Nome do Projeto
Programa de Psicologia Positiva para promoção de saúde (versão presencial)
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 05/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
O programa tem como objetivo a promoção de saúde e melhora na qualidade de vida, baseado na Psicologia Positiva e Terapia Cognitivo Comportamental, direcionado a profissionais de saúde/educação/assistência e/ou estudantes destas areas, bem como de usuários do Servço Escola de Psicologia (SEP/UFPel), em seis sessões semanais (2h cada), em caráter presencial, mais tarefas de casa. O programa inclui técnicas de psicoeducação, dinâmicas individuais, grupais, vídeo-debates e técnicas de relaxamento. Pretende-se discutir sobre valores, autocuidado/prudência, otimismo, empatia, gratidão, perdão, significado de vida e trabalho e repercussões destes para a saúde; elaborar técnicas para melhor adaptação e superação de dificuldades e enfrentamento do estresse; treinar técnicas de relaxamento; promover maior bem estar e saúde.

Objetivo Geral

Promover a discussão e reflexões sobre variáveis da Psicologia Positiva, reconhecidas como mediadoras do processo saúde-doença, buscando atuar na promoção de saúde e redução da doença, junto ao público- alvo.

Justificativa

Após notificação de pandemia no início do ano de 2020, por parte da Organização Mundial da Saúde, houve emergência dos países em se adaptarem rapidamente às novas demandas de saúde pública. A COVID-19 é proveniente do betacoronavirus 2 - SARS-CoV2 – popularmente conhecido como coronavírus (LAI et al., 2020; SPINA et al., 2020). Trata-se de uma síndrome respiratória aguda, que pode progredir para quadros graves rapidamente, com índice de contágio considerado alto quando comparado a outras condições respiratórias virais, a exemplo do coronavírus SARS-CoV e MERS-CoV. Dados epidemiológicos de prevalência revelaram estimativa de 22% da população mundial, ou seja, um em cada cinco indivíduos apresenta pelo menos uma condição de risco para desenvolver o quadro grave da doença, sendo 5% destes menores de 20 anos de idade (CLARK et al., 2020).
Como medida profilática para o controle da transmissão do vírus, os países adotaram o distanciamento físico, ou a reclusão e isolamento de indivíduos em seus domicílios, sendo enfatizada mobilidade urbana apenas para obtenção de produtos e serviços considerados essenciais. As medidas sociais de ‘quarentena’ para retardar a propagação da pandemia demonstraram efeitos positivos quando há engajamento por parte das instituições e membros da sociedade (ANDERSON et al., 2020). Contudo, nem todos têm condições ou possibilidade de adotar as medidas até então sugeridas para o controle do contágio do vírus. Exemplos disso são os profissionais de saúde ou de outras funções e serviços considerados essenciais, vistos como agentes ativos que integram a linha de frente durante a pandemia. Existem fatores de risco adicionais para a saúde mental destes profissionais, incluindo falta de estrutura de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPIs), fluxo contínuo de novos casos para atendimentos de saúde, sobrecarga na rede e nos serviços, falta de materiais e insumos para garantia da assistência aos pacientes, além da incerteza quanto à duração da pandemia e risco iminente de contágio (ENUMO et al., 2020; HAO et al., 2021; LAI et al., 2020; PAPPA et al., 2020; YAO; CHEN; XU, 2020).
Além dos profissionais de linha de frente, indivíduos tidos como ‘grupo de risco’, em maior vulnerabilidade social, a exemplo de pessoas com diagnóstico de transtorno psiquiátrico, podem ter seus quadros clínicos agravados em decorrência da pandemia de Covid-19 (CHATTERJEE, 2020; HOSSAIN et al., 2020; VINDEGAARD; BENROS, 2020). Alguns dos fatores de risco para a saúde mental destes indivíduos são o medo de contágio e subsequente proliferação do vírus entre seus familiares, o luto elaborado ou não (em muitos casos lutos múltiplos), a percepção de solidão e isolamento social em decorrência das medidas de distanciamento físico, a quebra da rotina útil e aumento de doenças crônicas não transmissíveis, dificuldades socioeconômicas, entre outros (CREPALDI et al., 2020; PAPPA et al., 2020; SCHMIDT et al., 2020a; WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020; WU et al., 2021).
Na chamada ‘quarta onda’ da pandemia, os reflexos em saúde mental vêm sendo observados com aumento expressivo de sintomas ansiogênicos, depressogênicos e agravo em condições clínicas pré-existentes (FARO et al., 2020; LOBO; RIETH, 2021), super medicalização de condições de saúde mental (GARCIA et al., 2022), aumento nos índices de ideação, tentativas, e de suicídios consumados (HAO et al., 2021; LOBO; MARI et al., 2021; RIETH, 2021; WU et al., 2021; XIANG et al., 2020). Por isso, tornam-se necessárias iniciativas que visem o enfrentamento de consequências negativas à saúde mental e possam repercutir em maior qualidade de vida dos indivíduos. Nesse sentido, a abordagem da Psicologia Positiva busca conhecer, elaborar, desenvolver e avaliar meios e intervenções que possibilitem o desenvolvimento e o funcionamento positivo dos indivíduos, grupos e instituições.
Intervenções Psicológicas Positivas (IPPs) vêm sendo desenvolvidas e utilizadas como recursos para promoção de saúde e prevenção de doenças em todos os níveis, apresentando eficácia para melhoras em bem-estar subjetivo, psicológico, redução em sintomas de depressão, ansiedade e estresse (HENDRIKS et al., 2020), incremento em emoções positivas e repercussões em saúde (MOSKOWITZ et al., 2020), redução de dor crônica (HAUSMANN et al., 2018) e maior adesão a tratamentos de saúde (DUQUE et al., 2019).
No Brasil, a primeira IPP desenvolvida, implementada e avaliada, com foco nas forças Valores e Autocuidado/Prudência, Otimismo, Empatia, Gratidão, Perdão e Significado de Vida e Trabalho, em formato grupal, presencial e sessões de duas horas de duração, resultou em um protocolo manualizado. O manual de implementação presencial do programa foi publicado para a promoção de saúde de aposentados saudáveis ou com transtornos de saúde (DURGANTE; DELLAGLIO, 2019a). O Programa Vem Ser, em sua versão original, foi implementado presencialmente e avaliado em estudos empíricos desde o ano de 2016, passando por estudo piloto, estudo de viabilidade (DURGANTE; NAVEIRE; DELL’AGLIO, 2019) e ensaio de eficácia (DURGANTE, H.; DELL’AGLIO, 2019b) para mais de uma centena de aposentados. Resultados indicaram melhoras em satisfação com a vida, resiliência, sintomas de estresse percebido, depressão e ansiedade no grupo interventivo, além de efeitos de interação para melhoras no otimismo, empatia, sintomas de depressão e ansiedade no grupo experimental quando comparado ao grupo controle. Os efeitos e impactos em satisfação com a vida, sintomas de depressão e ansiedade se mantiveram três meses após o término do programa (DURGANTE, et al., 2020).
Devido à pandemia de COVID-19, o programa Vem Ser foi adaptado para ser implementado em formato online, com atividades síncronas grupais para a promoção de saúde de profissionais das areas de saúde, de educação e de assistência, podendo estes serem ativos em contexto laboral, ou aposentados (DURGANTE; DELL’AGLIO, 2020). Entre as atividades estão dinâmicas individuais e grupais, vídeo-debates, técnicas de relaxamento com visualização e imagística e tarefas de casa. Foram conduzidos estudo de viabilidade/piloto na versão online (N=20) e ensaio de eficácia (N=104) (artigos submetidos para publicação). Os resultados obtidos apresentaram efeitos preservados àqueles obtidos na versão presencial, imediatamente após o programa.
Assim, tendo em vista a situação pandêmica e necessidade de adaptar serviços de saúde para o formato remoto para todas as populações e níveis de atenção em saúde, este projeto visa oferecer grupos para a promoção de saúde de profissionais de saúde, educação e/ou assistência e para usuários do Serviço Escola de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (SEP/UFPel). Este projeto se configura como braço para dar continuidade a uma pesquisa maior, em colaboração com grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). O projeto está cadastrado via Plataforma Brasil, foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n.1.899.368/CAAE: 61997516.5.0000.5334; Emenda n.4.143.219 /CAAE: 61997516.5.0000.5334), registrado na plataforma nacional de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), registro RBR-106989ym, número do UTN: U111-1262-7726, e representa esforço científico fundamental com relevância social diante do panorama pandêmico e necessidade de adaptação de serviços em saúde.

Metodologia

Serão convidados profissionais da comunidade geral, bem como usuários do Servço Escola de Psicologia (SEP/UFPel), em fluxo contínuo. Serão feitas divulgações em centros comunitários municipais, mídia e redes sociais.
Será realizada aplicação de instrumentos de autorrelato para avaliação de saúde (20 minutos por
participante); Programa (12h vivenciais, presenciais por grupo); Sessão1: Apresentações pessoais e do programa, objetivos, normas de funcionamento, favorecer vínculo entre os participantes e facilitadores, tratar sobre Valores; e Autocuidado, Painel de Valores e Protocolo de Autocuidado, técnica de relaxamento com Escuta Holossomática; Sessão2: Definição evidências sobre os benefícios do Otimismo, técnica de Priming, vídeo-dabates, interpretação de problemas (estilo atribucional otimista versus pessimista), dinâmica grupal:Projeção do Melhor Eu, elaborar lista de autoafirmações positivas, técnica de relaxamento com visualização; Sessão3: Definição e evidências sobre os benefícios da Empatia, vídeo-dabates; diferença entre empatia e simpatia, dinâmica grupal: objeto da fala, técnica da tela mental (ensaio cognitivo e relaxamento); Sessão4: Definição e evidências sobre os benefícios da Gratidão, dinâmica grupal: CV de suas conquistas, Dinâmica grupal:Lista de credores, técnica da tela mental (ensaio cognitivo e relaxamento); Sessão5: Definição e evidências sobre os benefícios do Perdão, diferença entre responsabilização e culpa, dinâmica grupal: bilhete surpresa, dinâmica grupal: carta de perdão técnica da tela mental (ensaio cognitivo e relaxamento-Autoperdão); Sessão6: Refletir sobre significado de vida e trabalho, dinâmica: identificar forças pessoais (virtudes), dinâmica grupal: identificar seus significados, metas futuras através do uso de suas forças, síntese dos aprendizados do programa, avaliação de saúde, encerramento. Serão oferecidos grupos em caráter contínuo e turnos alternados, conforme interesse dos interessados e disponibilidade da equipe. Será realizada avaliação da intervenção, através da aplicação de um protocolo de avaliação do estado de saúde dos participantes, em três momentos: T1 (antes do início do programa), T2 (imediatamente após o término do programa), e T3 (três meses após o término do programa). Os participantes terão as devolutivas de seus resultados em indicadores de saúde, caso tenham interesse.

Indicadores, Metas e Resultados

Será realizada avaliação da intervenção, através da aplicação de um protocolo de avaliação do estado de saúde (otimismo, estresse percebido, satisfação com a vida, resiliência, sintomas de depressão e ansiedade, e estado de ânimo) dos participantes, em três momentos: T1 (após entrevista inicial com os participantes, e antes do início do programa), T2 (imediatamente após o término do programa), e T3 (três meses após o término do programa). Serão obtidos dados para caracterização da amostra e questionários de autorrelato dos participantes aplicados ao término do programa para avaliar critérios como satisfação dos participantes com o moderador, com o programa, compreensão e utilidade dos conteúdo trabalhados, barreiras e facilitadores identificados pelos moderadores de grupo e observadores durante a implementação do programa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Claudia Santos da Rocha
DANIEL RODRIGUES ECHEVARRIA2
GABRIELA RODRIGUES SILVEIRA
GIULIA BERGANTINI WALDEMARIN
GUILHERME MARTINS PINHEIRO
HELEN BEDINOTO DURGANTE27
JONATAS MATTHIES ROSCHILD
Jeane Lessinger Borges
LAURA BEATRIZ DIAS ESTRADA
LUCAS LIMA RIBEIRO GULARTE
LUISA PALMERO LORENZON
LUIZA BORBA PEREIRA
MAISA EDUARDA NOVACK DIAS
MARA LUCIA MENDES DA ROSA
MARIANA DA ROSA GENSKE
MARIANA TELLES BUENO
MARLUZ DUARTE GUNDLACH
MARTA SOLANGE STREICHER JANELLI DA SILVA3
RAQUEL VIANNA

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