelotas e Capão do Leão, respectivamente, vai da primeira à quarta etapa e da primeira a quinta totalidade, correspondendo às turmas de 1° ao 5° séries em uma mesma turma. Realidade que está ficando habitual no território brasileiro e que não devemos considerar como normal. As turmas de EJA Anos Iniciais são multisseriadas e a diferença de idade entre os alunos é grande como também uma parte da turma necessita de um atendimento educacional especializado.
A mutação constante do ser humano em se tratando das questões de alfabetização e letramento da EJA Anos Iniciais e a importância das relações sociais culturais, econômicas, históricas e posso dizer afetivas que estão em constante movimento, muitas vezes gritando para que tenhamos uma nova configuração de humanidade trouxeram à tona esse projeto de extensão. A prática da alfabetização e o letramento na EJA são recentes em nosso país, ainda carecendo de conscientização e persistência para que possamos ter políticas públicas e práticas pedagógicas que sigam apontando um horizonte educacional possível com base na realidade do entorno e no comprometimento das práticas sociais, bem como contínua formação dos docentes e, principalmente dos discnetes do curso de Pedagogia.
O projeto de extensão EJA anos iniciais pretende expandir suas ações para as escolas da educação básica que ofertam EJA anos iniciais em Pelotas e nos municípios do entorno da cidade.

Metodologia

A metodologia a ser empregada é:
1. Reuniões da equipe: levantamento e visita junto às escolas para planejamento das atividades. Identificação das principais dificuldades dos discentes dos cursos de Pedagogia voltadas à EJA. Relatos e a avaliação das atividades. As reuniões poderão ser presenciais, síncronas e assíncronas.
2. Reuniões do grupo de estudos sobre a EJA: reuniões quinzenais e/ou mensais de duas horas para revisão da bibliografia existente a fim de identificar materiais de apoio e aprofundar os estudos em EJA. Os encontros serão presenciais, síncronos e assíncronos para discussão, aprofundamento, reflexão e construção dos materiais didáticos.
3. Produção de materiais: a partir das ações 1 e 2 elencar o horizonte didático para elaborar material e apontar as oficinas e atividades que serão realizadas.

Indicadores, Metas e Resultados

Realizar um levantamento junto à turma e à professora ou professor.
Conhecer, reconhecer e analisar o horizonte metodológico que envolve os processos de ensino aprendizagem da EJA Anos Iniciais.
Produção de material didático.
Participação em eventos acadêmicos e da comunidade escolar para publicização e socialização do projeto.
Certificação do projeto.
Perspectiva de expandir o projeto para outras escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HENZEL BARCELOS
ALISSON SAMPAIO DIAS
ALIXANDRA RIBEIRO MUNIZ FAGUNDES
AMANDA PACCANARO MARINO
ANA PAULA CHIARELLI BORGES
ANNELISE COSTA DE JESUS
ARIÁDINE MARQUES DA ROSA
Amanda da Silva Brod
BETINA DOS SANTOS TRECHA
BRENDA MAGALHAES DE MAGALHAES
BRUNA MOURA DA SILVA
CINARA BRUM DOS SANTOS
FABYANNE MORAES DE SOUZA
GILCE MARIA SILVEIRA DA COSTA
GIULIANE NASCENTE FARIA
GUACIRA SILVA DOS SANTOS
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO4
Jennifer Xavier dos Passos Gonçalves
KARINA RANGEL GAUTÉRIO
LAUREN SILVEIRA FARIAS
LETICIA GABRIELI VIVIAN GARCIA
LUIZA BORGES BECKER
LUIZE DUARTE MOTTA MADEIRA
LUZIA HELENA BRANDT MARTINS
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira
MATEUS VALADÃO DE SOUZA
Marcondy Maurício de Souza
NATHÁLYA ANDRADE DA SILVA
PALOMA DE SOUZA SILVA
PAULO SÉRGIO DOS REIS CORRÊA
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA1
SUZANA ANTIQUEIRA DE CASTRO
TATIANI BEATRIS SILVA DA SILVA
THALIA COSTA DUARTE
TUANE GARCIA MEDINA
TUANE SILVA JAMBEIRO
VERA REJANE ROCHA DE PAULO COUTINHO

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