Nome do Projeto
Performance Vocal: Desenvolvimento Artístico de Cantores
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
31/08/2024 - 18/12/2027
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
A proposta deste projeto é a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão que favoreçam o desenvolvimento artístico de cantores. O projeto possui ênfase em pesquisa por ter como foco principal a realização de pesquisas sobre temas relacionados aos diversos aspectos deste desenvolvimento, bem como conhecimentos interdisciplinares que contribuam para o crescimento da arte vocal como um todo.
Objetivo Geral
O projeto objetiva a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o desenvolvimento artístico de cantores, tendo como foco principal pesquisas relacionadas a temas diversos que contribuam para o crescimento de sua arte.
Justificativa
O desenvolvimento artístico do cantor engloba um vasto campo de pesquisa sobre temas que se relacionam de forma direta e/ou indiretamente às necessidades de sua arte.
O canto é o único instrumento em que o próprio cantor é instrumentista e instrumento ao mesmo tempo; isto é, o cantor também é o luthier de seu instrumento. Esta condição lhe exige um conhecimento profundo e detalhado da dinâmica motora e sensória de seu corpo para que o domínio refinado dos aspectos relativos à frequência, intensidade e duração do som produzido sejam atendidos e a saúde e longevidade de seu instrumento sejam preservadas.
Junto a isso, a vasta maioria do repertório vocal apresenta um texto junto ao discurso musical e com isso os cantores lidam constantemente com desafios técnicos, interpretativos e expressivos resultantes da conjugação dos elementos musicais e linguísticos na construção de suas performances.
E ainda, braços e pernas não fazem parte direta das estruturas físicas envolvidas na produção sonora, o que possibilita ao cantor se expressar de forma relativamente livre no tempo e espaço, o que pode contribuir ou interferir na comunicabilidade da sua performance, bem como permitir a construção de performances altamente criativas e ousadas. Saber quais movimentos corporais cooperam e quais interferem na sua produção vocal, bem como quais ações cênicas colaboram com a sua proposta de performance artística são temas fundamentais ao aperfeiçoamento de sua arte.
Por fim, a performance cantada vem atualmente sendo abordada por um viés transdisciplinar de forma a atender as mais diversas facetas artísticas e a complexidade dessa arte. Assim, pesquisas sobre conhecimentos de áreas afins que interajam de forma interdisciplinar com o desenvolvimento artístico do cantor são muito importantes para a ampliação e aprofundamento dessa arte.
Para além das ações de pesquisas, o projeto também pretende promover atividades que complementem a formação artística dos cantores, de forma a trazer um ambiente propício a ampliar e aprofundar determinados conhecimentos já adquiridos, a exercitar habilidades que requeiram mais tempo e atenção para se solidificarem, e a refletir sobre suas próprias necessidades artístico-profissionais em relação à sua atuação no mercado de trabalho.
O canto é o único instrumento em que o próprio cantor é instrumentista e instrumento ao mesmo tempo; isto é, o cantor também é o luthier de seu instrumento. Esta condição lhe exige um conhecimento profundo e detalhado da dinâmica motora e sensória de seu corpo para que o domínio refinado dos aspectos relativos à frequência, intensidade e duração do som produzido sejam atendidos e a saúde e longevidade de seu instrumento sejam preservadas.
Junto a isso, a vasta maioria do repertório vocal apresenta um texto junto ao discurso musical e com isso os cantores lidam constantemente com desafios técnicos, interpretativos e expressivos resultantes da conjugação dos elementos musicais e linguísticos na construção de suas performances.
E ainda, braços e pernas não fazem parte direta das estruturas físicas envolvidas na produção sonora, o que possibilita ao cantor se expressar de forma relativamente livre no tempo e espaço, o que pode contribuir ou interferir na comunicabilidade da sua performance, bem como permitir a construção de performances altamente criativas e ousadas. Saber quais movimentos corporais cooperam e quais interferem na sua produção vocal, bem como quais ações cênicas colaboram com a sua proposta de performance artística são temas fundamentais ao aperfeiçoamento de sua arte.
Por fim, a performance cantada vem atualmente sendo abordada por um viés transdisciplinar de forma a atender as mais diversas facetas artísticas e a complexidade dessa arte. Assim, pesquisas sobre conhecimentos de áreas afins que interajam de forma interdisciplinar com o desenvolvimento artístico do cantor são muito importantes para a ampliação e aprofundamento dessa arte.
Para além das ações de pesquisas, o projeto também pretende promover atividades que complementem a formação artística dos cantores, de forma a trazer um ambiente propício a ampliar e aprofundar determinados conhecimentos já adquiridos, a exercitar habilidades que requeiram mais tempo e atenção para se solidificarem, e a refletir sobre suas próprias necessidades artístico-profissionais em relação à sua atuação no mercado de trabalho.
Metodologia
Elaboração de ações de pesquisas sobre temas relacionados ao desenvolvimento artístico de cantores utilizando metodologias apropriadas a cada proposta e seus objetivos (revisão de literatura, pesquisa-ação, pesquisa exploratória, pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, entre outros).
Realização de grupos de estudos, cursos de curta-duração e eventos artísticos que abordem diversos assuntos relacionados ao canto, tais como técnica vocal, métodos de estudo, preparação de repertório, mercado profissional e autoprodução, elaboração da performance, práticas interdisciplinares, etc.
Realização de grupos de estudos, cursos de curta-duração e eventos artísticos que abordem diversos assuntos relacionados ao canto, tais como técnica vocal, métodos de estudo, preparação de repertório, mercado profissional e autoprodução, elaboração da performance, práticas interdisciplinares, etc.
Indicadores, Metas e Resultados
Os resultados esperados são as apresentações artísticas e os relatórios advindos das ações de pesquisa, ensino e extensão promovidas por este projeto, podendo esta produção ser divulgada em congressos, revistas acadêmicas e/ou plataformas virtuais.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CAROLINE DOS SANTOS PERES | 4 | ||
CRISTINE BELLO GUSE | 11 | ||
Juliana Starling | |||
PATRICIA CRISTINA PEROTE DO NASCIMENTO | |||
VALERIA DUTRA DIAS |