Nome do Projeto
ADESP - Projeto Voleibol Feminino Master
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 02/03/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Cultura
Linha de Extensão
Esporte e lazer
Resumo
O presente projeto visa integrar a tríade da universidade (ensino, pesquisa e extensão), por meio de atividades desenvolvidas junto a uma equipe de voleibol Master na cidade de Pelotas, sob a supervisão de docentes da Escola Superior de Educação Física e trabalho coletivo dos acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Em termos gerais, visa oportunizar aos participantes do projeto, a possibilidade de prática em um programa de treinamento esportivo em voleibol, vivenciando aspectos de planejamento, aplicação das atividades e atuação na gestão da equipe. E, além disso, reforçar a cultura do voleibol na cidade, uma vez que a equipe é formada por atletas e ex-atletas com tradição na cidade e podem servir de exemplo para futuras atletas de categorias inferiores.

Objetivo Geral

O projeto da equipe de voleibol Master tem por objetivo proporcionar a comunidade pelotense que gosta do esporte, uma prática saudável e adequada de uma atividade esportiva orientada. E por se tratar de uma equipe com o foco no alto rendimento formada por ex-atletas da modalidade, visa-se ainda que sirvam de exemplo para novas equipes de base da cidade, fomentando a prática de voleibol. Por meio de uma atividade integrada de ensino, pesquisa e extensão, também tem por objetivo oportunizar a prática docente na formação de equipe técnica de treinamento esportivo, aos alunos da Escola Superior de Educação Física, integrando estes com a realidade da profissão.

Justificativa

O projeto se justifica na medida em que busca trabalhar com a formação dos acadêmicos no âmbito da área de treinamento esportivo, e tal área tem grande relevância no campo da educação física. Além disso, ao aproximar as situações de ensino, pesquisa e extensão, acredita-se que a formação está sendo potencializada: 1. ao provocar o instinto de pesquisador da prática, medicantes situações específicas da prática no treinamento esportivo; 2. ao discutir ações especificas de atuação no trabalho, a partir do que é produzido na área, mais bagagem experiencial é adquirida; 3. ao aproximar a comunidade pelotense que tem relação com o voleibol, acadêmicos e potenciais atletas em formação nas categorias inferiores.
Vale ressaltar ainda que o projeto tem tradição no âmbito universitário, sendo que passou por diferentes remodelações com o passar dos anos. Nos últimos quatro anos trabalha com a formação de equipe esportiva de voleibol feminino, tendo sido cadastrado e contado com as contribuições de bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa. No ano de 2016 já foi cadastrado na referida Reitoria com o mesmo nome, sendo que em 2017 procuramos continuar com o mesmo projeto.

Metodologia

Para a consecução dos objetivos, será adotada a seguinte metodologia:
1. Elaboração do plano de treinamento e decisões administrativas de funcionamento das atividades;
2. Divulgação por meio dos órgãos de comunicação da cidade, mídia digital e redes sociais na internet;
3. Seleção dos alunos estagiários da ESEF/UFPel;
4. Período de seleção de novas atletas para a equipe;
5. Apresentação do plano de trabalho aos atletas pela Comissão Técnica;
6. Início das atividades semanais, com aplicação do plano de treinamento previamente elaborado (item 01);
7. Participação em eventos esportivos municipais, regionais e estaduais;
8. Avaliação da atividade durante todo o processo, de acordo com o modelo a ser adotado - reuniões da Comissão Técnica; e
9. Avaliação dos alunos estagiários.

Indicadores, Metas e Resultados

Como indicadores/metas/resultados esperados pontuamos os seguintes aspectos:
1. Potencializar a formação de técnicos esportivos na modalidade de voleibol, a partir da experiência com o estágio na Comissão Técnica da equipe esportiva;
2. Constituir uma equipe esportiva com visibilidade no cenário regional, considerando a categoria Master;
3. Acolher equipes do mesmo nível a partir da organização de competições na cidade;
4. Produzir vivências de aprendizagem para os acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física, a partir da participação do projeto, no âmbito da preparação física, constituição dos treinos, aspectos metodológicos de atuação bem como, organização do trabalho profissional;
5. Motivar novos atletas de categorias inferiores a aderirem ou se desenvolver no voleibol, ao vislumbrarem o nível da equipe constituída bem como as possibilidades de aproximação com a mesma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDA DE SOUZA TEIXEIRA2
GABRIEL SOARES VIEIRA
JOSE ANTONIO BICCA RIBEIRO
JOUBER DA ROCHA ALARCON
LUCIANO VIANA BARBOZA
MAIARA SCHEILA FREITAS SANTOS
RENATO SIQUEIRA ROCHEFORT
UILHAM FERREIRA PINZ

Página gerada em 24/04/2024 21:46:28 (consulta levou 0.141237s)