5.1 Atividades práticas
As atividades práticas serão compostas por aulas de 60 minutos para as categorias divididas em 6 a 8 anos misto (M9), 9 a 12 feminino (M12F) e 9 a 12 anos masculino (M12M). As aulas serão realizadas aos sábados, a partir das 9h, na Escola Superior de Educação Física da UFPel.
Os planos de aula serão estruturados em conversa inicial, aquecimento, parte principal e volta à calma, conforme as recomendações pedagógicas propostas na literatura. O planejamento se dará por semestre, incluindo objetivos gerais em cada sessão, e serão norteados pelo modelo de Desenvolvimento do Jogador a Longo Prazo (DJLP) construído pelo Núcleo do Jogo da Confederação Brasileira de Rugby promovendo, principalmente, um ambiente seguro e divertido.
Conforme o modelo proposto de DJLP, a categoria M8 terá como objetivos didáticos a iniciação ao rugby, a coordenação motora básica, as capacidades táticas básicas e a introdução às habilidades. Já nas categorias M12 e F12, a inteligência e criatividade tática e introdução às habilidades duras do jogo serão trabalhados a partir dos objetivos didáticos que incluem: desenvolver as capacidades coordenativas básicas específicas do rugby, iniciar e desenvolver a capacidade espaço-temporal para melhorar a coordenação perceptiva motora e utilizar aprendizagens baseadas em jogos reduzidos que estimulem a tomada de decisão.
5.2 Participantes
Os participantes serão crianças de 6 a 12 anos de idade, com devida autorização prévia do responsável legal através de termo de consentimento. Será realizada inscrição dos participantes por ficha preenchida pelo responsável, com informações de identificação e anamnese. As crianças serão divididas em turmas de até 20 pessoas por professor, contendo pelo menos dois auxiliares.
5.3 Reuniões
A equipe de trabalho do projeto realiza reuniões periódicas para planejamento de aulas, atividades e eventos, bem como discussão de pontos a serem melhorados, ou problemas a serem resolvidos. Além disso, pretende-se também realizar reuniões periódicas com os pais e responsáveis, para receber feedbacks e qualificar o atendimento das crianças.
5.4 Suporte social
O suporte social se dará por uma equipe de apoio voltado aos responsáveis das crianças. Serão oferecidas atividades durante as aulas de rugby das crianças para os responsáveis que estiverem na ESEF. As atividades incluem a realização de cafés da manhã , rodas de chimarrão, palestras ou conversas, oficinas, entre outros.
5.5 Divulgação para captação de crianças
Desde o princípio da organização do projeto, a equipe de trabalho possui uma lista para convite pessoal. Esta lista é composta por informações de crianças que fazem parte do círculo social de membros da equipe de trabalho, que serão convidados individualmente pelo membro conhecido. Esta estratégia pretende abranger o público que já conhece o clube ou membros do clube e que podem ser potenciais participantes do projeto. Acredita-se também, que estes convidados podem aumentar a rede de divulgação do projeto, e por consequência, podem incentivar outras crianças conhecidas a participarem das atividades.
A equipe de divulgação do projeto possui um planejamento estratégico de mídias voltado para a captação de crianças. A divulgação se dará amplamente nas redes sociais (@ninhosdorugby), incluindo postagens periódicas para atrair o público infantil bem como para despertar o interesse de pais e responsáveis em estimular as crianças para participar do projeto.
Outra estratégia será a divulgação física através de banners e panfletos no comércio e locais públicos do município. Esta estratégia será direcionada aos pais e responsáveis de crianças que despertem o interesse em oferecer uma atividade esportiva para a criança.
Por fim, um planejamento de parceria com instituições de ensino (descrito no tópico 5.7) foi delineado com o objetivo de divulgar o projeto dentro da escola, voltado ao público alvo: as crianças. No local, algumas ações serão desenvolvidas pela equipe de trabalho para incentivar a participação dos escolares como uma atividade esportiva extracurricular.
5.6 Eventos
Para integração social, serão realizados eventos de rugby voltados ao público infantil, com o intuito de criar integração social e diversão para as crianças, e divulgação do do projeto e seus apoiadores.
Gincanas
As gincanas serão realizadas semestralmente, com atividades coletivas de cooperação, enfatizando os valores do rugby e o pertencimento ao Antiqua-UFPel Rugby. Além disso, os pais e responsáveis serão convidados a participar do evento de forma ativa, auxiliando na organização do evento ou participando das atividades com as crianças.
Festivais de rugby
Os festivais são eventos com jogos de rugby adaptados para cada faixa etária. Serão realizados dois festivais por ano, sendo o primeiro de rugby tag e o segundo de rugby infantil com regras adaptadas. Primeiro, será realizado o Festival Escolar de Rugby Tag, onde as crianças participam representando sua instituição de ensino. Como fechamento do ano, o projeto realizará o Festival Ninhos do Rugby, com participação de equipes formadas pelo próprio projeto, e jogos formais com as adaptações de cada faixa etária sugeridas pela Confederação Brasileira de Rugby.
O Ninhos do Rugby propõe uma aproximação com instituições de ensino para aumentar seus contatos de comunicação, divulgação e visibilidade. Assim, criar espaços dentro das escolas para apresentar o projeto voltado aos escolares é uma estratégia essencial para a captação das crianças. Nesse sentido, o projeto pretende utilizar o espaço da escola para divulgação nas instituições parceiras. Em contrapartida, a equipe de trabalho do projeto oferecerá: participação e auxílio em 1 evento da escola por ano, 1 recreio orientado por semestre, 1 bola de rugby (se viável com os recursos financeiros do projeto) para incentivar a prática dentro da escola, formação continuada para professores de Educação Física, e realização de Festival de Rugby Tag. Para escolha das instituições a serem convidadas, foram considerados região próxima da ESEF e contato próximo com membros da equipe de trabalho.