Nome do Projeto
Projeto de Estudos e Pesquisa sobre Cálculo Diferencial e Integral
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Durante o ensino remoto, que começou em 2020 devido a pandemia de COVID19 foi trabalhada a disciplina de Cálculo 1 para os cursos de graduação atendidos pelo Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática (IFM).
No semestre letivo de 2021/2 foi elaborada uma apostila com os conteúdos trabalhados na disciplina de Cálculo 1. Ademais, nos semestres remotos tivemos alguns alunos com necessidades especiais (deficiência visual total, autismo) o que resultou na elaboração de um material diferenciado para os alunos com deficiência visual. O material foi escrito em modo texto com uma notação matemática completamente adaptada elucidando a teoria, exemplos e exercícios de forma a ser usado em algum programa leitor de tela como o NonVisual Desktop Access (NVDA).
A partir do exposto acima, pretendemos elaborar um material digital de Cálculo com recursos audiovisuais que possibilitem complementar os estudos e ampliar o senso de observação e o entendimento dos conteúdos focando na acessibilidade.
Objetivo Geral
- Estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.
- Elaboração de materiais de Cálculo com recursos audiovisuais.
- Elaborar materiais de Cálculo acessíveis, tendo inclusive compatibilidade com programas de leitura de tela (NVDA, ORCA, JAWS, ChromeVox, VoiceOver, dentre outros, por exemplo) para estudantes com deficiência visual.
- Elaboração de materiais de Cálculo com recursos audiovisuais.
- Elaborar materiais de Cálculo acessíveis, tendo inclusive compatibilidade com programas de leitura de tela (NVDA, ORCA, JAWS, ChromeVox, VoiceOver, dentre outros, por exemplo) para estudantes com deficiência visual.
Justificativa
A disciplina de Cálculo 1 motivou o surgimento deste projeto a partir das reflexões oriundas da prática obtidas no ensino remoto, bem como, a preocupação com a notória dificuldade no aprendizado dessa disciplina por parte dos discentes. Outrossim, essa disciplina é muito importante para o cenário científico e tecnológico, uma vez que seus conceitos e aplicações se fazem necessários aos profissionais da área das ciências exatas e afins.
Metodologia
A metodologia emprega neste projeto consiste em:
- encontros periódicos com a equipe envolvida no projeto;
- pesquisar e revisar na literatura de Cálculo os conceitos que serão abordados no projeto;
- estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de
ensino e aprendizagem do Cálculo;
- elaborar conteúdo online, interativo através das notas de aula a partir da experiência dos semestres remotos;
- organização e revisão dos resultados de pesquisa e trabalhos realizados;
- elaboração de um relatório com atividades;
- encontros periódicos com a equipe envolvida no projeto;
- pesquisar e revisar na literatura de Cálculo os conceitos que serão abordados no projeto;
- estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de
ensino e aprendizagem do Cálculo;
- elaborar conteúdo online, interativo através das notas de aula a partir da experiência dos semestres remotos;
- organização e revisão dos resultados de pesquisa e trabalhos realizados;
- elaboração de um relatório com atividades;
Indicadores, Metas e Resultados
- Concepção de materiais de Cálculo para uso em sala de aula.
- Concepção de materiais sobre Cálculo acessíveis para leitura em softwares de leitores de tela.
- Concepção de materiais sobre Cálculo acessíveis para leitura em softwares de leitores de tela.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA MORGADO | 15 | ||
CAMILA PINTO DA COSTA | 12 | ||
JOSEANE DA SILVA PORTO | 12 | ||
MAURICIO BRAGA DE PAULA | 17 |