Nome do Projeto
NERD – Núcleo de Estudo de Representação Digital
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
30/08/2022 - 30/08/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
No contexto do ensino de Arquitetura e Urbanismo temos nas representações gráficas, um importante instrumento de apresentação, simulação e análise do que é proposto pelos estudantes, sendo parte do cotidiano deste contexto o uso das ferramentas digitais para desenvolver estas representações gráficas. Entretanto, estas ferramentas digitais são constantemente atualizadas, renovando as possibilidades de representação digital de projetos e gerando a necessidade de constante atualização das habilidades e conhecimentos necessários para o seu uso. Neste sentido, o NERD - Núcleo de Estudo de Representação Digital tem a finalidade de reunir membros docentes e discentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo para criar um ambiente de estudos sobre o desenvolvimento e uso de representação digital para Arquitetura e Urbanismo. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver um conjunto de ações de ensino e extensão que criem este ambiente propício para o estudo e divulgação de diferentes técnicas de representação digital para Arquitetura e Urbanismo.

Objetivo Geral

O objetivo principal do presente projeto é:
• Criar um ambiente de estudo e divulgação de técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo.

Para que o objetivo principal seja alcançado devem ser cumpridos os seguintes objetivos específicos:
• Realizar ações de ensino sobre o desenvolvimento e uso de representação digital para arquitetura e urbanismo;
• Realizar ações de extensão com o objetivo de estudar e divulgar técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo.

Justificativa

No contexto do ensino de Arquitetura e Urbanismo temos nas representações gráficas, uma importante ferramenta de apresentação, simulação e análise do que é proposto pelos estudantes, e quando estas representações gráficas utilizam conteúdos digitais seu desenvolvimento depende necessariamente do uso de alguma ferramenta específica para o tipo de representação desejada.
Desta forma, o estudo contínuo de representação digital torna-se relevante, pois além da contínua atualização do conhecimento especifico de cada ferramenta digital, novas possibilidades de desenvolvimento e uso de representação digital para arquitetura surgem frequentemente.
Sendo assim, o presente projeto propõe, com a criação do NERD - Núcleo de Estudo de Representação Digital, dar origem a um ambiente de estudo e divulgação de técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo.

Metodologia

O projeto unificado proposto caracteriza-se como projeto com ênfase em ensino, pois, objetiva contribuir para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem em um curso de graduação, através do planejamento e da elaboração de ações com ênfase em ensino.
No entanto, algumas ações de extensão serão previstas com o objetivo de divulgação das técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo estudadas pelo núcleo.
Neste sentido o presente projeto será realizado com:
• Encontros regulares para o estudo e discussão de técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo;
• Elaboração de Ações de Ensino sobre o desenvolvimento e uso de representação digital para arquitetura e urbanismo;
• Elaboração de Ações de Extensão com o objetivo de estudar e divulgar técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se com este Núcleo de Estudos de Representação Digital (NERD) criar um ambiente onde continuamente sejam realizados estudos e divulgações de técnicas de representação digital para arquitetura e urbanismo contribuindo para o aprimoramento e qualidade dos processos de ensino-aprendizagem da faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE ETCHEGARAY HEIDRICH14
HENRIQUE ENGERS HENNING
ISABELLA MENDES DAL RI
LUISA KLUG VIEIRA

Página gerada em 26/04/2024 02:56:16 (consulta levou 0.137815s)