Nome do Projeto
Crenças e atitudes linguísticas em contextos multiculturais
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
19/08/2022 - 18/08/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes
Resumo
O mundo globalizado se caracteriza por intensos fluxos migratórios de cidadãos que buscam melhores condições de vida em relação àquelas que lhes são ofertadas em seus locais de nascimento. O novo contexto em que vivem aqueles que decidem migrar se, por um lado, oferece melhores condições materiais, por outro, apresenta aos indivíduos uma outra realidade simbólica, onde a língua e a aceitação por parte dos cidadãos locais podem representar importantes barreiras para sua integração. Este estudo, atento a essa problemática, visa a investigar atitudes linguísticas em relação a variedades linguísticas do português brasileiro em contextos multiculturais e de que modo representações culturais, crenças, e estereótipos produzidos contribuem para a formação de tais atitudes. Este projeto contemplará diferentes ações de pesquisa, cada qual focada em situações específicas de multiculturalidade, visando a responder perguntas relevantes para tais contextos. Espera-se que este estudo possa elucidar questões sobre atitudes, cultura e identidades em situações de multiculturalismo e plurilinguismo, contribuindo, assim, para a construção de políticas linguísticas voltadas ao bem estar da população.

Objetivo Geral

O presente projeto tem como objetivo geral investigar atitudes linguísticas de falantes do português brasileiro (nativos ou usuários de português como língua adicional), bem como compreender o papel de crenças, representações da cultura brasileira e estereótipos na formação de tais atitudes.

Justificativa

Muitas atitudes ou comportamentos discriminatórios voltados a variedades linguísticas e suas respectivas comunidade de falantes se originam a partir da difusão de representações culturais estereotipadas acerca dessas variedades e de seus falantes. Para compreender a origem dos preconceitos linguísticos, faz-se necessário, portanto, compreender como os falantes de variedades minoritárias são percebidos. Outro aspecto para a verificação das atitudes linguísticas reside em investigar as expectativas dos falantes a respeito de como julgam que os indivíduos deveriam se comportar linguisticamente e quais as suas concepções sobre o que seja uma boa variedade da língua. Também a importância que conferem ao domínio da variedade culta constitui um importante dado para a avaliação social dos falantes. A proposta de pesquisa que aqui se apresenta busca explorar algumas dessas questões. Muitos estudos acerca de crenças e atitudes linguísticas vêm sendo apresentados à comunidade científica nas últimas décadas. Tais trabalhos vêm enfatizado atitudes em contextos multiculturais, porém e a ênfase de tais estudos recai sobre as atitudes mais do que sobre os fatores que as originam, a saber, crenças, estereótipos e representações sobre a cultura. A investigação ora proposta visa enfatizar o papel de tais elementos no desenvolvimento das atitudes. No intuito de preencher tal lacuna, este projeto desenvolverá alguns estudos acerca desta temática.

Metodologia

Para responder as perguntas propostas neste estudo, serão levantados dados a partir de levantamentos e entrevistas junto a falantes do português brasileiro (como língua materna ou adicional), acerca de suas crenças, representações e atitudes sobre cultura e variedades linguísticas do português brasileiro. Os questionários serão produzidos pela pesquisadora e seus auxiliares de pesquisa com base na revisão de estudos acerca de estereótipos, estigma, cultura, norma culta, crenças e atitudes. Para isso, um amplo levantamento bibliográfico e uma vasta revisão da literatura serão levados a cabo.
O levantamento dos dados será realizado de forma quantitativa, por meio de escalas, e qualitativa, através da realização de entrevistas semi-dirigidas. Os dados quantitativos serão submetidos a análises estatística descritiva e inferencial e o material levantado em entrevista será analisado por meio de Análise de Conteúdo.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se que esta pesquisa possa colaborar para o entendimento dos mecanismos de discriminação que concorrem para a estigmatização linguística. Adicionalmente, através da investigação acerca do que representa a norma culta para falantes do português, e quais são suas expectativas em relação à língua, é possível que este estudo contribua para a construção de políticas linguísticas que pacifiquem a relação que o brasileiro estabelece com a própria língua. Historicamente, métodos de ensino de língua materna de caráter excludente e opressor têm levado o falante do português brasileiro a acreditar que ele não fala português corretamente, que a língua é difícil de dominar, e que a aula de português serve apenas para tornar tudo mais difícil. Tais crenças, bastante difundidas na sociedade brasileira fundamentam-se em outras, difundidas pela escola e outras instituições que exercem pressão para a manutenção de privilégios sociais. Por outro lado, devido a situações de migração, muitos estrangeiros estão adotando o português como língua adicional. Sabe-se que o domínio da língua local é fator protetivo importante contra o estresse e a ansiedade que podem acompanhar a situação de mobilidade geográfica. Compreender como estes imigrantes se relacionam afetivamente com a língua e a cultura de adoção consiste em um passo importante para o planejamento de estratégias de facilitação da aprendizagem do idioma. O mapeamento das crenças, representações e atitudes linguísticas em relação à língua portuguesa entre brasileiros e estrangeiros representa importante fator para a construção de uma nova concepção de língua mais inclusiva, a serviço do falante - e não o contrário. Este estudo vai ao encontro deste desejo de mudança.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCINE BRANDT CARDOSO
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI
LUCAS RÖPKE DA SILVA
RICARDO PEREIRA
TAIS BOPP DA SILVA12

Página gerada em 19/04/2024 22:13:05 (consulta levou 0.149829s)