Nome do Projeto
Estudos de língua portuguesa na extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O presente projeto de extensão trata do trabalho com a língua portuguesa na rede pública de ensino, a fim de procurar contribuir para a melhoria do desempenho linguístico dos estudantes. Para tanto, serão elaboradas ações e atividades voltadas para a realização de práticas de linguagem no contexto da rede pública, como a leitura, a produção de textos, a análise e a discussão de aspectos gramaticais da língua portuguesa que contribuem para a construção do sentido dos textos (concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, instrumentos gramaticais de subordinação e de coordenação). As ações procurarão, portanto, aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes e minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa com o intuito de evitar a retenção de estudantes em seu percurso escolar, bem como de previnir a evasão e o abandono dos estudos.
A melhoria do desempenho linguístico está associada ao contato dos estudantes com a maior variedade possível de situações de interação comunicativa, inclusive por meio da exposição a textos de diferentes gêneros, o que pode permitir o estabelecimento de comparações entre as distintas características composicionais dos gêneros textuais. Pretende-se, através das atividades de leitura, levar os participantes do projeto a recolher informações, elaborar suas próprias ideias e construir um instrumental relativo à composição textual para que possam escrever seus textos. Dessa forma, a prática de leitura poderá dar suporte à produção textual.
Objetivo Geral
Procurar capacitar os estudantes a ler e a entender textos de qualquer tipo ou gênero;
Estimular os estudantes a interagir em público, em contextos mais ou menos formais;
Incentivar os estudantes a se expressar por escrito, de forma clara, coesa e coerente;
Procurar capacitar os estudantes a relacionar as informações dos textos verbais com informações de textos não-verbais;
Levar os estudantes a refletir sobre o funcionamento da língua portuguesa, bem como a realizar a consequente prática linguística.
Estimular os estudantes a interagir em público, em contextos mais ou menos formais;
Incentivar os estudantes a se expressar por escrito, de forma clara, coesa e coerente;
Procurar capacitar os estudantes a relacionar as informações dos textos verbais com informações de textos não-verbais;
Levar os estudantes a refletir sobre o funcionamento da língua portuguesa, bem como a realizar a consequente prática linguística.
Justificativa
O presente projeto justifica-se pelas necessidades demonstradas por estudantes matriculados na rede pública de ensino, especialmente no período posterior à pandemia do Coronavírus, de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e escrita, bem como com a reflexão mais aprofundada sobre a estrutura gramatical da língua portuguesa para a vivência acadêmica. É importante destacar que, segundo Antunes (2002, p. 123), "a apreensão de qualquer conhecimento passa necessariamente pela linguagem. Isto é, o que aprendemos tem como acesso e como percurso a linguagem.". Portanto, esse trabalho poderá contribuir para a diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão nos diferentes níveis de ensino da rede pública. Além disso, a ampliação do conhecimento da linguagem poderá ter impacto inclusive, posteriormente, no campo profissional da vida dos estudantes, visto que, ainda segundo Antunes (2007, p. 100), "competente é aquele que domina o maior número possível de falares, inclusivamente, aquele falar apropriado às situações mais ligadas à fala e à escrita formais.".
Metodologia
O projeto será ofertado aos estudantes da rede pública de ensino em módulos de quatro meses de duração. Semanalmente, os estudantes participarão de encontros de quatro horas/aula no contraturno das atividades regulares de ensino. Nesses encontros, serão trabalhadas a leitura, a produção textual, a reflexão sobre a gramática da língua portuguesa. As turmas contarão com vinte participantes no máximo. O processo de seleção dos participantes do projeto será feito por intermédio de um edital que será publicado pela secretaria da escola pública em que o projeto for ofertado. Os vinte primeiros inscritos serão matriculados. O/a ministrante das atividades do projeto terá uma lista dos alunos excedentes que poderão ser chamados, caso haja alguma desistência ao longo do curso.
Pretende-se trabalhar a leitura, a produção textual e os recursos gramaticais disponíveis na língua para a construção do sentido com o apoio em textos cujos temas sejam pertinentes para os participantes do projeto. As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual. O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos; em seguida, será destinado tempo suficiente para que haja uma apreciação dos textos. Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas opiniões e impressões acerca dos textos. Em seguida, serão feitas perguntas relacionadas ao gênero dos textos e suas características composicionais, a fim de proporcionar atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos estudantes seja exercitada. Essas atividades podem tratar, portanto, das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, com a intenção de estimular uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto. Segundo Antunes (2007, p. 153), "a maior dificuldade de alguém para escrever está justamente em ter o que dizer. Ou seja, não se fala ou não se escreve bem quando não se tem o que dizer, o que fundamenta, sem sombra de dúvida, todo esse empenho por ampliar o repertório de dados e informações.".
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual deverá preferencialmente estar em afinidade com o tema dos textos trabalhados em sala.
Pretende-se trabalhar a leitura, a produção textual e os recursos gramaticais disponíveis na língua para a construção do sentido com o apoio em textos cujos temas sejam pertinentes para os participantes do projeto. As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual. O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos; em seguida, será destinado tempo suficiente para que haja uma apreciação dos textos. Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas opiniões e impressões acerca dos textos. Em seguida, serão feitas perguntas relacionadas ao gênero dos textos e suas características composicionais, a fim de proporcionar atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos estudantes seja exercitada. Essas atividades podem tratar, portanto, das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, com a intenção de estimular uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto. Segundo Antunes (2007, p. 153), "a maior dificuldade de alguém para escrever está justamente em ter o que dizer. Ou seja, não se fala ou não se escreve bem quando não se tem o que dizer, o que fundamenta, sem sombra de dúvida, todo esse empenho por ampliar o repertório de dados e informações.".
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual deverá preferencialmente estar em afinidade com o tema dos textos trabalhados em sala.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se que os participantes do projeto demonstrem crescimento linguístico através da aplicação dos conhecimentos sobre leitura, produção textual e estrutura gramatical da língua nas ações e atividades propostas no projeto. Nas produções escritas, os alunos deverão demonstrar o emprego das estruturas linguísticas do gênero textual estudado, a presença de coesão e coerência, bem como o uso do registro escrito culto da língua portuguesa.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO | |||
ELOISA BERNARDI ZAMBONI | |||
JAQUELINE MACHADO DA SILVA | |||
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA | |||
NATHAN BATISTA SALES | |||
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 6 | ||
VITÓRIA EDUARDA DA ROSA JARDIM |