Nome do Projeto
Saúde mental no ciclo vital
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
05/09/2022 - 26/06/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Desde a gestação e nascimento, passando pelas diversas fases da infância, adolescência, vida adulta, envelhecimento e morte, o ser humano vive em seu mundo interno e em relação com o ambiente, incluindo suas relações sociais, experiências e memórias, nas suas dimensões físicas e mentais. No Curso de Medicina da UFPEL, a Disciplina de Psicologia Médica III proporciona uma visão longitudinal do ciclo vital, com temas relacionados, ao mesmo tempo em que discute situações vivenciadas pelos estudantes em contato com crianças, adolescentes e gestantes, nos atendimentos realizados nas práticas de Pediatria e Gineco-Obstetrícia. Este projeto tem a intenção de apoiar estas atividades, com a participação de estudantes que já tiveram a experiência da Disciplina e poderão aprofundar seus conhecimentos e auxiliarem seus colegas ao longo do semestre letivo.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades de apoio ao ensino da Disciplina de Psicologia Médica III, no Curso de Medicina, que envolvem o ciclo vital humano.

Justificativa

Os temas abordados na Disciplina de Psicologia Médica III são extensos e profundos em conhecimento, permitindo que sejam desenvolvidas outras atividades que incentivem o estudo, o aprofundamento e a difusão do conhecimento para os estudantes envolvidos.

Metodologia

- Atividades de apoio ao estudo para estudantes cursando a Disciplina de Psicologia Médica III do Curso de Medicina.
- Desenvolvimento e aplicação de metodologias ativas de aprendizado, como estudos de caso e simulações.
- Reuniões regulares de gestão e desenvolvimento do projeto.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se constituir um grupo de apoio às atividades de ensino da Disciplina de Psicologia Médica III, com a participação de estudantes que já tenham cursado e pretendam desenvolver seus conhecimentos, apoiando seus colegas no período da Disciplina.

Espera-se realizar reuniões, discussões de caso, simulações clínicas, com a participação de estudantes e docentes da Faculdade de Medicina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALANA CAROLINA ANDRADE DALLA COSTA
Augusto Astolfi Basile
CAROLINA CAMARGO SILVA
CLARA THOMAS ANDRADE
DINARTE ALEXANDRE PRIETTO BALLESTER2
HENRIQUE GEROMEL MENEGHETTI
ISADORA OLIVEIRA MELO DE ABREU
LUIZE COSTA SONCINI
MAITE ENZWEILER BARBOZA ALVES

Página gerada em 29/03/2024 06:05:20 (consulta levou 0.136351s)