Nome do Projeto
Orientação em Música de Câmara
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 01/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Este projeto oferece atividades pedagógicas em música de câmara em caráter auxiliar ao componente curricular homônimo dos cursos de bacharelado em música.

Objetivo Geral

Auxiliar nas atividades pedagógicas curriculares de música de câmara, de modo a atender demandas de ensino e alunos que ficariam órfãos de tutela em razão da quantidade de projetos de prática camerística estruturados em cada semestre de oferta da disciplina.

Justificativa

O componente curricular “Música de Câmara”, cujos quatro módulos são obrigatórios entre os bacharelados em prática instrumental e vocal, envolve a colaboração camerística entre os discentes matriculados, resultando em vários projetos musicais que prevêem atendimento pedagógico. Durante os dois créditos regulares da disciplina, o contato presencial permite que os grupos sejam atendidos de forma esporádica e aquém do potencial artístico de seus integrantes. Por conseguinte, este projeto de ensino deve sanar a carência pedagógica inerente ao componente curricular, envolvendo outros docentes em atividades regulares com os grupos camerísticos pertinentes à disciplina.

Metodologia

O início das atividades da Música de Câmara como componente curricular envolve um prazo para que os alunos se organizem e instituam suas parcerias ou grupos camerísticos (3 semanas, geralmente). Uma vez formados estes grupos, os integrantes convidam um(a) professor(a) que lhes possa melhor tutelar. Sendo aceito o convite, atividades pedagógicas são assumidas de modo regular. Vale frisar que estes encontros de orientação artística não substituem a presença semanal na disciplina raiz, bem como as performances coletivas eventuais e pre-programadas que ocorrem em seu ambiente, à frente dos demais discentes e professor responsável que, igualmente, os orientará.

Indicadores, Metas e Resultados

Almeja-se um acompanhamento mais equilibrado, que faça justiça ao empenho artístico discente, potencialmente resultando em melhoras na motivação dos envolvidos e no nível musical resultante.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE ZANINI VARGAS
GERMANO GASTAL MAYER1
MARCIO DE SOUZA3

Página gerada em 26/04/2024 14:07:22 (consulta levou 0.142015s)