Nome do Projeto
Modelação do Comportamento Estático e Dinâmico de Estruturas
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2022 - 31/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias
Resumo
Neste projeto pretende-se continuar o trabalho efetuado num projeto anterior, procurando-se desenvolver alguns temas no domínio da modelação do comportamento estático e dinâmico de estruturas, os quais, nas análises feitas correntemente no projeto de estruturas, ou são só considerados de forma muito simplificada ou não são mesmo levados em conta. Considera-se assim que são temas merecedores de um estudo mais detalhado que leve a um melhor conhecimento de diversos aspetos que devem e podem ser devidamente modelados na análise de estruturas efetuada no seu projeto ou na avaliação de estruturas existentes. Os temas a analisar, que constituem as ações deste projeto, incluem: 1) Modelação do faseamento construtivo na análise de estruturas de edifícios e pontes. 2) Análise linear e não linear dos efeitos da ação dos sismos. 3) Análise estática e dinâmica dos efeitos da ação do vento. 4) Análise dinâmica da ação do tráfego rodoviário, ferroviário e de pedestres em pontes. 5) Análise dinâmica de estruturas de torres de aerogeradores.

Objetivo Geral

Neste projeto pretende-se melhorar o conhecimento atual sobre os temas indicados, analisando a sua importância no comportamento das estruturas.

Justificativa

Neste projeto procuram-se analisar, de uma forma avançada, vários aspetos do comportamento estático e dinâmico de estruturas, os quais, nas análises feitas correntemente no projeto de estruturas, ou são só considerados de forma muito simplificada ou não são mesmo levados em conta. Considera-se assim que são temas merecedores de um estudo mais detalhado que leve a um melhor conhecimento de diversos aspetos que devem e podem ser devidamente modelados na análise de estruturas efetuada no seu projeto ou na avaliação de estruturas existentes.

Metodologia

Para os estudos a desenvolver neste projeto, prevê-se a utilização de programas de análise estrutural cujo uso é disponibilizado livremente para utilização académica e também o desenvolvimento de programas no ambiente Octave que é uma linguagem e sistema de desenvolvimento integrado semelhante ao MatLab mas de utilização livre.
No âmbito do projeto prevê-se a realização de trabalhos de graduação de alunos que se sintam motivados a trabalhar nesta área, a preparação de trabalhos para apresentar em Congressos e de artigos para publicar em revistas.
Pretende-se disseminar pela comunidade os conhecimentos obtidos como resultado do projeto, nomeadamente, pelos projetistas de estruturas interessados nos aspetos desenvolvidos e pelas entidades responsáveis por estruturas do tipo das analisadas no projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Trabalhos de graduação, artigos apresentados em congressos e publicados em revistas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDO COSTA COUTO2
GUILHERME HOEHR TRINDADE4
JORGE MANUEL VIEIRA BORGES LOURENCO RODRIGUES10
KAREN TREIN

Página gerada em 26/04/2024 06:06:46 (consulta levou 0.141044s)