Nome do Projeto
Retorno a Saussure: Releituras
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
03/08/2022 - 03/08/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
Quando se faz referência a Ferdinand de Saussure, não é incomum a
associação direta de suas ideias a termos como estrutura e dicotomia. Saussure é,
pois, ao menos no imaginário das ciências humanas no Brasil, não apenas um
estruturalista, mas antes o pai do estruturalismo. A influência da discussão iniciada
por Saussure é, sem dúvida, imensa. A amplitude de seu pensamento pode ser
constatada pela força com que conseguiu se inserir em diversas áreas do
conhecimento, servindo como modelo de cientificidade para as ciências humanas.
No entanto, desde meados do século XX, surgiram leituras de pensadores da
linguagem que questionam a vinculação do autor ao movimento estruturalista, Émile
Benveniste, de maneira mais tímida, e Henri Meschonnic e Gérard Dessons, mais
explicitamente.
De fato, sabemos hoje que o conjunto das reflexões de Ferdinand de Saussure
não pode ser reduzido ao Cours de Linguistique Générale, obra póstuma organizada
e publicada por seus alunos Charles Bally e Albert Sechehaye, com a colaboração
de Albert Riedlinger, a partir de anotações de aulas em Genebra, entre os anos de
1906 e 1911. Ao mesmo tempo em que ministrava as aulas do Curso, entre 1906 e
1909, Saussure estudou a linguagem poética, a partir da pesquisa de anagramas
em poemas saturninos. Os manuscritos desse estudo, porém, somente vieram a
público em 1971, com a publicação de Starobinski intitulada Les mots sous les mots
– les anagrammes de Ferdinand de Saussure. Além desse material, foram
descobertos, em 1996, manuscritos de Saussure com reflexões sobre linguística
geral, que Simon Bouquet e Rudolf Engler editaram e publicaram em 2002 sob o
nome de Écrits de Linguistique Générale.
A descoberta desses manuscritos, de outros cadernos de alunos que não foram
utilizados e, ainda, a acusação de falsificação das ideias de Saussure por parte de
Bally e Sechehaye provocam na recepção de Saussure discussões acirradas, que
vão desde a consideração de todas essas obras como legado saussuriano até a
exclusão do Curso.
Ciente das polêmicas em torno da autoria e da pluralidade de leituras acerca do
pensamento saussuriano, este projeto busca revisitar o Curso de Linguística Geral
com a intenção de discutir alguns pontos da obra que apontariam para a
inviabilidade de uma leitura estritamente estruturalista, bem como de trazer à tona
reflexões importantes do pensamento saussuriano que podem se apresentar como
pertinentes para os estudos linguísticos da atualidade. Para que a leitura do
pensamento do linguista genebrino seja enriquecida, este projeto pretende lançar
mão das discussões saussurianas presentes em As palavras sob as palavras – os
anagramas de Ferdinand de Saussure, de Jean Starobinski, e em Escritos de
linguística Geral, organizados por Simon Bouquet e Rudolf Engler.
Objetivo Geral
Reler o Curso de linguística geral, com vistas a observar a complexidade da reflexão saussuriana, que vai além das famosas dicotomias, buscando ainda auxílio nos Escritos de linguística geral, bem como nos Cadernos de anagramas.
Justificativa
Este projeto justifica-se, na medida em que a descoberta de novas fontes e o interesse crescente na leitura do Curso de linguística geral têm tornado os estudos acerca da obra saussuriana cada vez mais urgentes. Ademais, é preciso compreender mais profundamente o pensamento desse linguista - considerado um novo começo para a linguística moderna, bem como de importância fundamental para a sua instituição enquanto ciência - com vistas a buscar subsídios que auxiliem uma reflexão acerca da linguagem estabelecida sobre o domínio do discurso.
Metodologia
Para alcançar os resultados pretendidos, será feita uma leitura atenta e minuciosa
do Curso de Linguística Geral pela equipe deste projeto, com vistas a refletir acerca
da complexidade do pensamento saussuriano, bem como acerca da possibilidade
de se ler um outro Saussure, para além das dicotomias.
Em um segundo momento, serão deslocadas reflexões e discussões que visam a
atualizar o debate saussuriano e a contribuir com áreas de investigação linguística,
como aquelas que pensam questões referentes à heterogeneidade da língua, à
tradução, à relação entre linguística e poética, etc.
Por fim, com vistas a enriquecer o debate em torno do pensamento saussuriano,
serão lidos e discutidos os manuscritos de Saussure, os Escritos de linguística geral
e As palavras sob as palavras – os anagramas de Ferdinand de Saussure.
do Curso de Linguística Geral pela equipe deste projeto, com vistas a refletir acerca
da complexidade do pensamento saussuriano, bem como acerca da possibilidade
de se ler um outro Saussure, para além das dicotomias.
Em um segundo momento, serão deslocadas reflexões e discussões que visam a
atualizar o debate saussuriano e a contribuir com áreas de investigação linguística,
como aquelas que pensam questões referentes à heterogeneidade da língua, à
tradução, à relação entre linguística e poética, etc.
Por fim, com vistas a enriquecer o debate em torno do pensamento saussuriano,
serão lidos e discutidos os manuscritos de Saussure, os Escritos de linguística geral
e As palavras sob as palavras – os anagramas de Ferdinand de Saussure.
Indicadores, Metas e Resultados
Espera-se contribuir com reflexões e discussões acerca da atualidade do
pensamento saussuriano no Brasil, através da divulgação das ideias e debates que
serão conduzidos pela equipe deste trabalho. Pretende-se que a divulgação dessas
ideias e debates se dê através da apresentação de trabalhos em eventos científicos
da área, bem como através da escrita de resumos e artigos completos, publicados
em anais de congressos e periódicos da área dos estudos da linguagem.
pensamento saussuriano no Brasil, através da divulgação das ideias e debates que
serão conduzidos pela equipe deste trabalho. Pretende-se que a divulgação dessas
ideias e debates se dê através da apresentação de trabalhos em eventos científicos
da área, bem como através da escrita de resumos e artigos completos, publicados
em anais de congressos e periódicos da área dos estudos da linguagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE AMARAL LESTON | |||
ALYCE VIEGAS DA ROSA | |||
ANDREA CLASEN GIMENES | |||
ANTONIA DOS REIS BARCELLOS | |||
ARTHUR IVAN GADELHA VILHENA | |||
BRENDA ALICE DOS SANTOS DA COSTA | |||
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO | |||
CLARA BONFANTE DE BARROS | |||
CLARA COUTO FERREIRA | |||
DAIANE NEUMANN | 12 | ||
DANIELE CAROLINE AGUIAR DOS SANTOS | |||
Daiane de Alvarenga Garcia Afonso | |||
Débora Pereira Lucas Costa | |||
GABRIEL HENRIQUE SOUZA MACIEL | |||
GABRIELA MARCONDES MENDES | |||
HENRIQUE DE MATTOS GONCALVES | |||
JAQUELINE MACHADO DA SILVA | |||
Jonatas Silva do Nascimento | |||
KIMBERLY KRISTEN RIBEIRO SILVA | |||
LAÍS ALMEIDA DA SILVA SANTO | |||
LUAN DA ROSA DE SOUSA | |||
LUCIA DIAS MENDES | |||
LUIZ GUSTAVO DE JESUS BARROSO | |||
LUIZA MÜLLER DA ROSA | |||
MATEUS ROCHA CAMARGO | |||
MÁRVIN MACHADO DOS SANTOS | |||
Priscila da Silva Avila | |||
THAÍSSA GODOI DE SOUZA |