Nome do Projeto
Ambulatório de Infertilidade
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/08/2022 - 01/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Saúde
Linha de Extensão
Saúde humana
Resumo
Atendimento especializado em infertilidade humana, subespecialização da ginecologia e obstetrícia que oportuniza assistência à população e o ensino aos alunos da graduação em medicina e da residência em ginecologia e obstetrícia.

Objetivo Geral

Promover a assistência e o ensino da área de infertilidade com orientação acadêmica e acesso às metodologias a respeito da infertilidade conjugal, bem como à sua resolução. Deste modo, enriquecendo o amparo, tanto por parte do aluno (ensino) quanto da mulher (extensão).

Justificativa

A infertilidade, segundo a OMS, são tentativas fracassadas do casal engravidar, decorridos 12 meses em francas tentativas. Os estudos feitos até hoje conclui que em torno de 15% a 20% dos casais poderão apresentar este problema. Diante disso, a infertilidade humana conjugal é uma área importante da ginecologia, onde muitos profissionais se especialização nesta área, pois há marcado contexto social. No contexto acadêmico, o ensino desta temática, bem como de suas possíveis causas, e manejo, deve ser promovido de forma adequada e oportuna através do ensino aos alunos da graduação e da pós-graduação, inserindo-os dentro da realidade do dia a dia dos atendimentos da infertilidade.

Metodologia

Atendimentos ambulatoriais a casais – ou paciente - que buscam a devida orientação, manejo e conduta acerca do tema. Os discentes, tanto da graduação quanto da residência médica, participarão do atendimento com a devida supervisão docente.

Indicadores, Metas e Resultados

Número de pessoas atingidas, tanto em relação a assistência quanto ao ensino.

Página gerada em 13/07/2025 08:16:24 (consulta levou 0.200373s)