Nome do Projeto
A prática de psicoterapia infantojuvenil: abordagens teórico-técnicas
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
25/07/2022 - 19/12/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O conhecimento acerca do desenvolvimento humano está em constante evolução e, consequentemente, as técnicas de psicoterapia infantojuvenil, uma vez que se apoiam nos conceitos do desenvolvimento para uma melhor adaptação das abordagens e técnicas. Logo, para entender como podemos auxiliar as crianças e adolescentes no campo da Psicologia, precisamos estudar o campo do desenvolvimento humano. Os períodos do ciclo de vida são uma construção social, que se modificam ao longo do tempo (PAPALIA & FELDMAN, 2021). Conceitos como infância e adolescência foram sendo moldados a partir das necessidades e tarefas específicas de cada período do desenvolvimento. Ao entender as especificidades de cada ciclo de vida, podemos embasar estratégias de intervenção efetivas e duradouras. Os transtornos do neurodesenvolvimento (TDAH, TOD, Autismo, etc.) são um grupo de condições que ocorrem no início do período de desenvolvimento. De acordo com o DSM-5, é comum que indivíduos apresentem mais de um transtorno ao mesmo tempo. Nesse sentido, destaca-se a importância de conhecer tais condições, tanto para um correto diagnóstico, como para um correto tratamento. Contudo, como os assuntos de base prática são extensos na Psicologia, não ocorre grande aprofundamento na carga horária do curso de Psicologia sobre os aspectos encontrados na prática clínica. Por conta disso, espera-se que os cursos de Psicologia proporcionem aos seus alunos diferentes práticas teórico-técnicas no campo do atendimento psicológico para crianças e adolescentes, como projetos de ensino, pesquisa e extensão, com o intuito de compreender as demandas desses grupos.

Objetivo Geral

Discutir as diferentes abordagens teórico-técnicas utilizadas na prática de psicoterapia infantojuvenil.

Justificativa

Justifica-se o presente projeto pela necessidade de obter maior conhecimento sobre a prática de psicoterapia infantojuvenil na atualidade.

Metodologia

Serão realizados encontros semanais na modalidade presencial com duração de 2 horas e nestes serão discutidos e debatidos temas sobre a prática clínica infantojuvenil, através da literatura, artigos e estudos de casos. Poderão ser convidados psicólogos atuantes na prática clínica para serem mediadores das discussões e dúvidas dos alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que ao final das atividades, os acadêmicos sintam-se mais seguros no atendimento psicoterápico com crianças e adolescentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MIRANDA DO CARMO
CAMILA DUARTE ROBALLO
DANIEL DA SILVA DALLA VECCHIA
EDUARDA MARTINS MALÜE
Fernanda Klein Marten
ISADORA LANGLOIS MASSARO OSÓRIO
JESSICA BELO MORALES
LUCIANA MECKING ARANTES
MARIA TERESA DUARTE NOGUEIRA8
MARIANA ADAMOLI MARQUES DA SILVA
MARIANA CHAVES PAIM
MARIANA GOUVÊA SILVEIRA
MARTA MIELKE VARZIM
MICHELLE DE SOUZA DIAS
PÂMELA PIEPER DOS SANTOS
TIFFANI GOMES CARDOZO
YANCA DE OLIVEIRA BARCELLOS

Página gerada em 17/07/2025 02:56:46 (consulta levou 0.112488s)