Nome do Projeto
Retorno a Saussure: Releituras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2022 - 03/08/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Quando se faz referência a Ferdinand de Saussure, não é incomum a associação direta de suas ideias a termos como estrutura e dicotomia. Saussure é, pois, ao menos no imaginário das ciências humanas no Brasil, não apenas um estruturalista, mas antes o pai do estruturalismo. A influência da discussão iniciada por Saussure é, sem dúvida, imensa. A amplitude de seu pensamento pode ser constatada pela força com que conseguiu se inserir em diversas áreas do conhecimento, servindo como modelo de cientificidade para as ciências humanas. No entanto, desde meados do século XX, surgiram leituras de pensadores da linguagem que questionam a vinculação do autor ao movimento estruturalista, Émile Benveniste, de maneira mais tímida, e Henri Meschonnic e Gérard Dessons, mais explicitamente. De fato, sabemos hoje que o conjunto das reflexões de Ferdinand de Saussure não pode ser reduzido ao Cours de Linguistique Générale, obra póstuma organizada e publicada por seus alunos Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaboração de Albert Riedlinger, a partir de anotações de aulas em Genebra, entre os anos de 1906 e 1911. Ao mesmo tempo em que ministrava as aulas do Curso, entre 1906 e 1909, Saussure estudou a linguagem poética, a partir da pesquisa de anagramas em poemas saturninos. Os manuscritos desse estudo, porém, somente vieram a público em 1971, com a publicação de Starobinski intitulada Les mots sous les mots – les anagrammes de Ferdinand de Saussure. Além desse material, foram descobertos, em 1996, manuscritos de Saussure com reflexões sobre linguística geral, que Simon Bouquet e Rudolf Engler editaram e publicaram em 2002 sob o nome de Écrits de Linguistique Générale. A descoberta desses manuscritos, de outros cadernos de alunos que não foram utilizados e, ainda, a acusação de falsificação das ideias de Saussure por parte de Bally e Sechehaye provocam na recepção de Saussure discussões acirradas, que vão desde a consideração de todas essas obras como legado saussuriano até a exclusão do Curso. Ciente das polêmicas em torno da autoria e da pluralidade de leituras acerca do pensamento saussuriano, este projeto busca revisitar o Curso de Linguística Geral com a intenção de discutir alguns pontos da obra que apontariam para a inviabilidade de uma leitura estritamente estruturalista, bem como de trazer à tona reflexões importantes do pensamento saussuriano que podem se apresentar como pertinentes para os estudos linguísticos da atualidade. Para que a leitura do pensamento do linguista genebrino seja enriquecida, este projeto pretende lançar mão das discussões saussurianas presentes em As palavras sob as palavras – os anagramas de Ferdinand de Saussure, de Jean Starobinski, e em Escritos de linguística Geral, organizados por Simon Bouquet e Rudolf Engler.

Objetivo Geral

Reler o Curso de linguística geral, com vistas a observar a complexidade da reflexão saussuriana, que vai além das famosas dicotomias, buscando ainda auxílio nos Escritos de linguística geral, bem como nos Cadernos de anagramas.

Justificativa

Este projeto justifica-se, na medida em que a descoberta de novas fontes e o interesse crescente na leitura do Curso de linguística geral têm tornado os estudos acerca da obra saussuriana cada vez mais urgentes. Ademais, é preciso compreender mais profundamente o pensamento desse linguista - considerado um novo começo para a linguística moderna, bem como de importância fundamental para a sua instituição enquanto ciência - com vistas a buscar subsídios que auxiliem uma reflexão acerca da linguagem estabelecida sobre o domínio do discurso.

Metodologia

Para alcançar os resultados pretendidos, será feita uma leitura atenta e minuciosa
do Curso de Linguística Geral pela equipe deste projeto, com vistas a refletir acerca
da complexidade do pensamento saussuriano, bem como acerca da possibilidade
de se ler um outro Saussure, para além das dicotomias.
Em um segundo momento, serão deslocadas reflexões e discussões que visam a
atualizar o debate saussuriano e a contribuir com áreas de investigação linguística,
como aquelas que pensam questões referentes à heterogeneidade da língua, à
tradução, à relação entre linguística e poética, etc.
Por fim, com vistas a enriquecer o debate em torno do pensamento saussuriano,
serão lidos e discutidos os manuscritos de Saussure, os Escritos de linguística geral
e As palavras sob as palavras – os anagramas de Ferdinand de Saussure.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se contribuir com reflexões e discussões acerca da atualidade do
pensamento saussuriano no Brasil, através da divulgação das ideias e debates que
serão conduzidos pela equipe deste trabalho. Pretende-se que a divulgação dessas
ideias e debates se dê através da apresentação de trabalhos em eventos científicos
da área, bem como através da escrita de resumos e artigos completos, publicados
em anais de congressos e periódicos da área dos estudos da linguagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE AMARAL LESTON
ALYCE VIEGAS DA ROSA
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO
CLARA BONFANTE DE BARROS
CLARA COUTO FERREIRA
DAIANE NEUMANN5
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS
Daiane de Alvarenga Garcia Afonso
Débora Pereira Lucas Costa
GABRIEL HENRIQUE SOUZA MACIEL
GABRIELA MARCONDES MENDES
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES
Jonatas Silva do Nascimento
KIMBERLY KRISTEN RIBEIRO SILVA
LAÍS ALMEIDA DA SILVA SANTO
LUAN DA ROSA DE SOUSA
LUCIA DIAS MENDES
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO
LUIZA MÜLLER DA ROSA
MATEUS ROCHA CAMARGO
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS
Priscila da Silva Avila

Página gerada em 29/03/2024 05:54:54 (consulta levou 0.146554s)