Nome do Projeto
Projeto de Estudos e Pesquisa sobre Cálculo Diferencial e Integral
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
05/08/2022 - 31/07/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra
Resumo
Durante o ensino remoto, que começou em 2020 devido a pandemia de COVID19 foi trabalhada a disciplina de Cálculo 1 para os cursos de graduação atendidos pelo Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Instituto de Física e Matemática (IFM). No semestre letivo de 2021/2 foi elaborada uma apostila com os conteúdos trabalhados na disciplina de Cálculo 1. Ademais, nos semestres remotos tivemos alguns alunos com necessidades especiais (deficiência visual total, autismo) o que resultou na elaboração de um material diferenciado para os alunos com deficiência visual. O material foi escrito em modo texto com uma notação matemática completamente adaptada elucidando a teoria, exemplos e exercícios de forma a ser usado em algum programa leitor de tela como o NonVisual Desktop Access (NVDA). A partir do exposto acima, pretendemos elaborar um material digital de Cálculo com recursos audiovisuais que possibilitem complementar os estudos e ampliar o senso de observação e o entendimento dos conteúdos focando na acessibilidade.

Objetivo Geral

- Estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral.

- Elaboração de materiais de Cálculo com recursos audiovisuais.

- Elaborar materiais de Cálculo acessíveis, tendo inclusive compatibilidade com programas de leitura de tela (NVDA, ORCA, JAWS, ChromeVox, VoiceOver, dentre outros, por exemplo) para estudantes com deficiência visual.

Justificativa

A disciplina de Cálculo 1 motivou o surgimento deste projeto a partir das reflexões oriundas da prática obtidas no ensino remoto, bem como, a preocupação com a notória dificuldade no aprendizado dessa disciplina por parte dos discentes. Outrossim, essa disciplina é muito importante para o cenário científico e tecnológico, uma vez que seus conceitos e aplicações se fazem necessários aos profissionais da área das ciências exatas e afins.

Metodologia

A metodologia emprega neste projeto consiste em:
- encontros periódicos com a equipe envolvida no projeto;
- pesquisar e revisar na literatura de Cálculo os conceitos que serão abordados no projeto;
- estudar e desenvolver atividades com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de
ensino e aprendizagem do Cálculo;
- elaborar conteúdo online, interativo através das notas de aula a partir da experiência dos semestres remotos;
- organização e revisão dos resultados de pesquisa e trabalhos realizados;
- elaboração de um relatório com atividades;

Indicadores, Metas e Resultados

- Concepção de materiais de Cálculo para uso em sala de aula.
- Concepção de materiais sobre Cálculo acessíveis para leitura em softwares de leitores de tela.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDREA MORGADO15
CAMILA PINTO DA COSTA12
JOSEANE DA SILVA PORTO12
MAURICIO BRAGA DE PAULA17

Página gerada em 12/04/2024 18:24:31 (consulta levou 0.153015s)