Nome do Projeto
Normas Linguísticas e Imigração (NOLI)
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 31/10/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Enunciados sobre a língua são mobilizados desde a antiguidade (Faraco/Zilles 2019: 17) passando pelo período colonial até o surgimento de Estados-Nação (alemão, português etc.), e integram o que podemos chamar Discurso sobre a Norma (ale. Normdiskurs): “como, o que, qual língua (se deve) falar em um dado contexto”. Em comunidades de imigração de fala alemã, caracterizadas pelo multilinguismo (português-línguas de imigração), dispositivos como a imprensa bem como autoridades feito a escola e a igreja (católica e luterana), encontram-se desde o século XIX posicionamentos em relação a grupos, línguas e práticas que moldam os sentidos sobre normas linguísticas e tocam diferentes áreas da pesquisa linguística até hoje (p. ex. Pupp Spinassé/Mozzillo 2021; Altenhofen 2016; Bredemeier 2010; Neumann 2000). Nesse contexto, emergem perguntas que guiarão o presente projeto: Como se constituem normas linguísticas no contexto de imigração de fala alemã para o Sul do Brasil sob a perspectiva linguística do Discurso? Como se posicionam atores diversos em condições de produção distintas frente ao contato linguístico de variedades germânicas e portuguesas? Quais funções assume o Discurso sobre normas linguísticas no conhecimento das sociedades locais nos dias de hoje?
O presente projeto fundamenta-se na grande área da análise do discurso linguística e dos estudos socioculturais, mais especificamente nos campos da História das Ideias Linguísticas (Orlandi 2009; Costa 2017), Language Making (Krämer et al. 2022; Davies/Langer 2006) e positioning ‘posicionamento’ (Spitzmüller/Flubacher/Bendl 2017; Roth/Spitzmüller/Schramm 2018).
Objetivo Geral
Compreender o processo de construção de Normas Linguísticas na Imigração de fala alemã no Brasil através da análise de posicionamentos discursivos de atores (imigrantes, religiosos, viajantes, entre outros) em textos distintos (relatos de viagem e missionários, memórias e artigos jornalísticos).