Nome do Projeto
Equipes Representativas de Handebol da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
08/08/2022 - 20/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
O presente projeto tem como objetivo disseminar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os (as) discentes da UFPel, proporcionando assim um importante espaço de melhoria da qualidade de vida dos alunos, proporcionando também a qualificação das relações interpessoais entre os envolvidos, assim como, propiciando e potencializado as questões de pertencimento à instituição universitária em referência. O trabalho será realizado nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, com dois encontros semanais, destinados a alunos (as) da comunidade acadêmica da UFPel, nos naipes masculino e feminino, com atividades técnicas e táticas, visando a formação de equipes de Handebol, que representem a UFPel em campeonatos e competições locais e regionais. Saliente-se ainda que os treinamentos serão ministrados pelos alunos (as) da ESEF/UFPel, tanto do curso de Licenciatura como do Bacharelado, sempre sob a supervisão da professora coordenadora. Semanalmente serão realizadas reuniões para o planejamento e avaliação do trabalho.

Objetivo Geral

Disseminar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os (as) discentes da UFPel, proporcionando assim um importante espaço de melhoria da qualidade de vida dos alunos, proporcionando também a qualificação das relações interpessoais entre os envolvidos, assim como, propiciando e potencializado as questões de pertencimento à instituição universitária em referência.

Justificativa

As práticas esportivas, em suas diferentes manifestações, são constituintes da vida social, impulsionam relações entre pessoas e grupos, renovando vivências e laços de solidariedade, podendo proporcionar o
desenvolvimento humano, gerando processos mais amplos de percepção e melhoria da qualidade de vida.
Dentro deste contexto o presente projeto sustenta sua base de atuação pautada em uma realidade vivenciada pelos alunos da UFPel que entendem a “prática do esporte universitário como algo muito importante no que se refere às relações interpessoais, propiciando e potencializado as questões de pertencimento a um grupo, principalmente àqueles alunos oriundos de outras cidades, realidade essa muito presente na UFPel” (PEREIRA, 2015, p. 39). Para além dos aspectos apresentados destaque-se também que a implementação do referido projeto viabiliza um potente campo de atuação, de investigação e de pesquisa contribuindo significativamente na formação inicial dos discentes de Educação Física da ESEF/UFPel, em suas diferentes áreas de atuação,

Metodologia

O presente projeto será realizado nas dependências do ginásio da ESEF/UFPel, com dois encontros semanais por equipe, destinados a alunos (as) da comunidade acadêmica da UFPel, nos naipes masculino e feminino, com atividades técnicas e táticas, visando a formação de equipes de Handebol, que representem a UFPel em campeonatos e competições locais e regionais. Saliente-se ainda que os treinamentos serão ministrados pelos alunos (as) da ESEF/UFPel, tanto do curso de Licenciatura como do Bacharelado, sempre sob a supervisão da professora coordenadora. Semanalmente serão realizadas reuniões para o planejamento e avaliação do trabalho.

Indicadores, Metas e Resultados

A implementação do referido projeto de Formação de Equipes Representativas de Handebol da UFPel proporcionará disseminar, potencializar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os (as) discentes da UFPel, viabilizando um maior convívio social, uma potencialização do sentimento de pertencimento com a instituição em referência e, assim sendo, contribuindo com a permanência e com o êxito da vida acadêmica dos envolvidos, tendo como meta atingir aproximadamente 30 a 34 discentes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBERTO DIAS MAIA JUNIOR
ANDERSON DA ROSA AFONSO
ANDRESSA DOS SANTOS SILVEIRA
BERNARDO CALDAS DE SOUZA
CAMILA FREITAS DA ROCHA
CAMILA SCHUBERT TRINDADE
EDISON RONDON NETO
ENZO MARQUES CLEFF
FELIPE BITTENCOURT DAMIN
GISELE SEVERO GONÇALVES
GIULIA DOS SANTOS SILVA GARCEZ
GUSTAVO PEREIRA SCHROEDER
HARTUR XAVIER PINHEIRO
ISADORA FEITOSA CAUMO
IZADORA DA ROCHA COSTA
Italo Seilhe Reis
JOAO LUCAS MACHADO DOS SANTOS
JOSHUA ZAMBRANO
JULIA CAROLINA BAPTISTA GONCALVES
LAURA JACQUES FALCADE
LUIZA SANTOS MARTINS
MARIA MANOELA DE MOURA RUAS
MARINA STURBELLE GARCIA
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR4
PIETRA CAZEIRO CORRÊA
RAUL BALBINOTI RODRIGUES
RICARDO BARBOSA DA SILVA
ROGER TAVARES MARTINS
ROSE MERI SANTOS DA SILVA6
VITOR SILVA DA COSTA
WESLEY BANDEIRA GUERREIRO

Página gerada em 25/04/2024 03:09:12 (consulta levou 0.175930s)