Nome do Projeto
GRUVI - Grupo de Violões da UFPel
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
12/09/2022 - 31/07/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O GRUVI - Grupo de Violões da UFPel - apresenta como interesse estudar diferentes aspectos relacionados à performance musical, tendo como foco a prática/execução de repertório para violão em formações camerísticas diversas.

Objetivo Geral

Estudar diferentes aspectos relacionados à performance musical, tendo como foco a prática/execução de repertório para violão em formações camerísticas diversas.

Justificativa

O Curso de Licenciatura em Música da UFPel apresenta uma demanda considerável de alunos interessados em desenvolver habilidades técnico-musicais ao violão. Nesses termos, propomos um projeto que oferece a possibilidade de aprofundamento ao conteúdo ministrado nas atividades disciplinares. Podemos verificar essa articulação ao observarmos a grade curricular, que contém disciplinas cujas ementas objetivam o aprendizado teórico-prático no que se refere ao violão, ao discurso musical e à performance. Dentre elas, podemos relacionar mais diretamente as disciplinas Instrumento Harmônico (violão), Conjunto de Violões e Arranjo, por exemplo. Mas também, as outras disciplinas da área musical, pois no GRUVI serão abordados e refletidos os aspectos estéticos, analíticos, técnico-musicais, históricos, artísticos, sociais e filosóficos relacionados ao repertório e à performance violonística. Além disso, o projeto proporciona a interação de alunos em diferentes níveis, ou momentos, de formação musical. Assim, eles poderão experienciar de maneira ativa, e até mesmo lúdica, o prazer da realização musical em grupo, a crítica sobre o fazer artístico, os desafios e benefícios do estudo colaborativo e do desenvolvimento humano no ambiente multicultural da sociedade, tão importantes ao futuro licenciado em música. O projeto GRUVI teve origem em 2016 e no final de cada ano letivo fazemos o encerramento criamos novo projeto ao invés de de solicitar prorrogação ou renovação. Pensamos que ao criar novo projeto para o ano letivo em questão, podemos gerenciar melhor os dados de alunos participantes, cargas horárias e demais registros de equipe, incluindo a certificação.

Metodologia

A execução do projeto prevê a realização de encontros semanais com duração de duas horas cada. Durante os primeiros encontros serão definidas metas e possibilidades de trabalho a partir da verificação do número de participantes e do nível técnico-musical dos mesmos. Os alunos serão incentivados a sugerir repertório e organizar pequenos grupos. Além de repertório para pequenas formações como duos, trios e quartetos, também realizaremos obras em que aconteça a execução conjunta de todos os participantes. Os encontros assumirão formatos diferentes, de modo que um dos encontros semanais será reservado para a leitura de repertório ao instrumento, seções de apreciação musical, leitura e reflexão de textos relacionados ao repertório, performance e interpretação musical, desenvolvimento de arranjos, elaboração de projetos e outras discussões pertinentes ao bom funcionamento do GRUVI. Enquanto isso, o outro encontro da semana apresentará o formato de ensaio, com foco na preparação de um programa/repertório central, estabelecido com a finalidade de apresentação pública do Grupo de Violões da UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

A proposta de estabelecer grupo de estudos regular, direcionado à performance musical ao violão, visa inspirar os alunos a um melhor aproveitamento do período de graduação no curso de música. Esperamos que eles experienciem a relação dos conteúdos curriculares com a atividade prática do músico profissional, isto é, do fazer musical. Tudo isso, em um ambiente de aprendizado coletivo, em que a colaboração e o exercício da responsabilidade preparam para a atuação profissional no mercado. Pretendemos, ainda, que o rendimento do grupo de estudos possa ser atestado pela produção de qualis artístico e científico através de registros fonográficos e audiovisuais, apresentações públicas, redação de trabalhos técnico-científicos e participações em eventos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aluisio Coelho Barros
CRISTIAN AMARAL JORGE
JOAO ALEXANDRE STRAUB GOMES6
JOÃO PAULO MORAES CORRÊA
LUCAS MAURISTON DA SILVA
LUCIANA ELISA LOZADA TENORIO6
MATEUS ROCHA CAMARGO
RAFAEL GARCIA BORGES

Página gerada em 26/04/2024 00:04:48 (consulta levou 0.136998s)