Nome do Projeto
Estudos de língua portuguesa na extensão
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 20/12/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Comunicação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O presente projeto de extensão trata do trabalho com a língua portuguesa na rede pública de ensino, a fim de procurar contribuir para a melhoria do desempenho linguístico dos estudantes. Para tanto, serão elaboradas ações e atividades voltadas para a realização de práticas de linguagem no contexto da rede pública, como a leitura, a produção de textos, a análise e a discussão de aspectos gramaticais da língua portuguesa que contribuem para a construção do sentido dos textos (concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, instrumentos gramaticais de subordinação e de coordenação). As ações procurarão, portanto, aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes e minimizar equívocos persistentes quanto ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa com o intuito de evitar a retenção de estudantes em seu percurso escolar, bem como de previnir a evasão e o abandono dos estudos. A melhoria do desempenho linguístico está associada ao contato dos estudantes com a maior variedade possível de situações de interação comunicativa, inclusive por meio da exposição a textos de diferentes gêneros, o que pode permitir o estabelecimento de comparações entre as distintas características composicionais dos gêneros textuais. Pretende-se, através das atividades de leitura, levar os participantes do projeto a recolher informações, elaborar suas próprias ideias e construir um instrumental relativo à composição textual para que possam escrever seus textos. Dessa forma, a prática de leitura poderá dar suporte à produção textual.

Objetivo Geral

Procurar capacitar os estudantes a ler e a entender textos de qualquer tipo ou gênero;
Estimular os estudantes a interagir em público, em contextos mais ou menos formais;
Incentivar os estudantes a se expressar por escrito, de forma clara, coesa e coerente;
Procurar capacitar os estudantes a relacionar as informações dos textos verbais com informações de textos não-verbais;
Levar os estudantes a refletir sobre o funcionamento da língua portuguesa, bem como a realizar a consequente prática linguística.

Justificativa

O presente projeto justifica-se pelas necessidades demonstradas por estudantes matriculados na rede pública de ensino, especialmente no período posterior à pandemia do Coronavírus, de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e escrita, bem como com a reflexão mais aprofundada sobre a estrutura gramatical da língua portuguesa para a vivência acadêmica. É importante destacar que, segundo Antunes (2002, p. 123), "a apreensão de qualquer conhecimento passa necessariamente pela linguagem. Isto é, o que aprendemos tem como acesso e como percurso a linguagem.". Portanto, esse trabalho poderá contribuir para a diminuição da reprovação, retenção e/ou evasão nos diferentes níveis de ensino da rede pública. Além disso, a ampliação do conhecimento da linguagem poderá ter impacto inclusive, posteriormente, no campo profissional da vida dos estudantes, visto que, ainda segundo Antunes (2007, p. 100), "competente é aquele que domina o maior número possível de falares, inclusivamente, aquele falar apropriado às situações mais ligadas à fala e à escrita formais.".

Metodologia

O projeto será ofertado aos estudantes da rede pública de ensino em módulos de quatro meses de duração. Semanalmente, os estudantes participarão de encontros de quatro horas/aula no contraturno das atividades regulares de ensino. Nesses encontros, serão trabalhadas a leitura, a produção textual, a reflexão sobre a gramática da língua portuguesa. As turmas contarão com vinte participantes no máximo. O processo de seleção dos participantes do projeto será feito por intermédio de um edital que será publicado pela secretaria da escola pública em que o projeto for ofertado. Os vinte primeiros inscritos serão matriculados. O/a ministrante das atividades do projeto terá uma lista dos alunos excedentes que poderão ser chamados, caso haja alguma desistência ao longo do curso.
Pretende-se trabalhar a leitura, a produção textual e os recursos gramaticais disponíveis na língua para a construção do sentido com o apoio em textos cujos temas sejam pertinentes para os participantes do projeto. As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual. O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos; em seguida, será destinado tempo suficiente para que haja uma apreciação dos textos. Após a leitura, acontecerá a discussão livre para que os alunos possam, de forma espontânea, falar sobre suas opiniões e impressões acerca dos textos. Em seguida, serão feitas perguntas relacionadas ao gênero dos textos e suas características composicionais, a fim de proporcionar atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos estudantes seja exercitada. Essas atividades podem tratar, portanto, das particularidades dos gêneros textuais trabalhados e também das ideias contidas nos textos, com a intenção de estimular uma discussão que motive o aluno a escrever sobre o assunto. Segundo Antunes (2007, p. 153), "a maior dificuldade de alguém para escrever está justamente em ter o que dizer. Ou seja, não se fala ou não se escreve bem quando não se tem o que dizer, o que fundamenta, sem sombra de dúvida, todo esse empenho por ampliar o repertório de dados e informações.".
Após a discussão dos elementos constitutivos dos textos e dos gêneros aos quais eles pertencem, os textos serão relacionados com um tópico referente à produção textual. Então, poderá ser tratada a coesão textual a partir de exemplos de sua manifestação em trechos dos textos lidos. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual deverá preferencialmente estar em afinidade com o tema dos textos trabalhados em sala.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que os participantes do projeto demonstrem crescimento linguístico através da aplicação dos conhecimentos sobre leitura, produção textual e estrutura gramatical da língua nas ações e atividades propostas no projeto. Nas produções escritas, os alunos deverão demonstrar o emprego das estruturas linguísticas do gênero textual estudado, a presença de coesão e coerência, bem como o uso do registro escrito culto da língua portuguesa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHAIANA LETICIA ELEUTERIO
ELOISA BERNARDI ZAMBONI
JAQUELINE MACHADO DA SILVA
MIRIAM ELISABETE FERREIRA DE LIMA
NATHAN BATISTA SALES
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO6
VITÓRIA EDUARDA DA ROSA JARDIM

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