Nome do Projeto
Projeto de Estudos e Pesquisa sobre Cálculo Diferencial e Integral
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Durante o ensino remoto, que começou em 2020 devido a pandemia de COVID19 foi trabalhada a disciplina de Cálculo 1 para os cursos de graduação atendidos pelo Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática (IFM).
No semestre letivo de 2021/2 foi elaborada uma apostila com os conteúdos trabalhados na disciplina de Cálculo 1. Ademais, nos semestres remotos tivemos alguns alunos com necessidades especiais (deficiência visual total, autismo) o que resultou na elaboração de um material diferenciado para os alunos com deficiência visual. O material foi escrito em modo texto com uma notação matemática completamente adaptada elucidando a teoria, exemplos e exercícios de forma a ser usado em algum programa leitor de tela como o NonVisual Desktop Access (NVDA).
A partir do exposto acima, pretendemos elaborar um material digital de Cálculo com recursos audiovisuais que possibilitem complementar os estudos e ampliar o senso de observação e o entendimento dos conteúdos focando na acessibilidade.
Objetivo Geral
- Estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.
- Elaboração de materiais de Cálculo com recursos audiovisuais.
- Elaborar materiais de Cálculo acessíveis, tendo inclusive compatibilidade com programas de leitura de tela (NVDA, ORCA, JAWS, ChromeVox, VoiceOver, dentre outros, por exemplo) para estudantes com deficiência visual.
- Elaboração de materiais de Cálculo com recursos audiovisuais.
- Elaborar materiais de Cálculo acessíveis, tendo inclusive compatibilidade com programas de leitura de tela (NVDA, ORCA, JAWS, ChromeVox, VoiceOver, dentre outros, por exemplo) para estudantes com deficiência visual.